TRABALHOS ACADÊMICOS

SUBMISSÃO DOS RESUMOS | ORIENTAÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO

É imprescindível que as normas, os pré-requisitos e as orientações a seguir sejam lidos com atenção para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.

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Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterá-lo ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o período de submissão de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento das submissões não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.

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trabalhos PREMIADOS:

APRESENTAÇÕES ORAIS

TÍTULO: RACISMO E PRECONCEITO VIVENCIADOS POR INDÍGENAS NAS ESCOLAS MÉDICAS: RODAS DE CONVERSA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira
AUTORES: Karla Caroline Teixeira, Eliana Goldfarb Cyrino, Willian Fernandes Luna
*Trabalho Premiado com isenção da taxa de submissão na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica)

TÍTULO: O ESTUDO DA MORTE E A CONSTRUÇÃO DE AUTOCUIDADO EM UMA PANDEMIA
EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo
AUTORES: Esdras Morais Sobreiro Lima, Angelica Lima Soares, Eduardo Batista s Neto

TÍTULO: AMBULATÓRIO DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR: OPORTUNIDADE DE PRÁTICA CLÍNICA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA VINCULADOS À UMA LIGA DE PEDIATRIA
EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo
AUTORES: Felipe Carpenedo, Maíra Yamaguchi, Ellen Judith de Castro Delefrati, Isabella Maria de Almeida Goulart, Rafael Corio Gabas, Marcos Antonio da Silva Cristovam

PÔSTERES COMENTADOS

EIXO I: Paulo Freire e a escola médica brasileira

TÍTULO: ANÁLISE DA PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE EM TRABALHOS APRESENTADOS EM 10 ANOS DE REUNIÕES DO COBEM
AUTORES: Isabela Fernandes Coelho Cunha, Nícolas Emanuel Oliveira Reis, Larissa Bouquard de Oliveira, Amanda Teixeira Silva, Larissa Amaral Rody, Maria Gabriela Parenti Bicalho

TÍTULO: À DERIVA – CAMINHOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM O COTIDIANO
AUTORES: Clarice Romero Nicolino, Gabriel Mendes de Souza Martins, Mariana Rodrigues Coutinho Clemente, Julia Mossi Coelho, Maria Clara Borges Costa, Ricardo Bragança Pinheiro Tammela

TÍTULO: CAPACITAÇÃO EM SAÚDE: ACOLHIMENTO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
AUTORES: Camila Alexandre Silva, Francisco de Paula Rocha Aguiar Neto, Everton Linhares Moura, Gabrielle Justiniana Fontes Rocha, Robinson Dias de Medeiros

TÍTULO: AUTONOMIA ESTUDANTIL VERSUS A DEFASAGEM CURRICULAR/METODOLÓGICA EM ANTIBIOTICOTERAPIA
AUTORES: Maria Isabel Bezerra Monteiro, Vinícius Almeida da Nóbrega, Matheus Gomes Paes Barreto, Joana Karollyne de Siqueira Mendes, Vanessa de Oliveira e Silva, Fláuber Faustino de Sousa

TÍTULO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA BUSCA DE EDUCAÇÃO EM PALIATIVISMO PEDIÁTRICO NA PARAÍBA
AUTORES: Annelise Bianca Reis de Almeida, Rafaela Mangueira Cunha, Vilene Câmara de Oliveira Sobrinha, Caroline Nascimento Fernandes, Fláuber Faustino de Sousa

EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

TÍTULO: UMA NOVA VISÃO DE MUNDO: PAPEL DOS CENARIOS PRATICOS NA HUMANIZAÇÃO DOS ACADEMICOS DE MEDICINA
AUTORES: Yuri de Moura Brandão, Gabriely Teixeira da Silva de Moraes, Marina Moreira Freire, Thais de Lima D`andrea, Andréa de Paiva Dóczy

TÍTULO: A APLICABILIDADE DA VIDA E OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI NA EDUCAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Luiza Otero Villela, Yohana Sotero Barbosa de Amorim, Ana Paul de Jesus Ferreira Fernandes, Ana Luisa Rocha Mallet

EIXO III: Releitura curricular em tempos de pandemia

TÍTULO: ENSINO NA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA PANDEMIA DE COVID-19
AUTORES: Henrique Ribeiro de Souza Barros, Suely Grosseman

TÍTULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA – ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM CURSOS DA SAÚDE
AUTORES: Marta Silva Menezes, Antonio Carlos Costa, Cláudio Porto Santos, Sandra Lucia Brasil Santos, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, José Roberto dos Santos Andrade

TÍTULO: HEALTH BUSINESS SUMMIT ONCAMPUS – TIRANDO DO PAPEL IDEIAS QUE SALVAM VIDAS
AUTORES: Leonardo Alves Fernandes, Ana Beatriz Villar Medeiros, Gabriel Victor Lima Leite Duarte, Lucas Nóbrega de Lima, Francisco Edilson Leite Pinto Junior, Anna Karoline Almeida Soares

TÍTULO: SIMULAÇÃO COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
AUTORES: Moema Nudilemon Chatkin, Larissa Perin, Danusa Ledur da Silva, Luisa Coelho Capua, Darlan Cleverson Farezin, Aline Duarte Lisboa

TÍTULO: OS DESAFIOS DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA INSERIDOS EM ATIVIDADE PRÁTICA REMOTA
AUTORES: Caio Fogaça Prates, Tatiana de Castro Speroto, Marina Moreira Freire, Laura Barros de Almeida Lopes, Andréa de Paiva Dóczy

EIXO IV: Avaliação no processo de ensinar e aprender

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA NO ENSINO DA PATOLOGIA E NA FORMAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, Daniel Lins de Souza Nogueira, Miguel Augusto Martins Pereira, Carlos Gabriel Brandao Fonseca, Amanda Amorim Mugayar, Paulo Henrique Tavares de Oliveira

TÍTULO: MÉTODOS AVALIATIVOS SOB A ÓTICA DOCENTE: RELATO DE UMA ESTRATÉGIA AVALIATIVA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
AUTORES: Paola de Lima, Laura Moretti Heidtmann, Denis Guilherme Guedert

TÍTULO: ACRÓSTICOS NO APRENDIZADO DA PSIQUIATRIA
AUTORES: Cecília Rezende de Almeida Oliveira, Vítor Cruz Rosa Pires de Souza, Mateus da Silveira Cespedes, José Carlos Rosa Pires de Souza

TÍTULO: O PAPEL DA TECNOLOGIA NO APRENDIZADO DA HISTOLOGIA TECIDUAL
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, D’angelo Carlo Magliano

TÍTULO: A VISÃO DO ALUNO ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA VIA REGIME ESPECIAL DE APRENDIZAGEM REMOTA DE APRENDIZAGEM EM PEQUENOS GRUPOS.
AUTORES: Hariel Bringel Fuentes, Khalina Assunção Bezerra Fontenele, Ana Gabrielle Izídio de Sousa Ribeiro

EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo

TÍTULO: EXCESSIVA SONOLÊNCIA DIURNA, BAIXA QUALIDADE DE SONO E DE VIDA: REFLEXOS DO COTIDIANO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2021
AUTORES: Karen Wellen da Silva Beltrame, Clara Thuany Pellis Mizusaki, Sérgio Henrique Kiemle Trindade, Ivy Kiemle Trindade Suedam, Maria Noel Marzano Rodrigues

TÍTULO: INFORMACORONA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA INFODEMIA
AUTORES: Leila Gabriele Nunes Silva, Gerlane Modesto da Silva, Celina Leite de Oliveira, Amanda Mayra de Sousa Carvalho ,José ícaro Silva, Gislayne da Silva Oliveira

TÍTULO: TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA – CONHECENDO PARA CUIDAR : RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA
AUTORES: Marcia Gomes Marinheiro Coelho, Marcos Bentes Luna de Carvalho

TÍTULO: COLETORES DE LIXO E SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE EXTENSÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
AUTORES: Karen Lamounier Silva, Fernanda Brandão Machado Carneiro, Bruna Reis Freire

TÍTULO: RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS COM RASTREAMENTO CONTÍNUO DA COVID-19:RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
AUTORES: Cristiano Martins Beserra, Rejane Grotto, Jacqueline Costa Teixeira Caramori, Franciele Lopes Nogueira Marchetti

PÔSTERES SIMPLES

EIXO I: Paulo Freire e a escola médica brasileira

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA ALÉM DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: SEGURANÇA FINANCEIRA E FUTURO PROFISSIONAL
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Gabrielly Araújo Vilela, Patrick Del Piero Pereira e Silva, Beatriz Figueiredo Lopes, Maria Eduarda Gurgel Medeiros, Vanessa de Oliveira e Silva

TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA A RESPEITO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORES: Ana Paula Amaral de Brito, Beatriz Muniz Gonçalves, Beatriz Bastos Cruz Cavalcante, Everton Amorim Barreto, Luiz Fernando Quintanilha, Katia de Miranda Avena

TÍTULO: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS DOCENTES ÀS E VIVÊNCIAS ENVOLVENDO DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ACADÊMICO.
AUTORES: Alicia Pereira Banja Fernandes, Hugo Vinicius Carvalho de Abreu e Lima, Jamilly Nazário Souza de Oliveira, Maria de Fátima Costa Caminha, Ana Rodrigues Falbo

TÍTULO: PLANEJAMENTO DO CURSO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS EM UMA REGIÃO DE SAÚDE: A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES DE MEDICINA
AUTORES: Giovanna Santana Queiroz, Dahiala Ribeiro Camacam, João Eduardo Pereira, Samantha de Jesus Andrade, Franciane Souza Guedes, Vitória Miranda Sacramento

TÍTULO: O MÉTODO DO TEATRO DO OPRIMIDO APLICADO NO CURSO DE MEDICINA EM UMA FACULDADE DA REGIÃO AMAZÔNICA
AUTORES: Karina Donizete Martins, Georgia Miranda Tomich, Ana Claudia Gonçalves

EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

TÍTULO: INCENTIVO AO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA CIENTÍFICA DE GRADUANDOS POR MULHERES CIENTISTAS
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Vinícius Almeida da Nóbrega, Maria Isabel Bezerra Monteiro, Isabel Maria Xavier de Melo, Maísa Almeida Silva

TÍTULO: ONDE ESTÁ O CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO MÉDICA DO SÉCULO XXI?
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Sara Regina Alves Medeiros, Lucas Brito Maracajá, Matheus Cardoso Alencar, Maísa Almeida Silva, Beatriz de Souza Alexandre de Oliveira

TÍTULO: ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Marcio Cesar Ribeiro Marvão, Giovanna Coutinho Jardim, Mayara Costa Monteiro, Greice de Lemos Cardoso Costa, Dione Ferreira Figueiredo

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA E INIQUIDADES NA ATENÇÃO À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA INTERNACIONAL
AUTORES: Ana María Rico

TÍTULO: CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL NO INTERIOR POTIGUAR: PROTAGONISMO DISCENTE, CIÊNCIA E PANDEMIA
AUTORES: Breno Vinícius Dias de Souza, Thaliny Batista Sarmento de Oliveira, Diego Henrique Brilhante de Medeiros, Ana Olívia Dantas, Marianna Gil de Farias Morais Laura, Alícia Morais Lima Oliveira

EIXO III: Releitura curricular em tempos de pandemia

TÍTULO: TELECONSULTA COMO ATIVIDADE PRÁTICA NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Ana Clara Pinesso Ribeiro Adriano Morita Fernandes da Silva Natalia Matos Kicomoto Tatiana Mayumi Veiga Iriyoda

TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA ANAMNESE: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA NA MODALIDADE REMOTA
AUTORES: Ingrid dos Santos Ferreira, Sabrina Nesi, Roberto Pires Porto, Beatriz Herbst Sanday, Sandro Alex Evaldt, Shana Hastenpflug Wottrich

TÍTULO: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NO PRIMEIRO PERÍODO
AUTORES: Isadora Ferreira Kozlowski, Andressa Salles Engelmann, Fernanda Brenneisen Mayer, Alice Cioni de Toledo Barros, Isabela Saori Aguiar Tesluk, Rogério de Fraga

TÍTULO: LIGADOS NA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO CENÁRIO DIGITAL
AUTORES: Bruna Silva Leite, Kátia Regina Xavier da Silva, Thaís Porto Amadeu, Leticia Lima de Souza, Nívea Caroline de Mello Frutuoso, Rayssa de Fontes Alves

TÍTULO: MUDANÇA CURRICULAR NO ENSINO MÉDICO: PERCEPÇÃO E EFEITOS DA INTRODUÇÃO DAS ARTES E DA MEDITAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO CURSO
AUTORES: Ieda Maria Barbosa Aleluia, Daniela Fagundes dos Santos Moreira, Diego Sampaio Duque Vitório

EIXO IV: Avaliação no processo de ensinar e aprender

TÍTULO: CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA NA EMERGÊNCIA PARA INTEGRANTES DA ÁREA DA SAÚDE
AUTORES: Lucas Machado Duarte, Gabriela Nicoletti Schwambach Souza, Rafael Veloso Starling Schwanz, Isabella Barboza Mendonça, Gabriel de Souza Cabideli

TÍTULO: O IMPACTO DO TUTORIAL REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS ON-LINES, DURANTE O PROCESSO ENSINO APRENDIZADO.
AUTORES: Karl Frederico Salum Nehls, Tânia Gisela Biberg Salum

TÍTULO: ATENDIMENTOS SIMULADOS COMO PARTE DO PROCESSO SELETIVO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Maria Beatriz Chagas Cavalcante, Fernanda Menezes Sampaio Ribeiro, Ana Carolina Pachêco de Menezes Rios Danniele Almeida Neri, Maristela Rodrigues Sestelo, Isadora Queiroz dos Santos

TÍTULO: AÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ACADÊMICO EMERGENCIAL NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
AUTORES: Thaís Porto Amadeu, Alexandra Monteiro, Mario Fritsch Toros Neves

TÍTULO: LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM AS SOCIEDADES MÉDICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, Luciana Pantaleao, Vinicius César Jardim Pereira, Marcella Fischer Nunes ,Miguel Augusto Martins Pereira, Camilla Ferreira Braga

EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo

TÍTULO: TRANSIÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO MÉDICO: EXPECTATIVAS E REALIDADES DOS ESTUDANTES NO PRIMEIRO PERÍODO EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19
AUTORES: Ana Laura Schumacher, Fernanda Brenneisen Mayer, Isadora Ferreira Kozlowski, Alice Cioni de Toledo Barros, Isabela Saori Aguiar Tesluk, Bianca Evangelista dos Santos

TÍTULO: MÍDIAS SOCIAIS NA PROMOÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS: PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
AUTORES: Breno Vinícius Dias de Souza, Jailton Ruan Carneiro de Morais, Sammuel Victor Bertuleza Felix, Tulia Fernanda Meira Garcia, Emídio Antonio de Araújo Néto

TÍTULO: ACOLHIMENTO VIRTUAL DE VESTIBULANDOS EM UMA ESCOLA MÉDICA NO INTERIOR DO PARANÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia, Fernanda Forli Marangoni, Juliana Barrueco Costa, Vinicius Gonçalves Olioze, Felipe Marques Scheffer, Lauren Gotze Correa Lopes

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE ESTRESSE ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA.
AUTORES: Gabriela de Souza Lima, Priscila Xavier de Araujo, Ellen ágatta Marinho Silva, Eduarda Batista Logrado

TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA: OFICINA SOBRE VACINAÇÃO PARA ALUNOS DE ESCOLA SOCIAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Geovana Vizentainer, Profª Drª Cyntia, Eduardo Copi Kimura, Giulia Schaidt, Isadora de Félix Pereira Bibas, Filipe Melzer Theodorovicz

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

  1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito a submissão e avaliação de resumos e apresentação e avaliação de trabalhos científicos aprovados para o 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que ocorrerá de 18 a 22 de setembro de 2021 no formato on-line.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção acadêmica.

1.3. O 59º COBEM tem como tema central “Educação Médica transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro” e seguirá os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo I – Paulo Freire e a escola médica brasileira
• Eixo II – Formação social, política e cidadã na medicina brasileira
• Eixo III – Releitura curricular em tempos de pandemia
• Eixo IV – Avaliação no processo de ensinar e aprender
• Eixo V – Cuidado como ato pedagógico e coletivo

Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em Eixos/Temário.

  1. DO CRONOGRAMA

Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 19/05/2021: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 16/07/2021: Fim do prazo de submissão dos resumos.
• 23/08/2021: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 03/09/2021: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação.
• 10/09/2021: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.
• 18 a 22/09/2021: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

  1. DOS RESUMOS

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor.

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os eixos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

  1. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista (Clique Aqui) até a data limite de 16/07/2021.

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 59º COBEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 16/07/2021 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 59º COBEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 23/08/2021.

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, PÔSTER COMENTADO ou PÔSTER.

4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como Pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.

4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.

4.13. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.

  1. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos aprovados como Pôster ficarão expostos na plataforma virtual do 59º COBEM durante todo o evento. Não haverá apresentação oral em sala para os trabalhos na modalidade Pôster.

5.2. Os trabalhos aprovados nas modalidades Pôster Comentado e Apresentação Oral ficarão expostos na plataforma virtual durante todo o evento e serão apresentados no 59º COBEM em local, dia e horário a serem definidos pela Comissão Organizadora.

5.3. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 03/09/2021.

5.4. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 59º COBEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

PÔSTERES SIMPLES E COMETADO:
Os pôsteres devem ter 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. O formato de salvamento do arquivo final (Pôster) deverá obrigatoriamente ser .jpge
Clique aqui para realizar o download do arquivo .zip contendo os templates para Relato de Experiência e Trabalho científico no formato pôster.
As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados.

APRESENTAÇÕES ORAIS:
Confira o tutorial de como fazer a criação de conta e upload do vídeo no Vimeo: https://vimeo.com/454806834
Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração; A gravação deverá ser feita na horizontal e em Full HD (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura). A estrutura do vídeo é livre em termos de local, apresentação e uso de outros recursos, como slides.
Antes de enviar o material, revise a produção para adequar, se necessário, som, imagem, iluminação e tempo total. Confira aqui 7 dicas para gravar seu vídeo em casa: https://vimeo.com/454927674
É obrigatório, dentro da plataforma Vimeo, deixar o vídeo como “público”.

5.5. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

5.6. O material final (pôster ou apresentação oral) deverá ser estruturado seguindo as regras descritas acima e as orientações dos tutoriais. O envio do arquivo do pôster (arquivo .jpg) ou do link do vídeo da plataforma Vimeo deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia 03/09/2021.

5.7. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.

5.8. O tempo máximo para Apresentação Oral e Pôster Comentado será de 5 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

5.9. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
Relevância científica do trabalho para a educação médica;
Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
Clareza e articulação dos itens do trabalho.

5.10. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.

5.11. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação. Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância científica do trabalho para a educação médica, clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição; resposta adequada à arguição da comissão julgadora e clareza e articulação dos itens do trabalho.

  1. DAS PREMIAÇÕES

6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster, Pôster Comentado e Apresentação Oral.
Nas modalidades Pôster e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

  1. DOS CERTIFICADOS

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema um mês após o evento.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.