PROGRAMAÇÃO

O 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica contará com mais uma grande inovação na sua programação!

O Estúdio Paulo Freire irá possibilitar atividades mais interativas e participativas entre os palestrantes e o público do congresso. Contaremos com parte da programação ao vivo em estúdio com participação síncrona de debatedores por todo o Brasil.

Confira uma prévia do que lhe espera no 59º COBEM, não deixe de se inscrever!
 

EIXO I – Paulo Freire e a escola médica brasileira

– A Pedagogia do Oprimido: implicações dos fundamentos sócio-políticos de Paulo Freire na formação médica
– Desenvolvimento de docentes e de preceptores a partir da reflexão-crítica freireana
– Encontros, desencontros e possibilidades das teorias pedagógicas no campo da educação médica
– Extensão, educação e comunicação popular em saúde
– 100 anos de ensino libertador: reflexos na medicina da era Covid-19

EIXO II – Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

– Uma perspectiva histórica da educação médica: como chegamos aqui?
– Ética em educação: aproximações e desafios com a ética médica e de saúde no SUS
– A defesa da ciência, dos direitos e da cidadania: “mais vacina, menos cloroquina” no ensino médico
– Cidadania e política no ambiente acadêmico e no currículo: existe espaço para isso?
– Entre a apatia e a sobrecarga: os estudantes e professores estão se envolvendo com a universidade?
– A residência como padrão-ouro: quais os projetos para a formação de especialistas no Brasil?

EIXO III – Releitura curricular em tempos de pandemia

– Curricularização da extensão universitária
– Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na formação do médico
– Telemedicina, telessaúde e teleassistência na matriz curricular de medicina
– O que é um currículo médico para o século 21? A pandemia nos deixou mais perto dele?
– Dimensionando o ensino híbrido na educação médica: quais os legados da pandemia de Covid-19?
– Para onde vai o ensino médico público? Os cortes orçamentários em educação e pesquisa
– Simulação clínica e seu papel na formação do médico
– Das matrizes de competência à formação nos cenários de prática: como andam as residências?

EIXO IV – Avaliação no processo de ensinar e aprender

– Avaliação em tempos de pandemia
– Avaliação institucional, exames de licenciamento e acreditação
– O Teste do Progresso e a necessidade de uma avaliação contínua
– O olhar do egresso para o curso: construindo novos processos avaliativos
– Fortalecendo horizontes qualitativos nos processos de avaliação
– Avaliação de docentes e preceptores

EIXO V – Cuidado como ato pedagógico e coletivo

– Saúde mental e pandemia: como estamos nos cuidando?
– Como a centralidade do cuidado vai além da medicina biocentrada?
– Espiritualidade, religião e cuidado
– Pandemia e isolamento: ensinar cuidado a distância é possível?
– Violência institucional e currículo oculto
– Racismo estrutural, preconceitos e educação médica
– Com a palavra o paciente: o que pensa quem nós cuidamos?