ATIVIDADES CULTURAIS

LISTA DE PRODUTOS CULTURAIS APROVADOS

Confira a lista de produtos culturais aprovados no edital da programação cultural do 59º Cobem

VISUALIZAR LISTA (clique aqui)

EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES CULTURAIS
59º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA

EDUCAÇÃO MÉDICA TRANSFORMADORA: REVISITANDO O PASSADO,
VIVENDO O PRESENTE E ESPERANÇANDO O FUTURO.

1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de atividades culturais para o 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 18/09/2021 a 22/09/2021, no formato virtual.

1.2. A realização de atividades culturais no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com os congressistas suas experiências locais, suas habilidades individuais e construções coletivas no campo da arte e cultura que tenham relação com a temática do congresso.

 

2. DAS ATIVIDADES CULTURAIS

2.1. As atividades estarão inseridas na programação do congresso, em diversos formatos, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2021.

2.2. A proposta de atividade deverá estar relacionada com a temática do congresso e seus eixos de programação.

2.3. As atividades deverão ter formato que atenda ao estabelecido no item 3.4.

2.4. As atividades deverão incentivar a participação e protagonismo dos interessados, dando ênfase a propostas criativas, inovadoras, individuais ou coletivas, reflexivas e que reforcem a importância da arte e cultura na educação médica.

2.5. As propostas deverão ser submetidas on-line, como indicado neste edital, até a data limite de 27/08/2021

2.6. Em hipótese alguma serão aceitas atividades enviadas por qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido neste edital.

2.7. Pelo menos um dos autores da proposta de atividade cultural deve ser associado adimplente da ABEM ou estar inscrito no 59º COBEM.

2.8. Eixos e temáticas norteadores para a submissão de atividades culturais podem ser encontrados no site: https://cobem.com.br/2021/o-cobem/eixos-temario/

2.9. As atividades culturais propostas devem usar apenas materiais que sejam de domínio público ou sobre o qual tenham direito autoral (imagem, música, voz, vídeo).

 

3. DOS FORMATOS DAS ATIVIDADES CULTURAIS

3.1. As atividades deverão atender aos formatos estabelecidos neste edital.

3.2. Não serão aceitas atividades que não cumpram com as regras estabelecidas previamente.

3.3. Os formatos das atividades poderão seguir o padrão: Gota de Cultura, Encontro como Alimento, Práticas Integrativas, Biblioteca Comunitária e Registros Fotográficos.

3.4. A definição dos padrões para cada modalidade deve seguir os critérios abaixo:

  • GOTAS DE CULTURA:

DEFINIÇÃO:
Consiste na filmagem e edição de um produto cultural cujo conteúdo seja explorado através do exercício criativo, por via de alguma linguagem artística que se relacione ao tema do congresso. Esses produtos (gotas de cultura), serão veiculados em cada uma das mesas de trabalho, atividades “como eu faço” e conferências previstas na programação do congresso. Lembre-se que as linguagens como a performance, stop motion, tik-tok, música, dança, canto, poesia e cinema devem gerar produtos de natureza audiovisual, neste caso, as gotas de cultura. Cada participante pode enviar quantas gotas de cultura desejar.

NATUREZA:
Audiovisual = vídeo

TEMPO:
2-4 minutos

REQUISITOS:
O produto deve ser preparado, preferencialmente, de forma coletiva e deve ser enviado totalmente editado. A gravação deverá ser feita na horizontal, em Full HD (1920×1080 pixels). A estrutura do vídeo é livre.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
Deve ser feito o upload do vídeo no site Vimeo. O envio do link do vídeo salvo no Vimeo deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/qDZfYQVpQGip7LiaA

  • FOTOGRAFIA:

DEFINIÇÃO:
Consiste na produção e envio de registros fotográficos de autoria dos participantes inscritos no 59º COBEM, tendo como foco da produção as referências Freireanas relacionadas a Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Esperança e Pedagogia do Oprimido e que dialoguem com os desafios da Educação Médica a partir da pandemia da COVID19.

NATUREZA:
Imagem

TEMPO:
Não se aplica

REQUISITOS:
Fotografias em preto e branco ou coloridas inéditas, originais e criativas. Serão aceitas 1 fotografia por participante em cada uma das categorias acima.  O formato deve ser JPG com no máximo 1 (um) megabyte de tamanho. Ao enviar o seu produto, nomeie-o “FOTO – 59 COBEM – NOME DO AUTOR”

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
O envio do material para a comissão cultural deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/UmyCTSuSQ2Ydwn2t8

  • PRÁTICAS INTEGRATIVAS

DEFINIÇÃO:
Inspirados na Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, esta modalidade de apresentação irá compor o espaço de autocuidado e cultivo de saberes chamado Tenda Paulo Freire. Os produtos submetidos devem instruir e incentivar os participantes do espaço a realizarem a prática na sua casa. Também serão aceitos instrutivos e vídeos educativos que incentivem práticas integrativas no cotidiano.

NATUREZA:
Audiovisual – vídeo

TEMPO:
10-15 min

REQUISITOS:
O produto audiovisual deve ser enviado totalmente editado. A gravação deverá ser feita na horizontal, em Full HD (1920×1080 pixels). A estrutura do vídeo é livre.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
Deve ser feito o upload do vídeo no site Vimeo. O envio do link do vídeo salvo no Vimeo deve ser feito através do seguinte formulário:  https://forms.gle/NHMVx4ZjcJGaL4Kn7

  • BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

DEFINIÇÃO:
A biblioteca comunitária é um projeto que visa a criação de um acervo de indicações de obras literárias, reunidas a partir da relação que seus leitores mantiveram com elas. A biblioteca estará disponível na Tenda Paulo Freire para visitação no 59º COBEM. Os interessados devem enviar sugestões de leitura e um pequeno parágrafo que conte um pouco a sua relação com o livro indicado e a razão de sua escolha. Serão aceitas obras literárias, consagradas ou não. O espaço não está destinado à indicação de livros técnico-científicos.

NATUREZA: 
Imagem & Texto

TEMPO:
Não se aplica

REQUISITOS:
Imagem em JPG (máximo 1Mb) da capa do livro que deseja sugerir e arquivo de Word com texto de no máximo 200 (duzentas) palavras. Serão aceitas até 5 indicações por pessoa. Ao enviar o seu produto, nomeie-o “LIVRO – 59 COBEM – NOME DO AUTOR”. Não é necessário enviar o pdf do livro.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
O envio do material para a comissão cultural deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/K5wHmcv6K7r3TRHSA

  • ENCONTRO COMO ALIMENTO

DEFINIÇÃO:
Consiste na filmagem e edição de um produto audiovisual em que o ato de preparar os pratos relacionados a Paulo Freire possam ser motivo de partilha, alegria e troca de afetos. A confecção do prato deve vir acompanhada por alguma narrativa sobre a origem da comida ou receita, aspectos da cultura onde ela se insere e referências à obra e/ou pessoa Paulo Freire.  Devem ser preparadas, preferencialmente, por um docente e um discente, por uma dupla ou grupo de colegas.

NATUREZA:
Audiovisual

TEMPO:
20-30 minutos

REQUISITOS:
O produto deve ser preparado, preferencialmente, de forma coletiva  deve ser enviado totalmente editado. A gravação deverá ser feita na horizontal, em FullHD (1920x1080pixels). A estrutura do vídeo é livre.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
Deve ser feito o upload do vídeo no site Vimeo. O envio do material do Vimeo para a comissão cultural deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/7zy3FkiDiVuZ3eyB6

3.5. As atividades podem incluir a ficha técnica, com o nome dos envolvidos e com os créditos dos autores das obras. Inclua, caso deseje, o registro do nome de sua instituição de ensino superior.

 

4. DO ENVIO DAS ATIVIDADES

4.1. As atividades devem obedecer as ORIENTAÇÕES DE ENVIO do Item 3.4.

4.2. O envio do material deverá ser feito através do formulário específico disponível no Item 3.4 em cada uma das modalidades até o dia 27 de agosto de 2021. 

4.3. Ao enviar o material o proponente concorda em ceder seu uso de imagem e voz para uso público na agenda cultural do COBEM e nas mídias da ABEM.

4.4 Quaisquer dificuldades no uso do Vimeo podem ser sanadas através do seguinte vídeo instrucional:https://vimeo.com/user119978673/download/454806834/0b1c7d1ac4

 

5. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

5.1. Não serão aceitas as atividades que estiverem fora dos padrões de formato proposto ou não seguirem as regras aqui apresentadas.

5.2. Todas as atividades enviadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Cultural do 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica.

5.3. A Comissão Cultural do 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica não irá desclassificar qualquer atividade cultural, a menos que as mesmas tenham conteúdo com violência, opressões de maneira geral ou conteúdo antiético.

5.4. Serão oferecidos certificados aos autores das atividades culturais exibidas no congresso.

5.5. Em cada categoria serão selecionadas até 2 (duas) atividades que se destacarem em virtude de sua qualidade técnica e estética, originalidade e criatividade e receberão uma menção a esse respeito. 

5.6. As atividades culturais aprovadas serão divulgadas pela página do COBEM até o dia 03/09/2021.

 

6. DO CRONOGRAMA

INÍCIO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 28/07/21
FIM DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 27/08/21
DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES APROVADAS: 03/09/21

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A Comissão Cultural reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das atividades no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

7.2. Os autores das atividades reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como a autoria dos produtos são verdadeiras, próprias e originais.

7.3. A Comissão Cultural é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos a este edital.

7.4. A inclusão de qualquer atividade, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

7.5. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Cultural. 

Brasília, 28 de julho de 2021
59º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Comissão Cultural