SOBRE O EVENTO

SOBRE O 59º COBEM

Comunidade da educação médica brasileira, anunciamos nosso Cobem 2021!

Esta edição do congresso, além da relevância de sempre, abrirá um ano de celebração para a Abem: neste 59º Cobem iniciam-se as comemorações dos 60 anos da nossa Associação. Começar este ciclo de alegrias ainda no contexto da pandemia de Covid-19 nos traz desafios, expectativas e frustrações, pois encerramos 2020 com o firme propósito de realizar o Cobem 2021 presencialmente em Foz do Iguaçu. Mas a Abem, em suas seis décadas, superou muitos desafios, soube sempre se atualizar e se adequar a cada momento histórico e não será diferente neste segundo ano de pandemia. Assim, realizaremos mais uma versão on-line de nosso Congresso, com o tema Educação Médica Transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro!

Temos inspiração para superar os desafios e inovar mais uma vez! Ainda que no mesmo formato on-line, certamente teremos um Cobem surpreendente e encantador como o de 2020! Nos inspiramos nos ensinamentos de Paulo Freire neste ano em que comemoramos seu centenário de nascimento, e nele encontramos um de nossos esteios e estímulos. Vamos avançar em eixos de debates relacionados com a releitura curricular em tempos de isolamento social, a formação política/cidadã do médico no Brasil, com ênfase na autonomia e no cuidado, e a avaliação em tempos de ensino híbrido!

Como tem sido em nossos Congressos Brasileiros de Educação Médica, a ABEM estará empenhada nesta organização e convoca a todas e todos para construirmos um momento fértil de discussão, compartilhamento de experiências e busca de melhores encaminhamentos, com vistas ao aprimoramento da formação de médicos para o exercício de uma profissão cada vez mais humana e socialmente referenciada, ética, reflexiva e embasada em evidências.


Bem-vindos ao 59º Cobem!