TRABALHOS ACADÊMICOS

TRABALHOS PREMIADOS

APRESENTAÇÕES ORAIS

TÍTULO: CAMINHOS DE INOVAÇÃO NO INTERNATO MÉDICO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA ENTRE DIFERENTES ATORES.
EIXO V: Inovação educacional e uso de tecnologias
AUTORES: Michele Lacerda Pereira Ferrer, Giselle Burlamaqui Klautau, Rosane Lowenthal, Andrea Tenorio Correia da Silva, Maria José Carvalho Sant Anna
*Trabalho Premiado com isenção da taxa de submissão na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica)

TÍTULO: EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA E COM OS PROFISSIONAIS DE ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
EIXO III: Escola médica em movimento: da interiorização da formação à internacionalização
AUTORES: Simone Regina Souza da Silva Conde, Samia Demachki, Williams Fernandes Barra, Marilia s Araujo, Odenilce Vieira Pereira, Sylvia Helena Souza da Silva Batista

TÍTULO: MANUAL DE SEMIOLOGIA MÉDICA DO ABDOME ADAPTADO PARA PROFISSIONAIS CADEIRANTES ELABORADO POR ALUNOS DE MEDICINA: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO INCLUSIVA
EIXO V: Inovação educacional e uso de tecnologias
AUTORES: Alejandra de la Caridad Hernández Herbello, Lucas Pinto Teixeira, Isabella Linhares de Araújo Silva, Ricardo Edberto Bascur Villagra, Jacson Andrei Peruzzo, Flávia Julyana Pina Trench


 

PÔSTERES COMENTADOS

EIXO I:
Responsabilidade social da escola médica

TÍTULO: PRECEPTORIA DO INTERNATO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
AUTORES: Anna Caroline Wayand Martins, Amanda Vieira Dos Santos, Julia Barban Morelli Rosas, Maria Gabriela Terra, Rafael Aragão Ribeiro

TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SALVADOR, BAHIA. 2015-2019.
AUTORES: Catherine Coimbra Barata, Maria Thais de Andrade Calasans, Sara dos Santos Rocha

TÍTULO: QUANDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE VIOLENTAM AS PESSOAS SOB SEUS CUIDADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
AUTORES: Nathan Mendes Souza, Denise Cristiane Costa, Michele Gomes Ank, Livia Amurim de Souza

TÍTULO: A RESIDÊNCIA MÉDICA NO BRASIL A PARTIR DAS NORMAS APLICÁVEIS: A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA E AS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
AUTORES: Pedro Henrique Arazine Godoy de Carvalho Costandrade, Wagner Vilas Boas de Souza, Sergio Henrique da Silva Santos, Maria Cristina Manno, Roselle Bugarin Steenhouwer, Dayse Stefane Mesquita de Oliveira

TÍTULO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CENÁRIO DAS DOENÇAS RARAS: ORGANIZAÇÃO DE UM CONGRESSO BRASILEIRO ONLINE PARA ACADÊMICOS E SOCIEDADE GERAL
AUTORES: Roberto Nogueira Santana, Melissa Suhett Franco, Leticia Silva dos Santos, Camila Marcon Santos, Nathany Martello Eich, Sandra Obikawa Kyosen

EIXO II:
Direitos humanos, humanidades e diversidades

TÍTULO: PARTICULARIDADES SEMIOLÓGICAS DO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO INDÍGENA EM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO
AUTORES: Marcela Alles, jackson menezes de araujo, Eduarda Vendrame, Thiago Emanuel Rodrigues Novaes, Daniela Teixeira Borges, Leandro Tuzzin

TÍTULO: MEDICINA, IDENTIDADE RACIAL E SAÚDE: COMO O RACISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS IMPACTAM NA AUTO PERCEPÇÃO DE SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA NEGRO?
AUTORES: Mariana de Souza Novaes, Larissa Sousa Cardoso Alexandre,Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani

TÍTULO: A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NA COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS: UMA NARRATIVA DE APRENDIZADO
AUTORES: Milena Vieira Dias dos Santos, Gustavo Antonio Raimondi

TÍTULO: SIGNIFICADOS E PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E PARTO HUMANIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE
AUTORES: Nycole Holanda Tomaz, Vitoria Cristina Almeida Flexa Ribeiro, Aline Veras Morais Brilhante, Lourrany Borges Costa, Luciana Azor Dib, Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura

TÍTULO: A RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA NA FORMAÇÃO MÉDICA: PERCEPÇÕES DE INTERNOS SOBRE A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO EM SAÚDE
AUTORES: Silvia Mello dos Santos

EIXO III:
Escola médica em movimento: da interiorização da formação à internacionalização

TÍTULO: CONQUISTAS, DESAFIOS E FRAGILIDADES DE UM CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE
AUTORES: Anderson Vinicius Kugler Fadel, Márcio José de Almeida, Izabel Cristina Meister Martins Coelho, Luis Fernando Boff Zarpelon

TÍTULO: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MÉDICA
AUTORES: Gabrielle Leite Silveira, Paula Cristina Eiras Poço, Ahmed Haydar, Milton de Arruda Martins, Patrícia Zen Tempski

TÍTULO: ABERTURA DE NOVAS ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL: IMPACTOS ATUAIS E FUTUROS
AUTORES: Julia Bertoni Adames, Júlia da Silva de Quadros, Laura Metzdorf Hessel, Vinícius de Souza

EIXO IV:
Diagnóstico, prevenção e enfrentamento do sofrimento na educação médica

TÍTULO: IMPACTO DO PERÍODO AVALIATIVO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UM ESTUDO PRELIMINAR
AUTORES: Isabela Silva Santiago, Safira de Castro e Castro, Ana Paula Amaral de Brito, Katia de Miranda Avena, Luiz Fernando Quintanilha

TÍTULO: SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA E CAMINHOS PARA MELHORAR A AMBIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
AUTORES: João Mateus Roque Mantovani, Almir Aparecido Penaroti Junior, Micaela de Lima, Anai Adario Hungaro, Franciele Aline Machado de Brito

TÍTULO: DEPRESSÃO E ANSIEDADE ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO NORTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
AUTORES: Mainã Cristina Santos dos Santos, Patrícia Regina Bastos Neder, Giovana Silva Correa Reis, Andrea Marcela dos Santos Lopes, Lucas Matheus da Silva Castro

TÍTULO: ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
AUTORES: Natállia Boff de Oliveira, Marina Puerari Pieta, Luana Dias Claudino, Luisa Plácido Janssen, Vinícius de Souza

TÍTULO: APRENDENDO A RECONHECER AS EMOÇÕES PARA CAMINHAR O BOM CAMINHO: APRENDIZADOS DURANTE A INCERTEZA CRIADA PELA PANDEMIA DE COVID-19
AUTORES: Sandra Obikawa Kyosen, Andre Luiz de Sousa

EIXO V:
Inovação educacional e uso de tecnologias

TÍTULO: USO DE TECNOLOGIAS MUSICAIS PARA ENSINO DOS SONS ENCONTRADOS DURANTE A AUSCULTA CARDÍACA PELOS ALUNOS DA ESCOLA DE MEDICINA DA REGIÃO DO XINGU.
AUTORES: Caio Vinicius Soares da Silva, Gabriele Lima de Lucena, Leandro do Nascimento Oliveira, Pedro Henrique Gomes Vieira, Bruno Ricardo Leite Barboza

TÍTULO: FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES EM PEQUENOS GRUPOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Debora Sitnik, Fabia Lima Vilarino, Fernanda Patti Nakamoto, Cauê Freitas Monaco, Ana Lúcia Dos Anjos Duarte, Renata Dutra de Moricz

TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O APRENDIZADO BASEADO EM PROJETO COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA
AUTORES: Luís Henrique Montrezor, Camila Linhares Taxini Passos

TÍTULO: APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO PARA ENSINO HÍBRIDO EM AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE
AUTORES: Marta Silva Menezes, Ieda Maria Barbosa Aleluia, Lígia Marques Vilas Bôas

TÍTULO: ESTRATÉGIA DE ATRIBUIÇÃO DE NOTAS PARA AVALIÇÕES TIPO OSCE UTILIZANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM E EQUALIZAÇÃO ENTRE AVALIADORES.
AUTORES: Matheus Fachini Vane, Isabela Bueno Rosseti, Lucas Fachini Vane, Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Horus Antony Brasil, Luiz Antonio Vane


 

PÔSTERES SIMPLES

EIXO I:
Responsabilidade social da escola médica

TÍTULO: REFORMA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE MEDICINA NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE
AUTORES: Laura Kokeny de Oliveira, Igor Mendes D’Agrella, Santhiago Calvelo Graça, Paulo Henrique D’ângelo Seixas, Maria José Carvalho Sant Anna, Ana Paula Tiemi Taniguti

TÍTULO: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE MEDICINA: PROPOSTA DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
AUTORES: Ludmila Mourão Xavier Gomes, Anália Rosário Lopes, Thiago Luis de Andrade Barbosa

TÍTULO: FAZENDO A DIFERENÇA NA VIDA DAS MULHERES GAÚCHAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
AUTORES: Marina Puerari Pieta, Paula Bayer Ruggiro, Paulo Cezar Muxfeldt Ferreira, Gabrielly Pereira Argimon, Scarlet Laís Orihuela, Vinícius de Souza

TÍTULO: PROJETO DE EXTENSÃO “ALÉM DO QUE OS OLHOS PODEM VER” ESCOLA MÉDICA NA BUSCA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
AUTORES: Arieli Carini Michels, Jean Gilberto Caetano, Tatiane Muniz Barbosa, Paola de Lima, Laura Moretti Heidtmann

TÍTULO: FELIZIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM FOCO NA SAÚDE DA PESSOA IDOSA POR MEIO DA RÁDIO LOCAL
AUTORES: Victor Felipe de Oliveira, Raíza Mengue Freitas, Heitor Marge de Aquino Guedes, Débora Nunes Mario, Elitiele Ortiz dos Santos, Eduardo Rodrigues Gonçalves

EIXO II:
Direitos humanos, humanidades e diversidades

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA EM OCUPAÇÕES URBANAS E EM AÇÕES COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
AUTORES: Eduardha Santos Temponi Barroso, Cleison Sanches Silva, João Lucas Wasconcelos Carabetti Marchesani, Nathan Mendes Souza

TÍTULO: EVOLUÇÃO DOS ESCORES DE EMPATIA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO COM CURRÍCULO HUMANISTA
AUTORES: Jessica Rodrigues Borges Leao, gabriela pina, Priscila Mariana Castro, Fernando Antonio de Almeida

TÍTULO: PROJETO DE EXTENSÃO PAUTADO NA MUDANÇA DOS HÁBITOS DE VIDA E INTEGRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
AUTORES: Marcos Thiago Faé, Josieli Dela Justina, Laura Moretti Heidtmann

TÍTULO: “GRITOS NO SILÊNCIO”, UMA ESTRATÉGIA PARA CAPACITAR ESTUDANTES DE MEDICINA EM LIBRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Gabriella de Oliveira Fornazieri, Cristina Guilherme de Almeida, Marie Klais Maciel, Mariana Ortina, Adriana Glinski Vouk

TÍTULO: PRÁTICA DE ATENDIMENTO SIMULADO À VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
AUTORES: Lara Pontes Cunha, Letícia Bastos Lima, Sammya Bezerra Maia e Holanda Moura, Adriana Pinheiro Bezerra Pires, Francisco Wandemberg Rodrigues dos Santos, Danielle Pessoa Lima

EIXO III:
Escola médica em movimento: da interiorização da formação à internacionalização

TÍTULO: AMPLIAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA E AS DEMANDAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
AUTORES: Olivia Andrea Alencar Costa Bessa, Silvia de Melo Cunha, Alciléa Leite de Carvalho

TÍTULO: PARTICULARIDADES DA VISITA DOMICILIAR EM TERRITÓRIO DE POPULAÇÃO INDÍGENA
AUTORES: Giovana Bonessoni Felizari, Joel Silva da Rosa, Rilary Silva Sousa, Thalyta Cavalcante Ferreira, Leandro Tuzzin, Daniela Teixeira Borges

TÍTULO: ENSINO DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CLUBE DA REVISTA, SESSÃO DE CASOS CLÍNICOS E AULA EXPOSITIVA
AUTORES: Ferdinand Gilbert s. da s. Maia, Luis Augusto Oliveira Santos, Ana Karenina Carvalho de Souza, Carolina Mendes Pereira, Maria Paula Ribeiro Dantas Bezerra, Rosiane Viana Zuza Diniz

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA NA FRONTEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE REGIONALIZAÇÃO
AUTORES: Thaís de Sá Brito, Heber Amilcar Martins, Ana Maria Silveira Machado de Moraes

TÍTULO: RESIDÊNCIA REGIONALIZADA: COOPERAÇÃO E RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA AVANÇOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
AUTORES: Thuany Rodrigues Dias, Miriam de Andrade Brandão, Miguel Aguila Toledo, Milena Nunes Alves de Sousa, Isadélia Constancio de Oliveira,Eliane Raimunda da Nobriga

EIXO IV:
Diagnóstico, prevenção e enfrentamento do sofrimento na educação médica

TÍTULO: USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR ESTUDANTES DE MEDICINA PARA MELHORIA DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
AUTORES: Raquel Chagas Oliveira, Loyane Gomes Alves Stenzel, Larissa Neves Meireles , Janan Souza Almeida, Lara Pires de Carvalho Estevam de Barros, Katia de Miranda Avena

TÍTULO: INCERTEZA FRENTE A TOMADA DE DECISÃO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE: AVALIAÇÃO DOS RESIDENTES DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA
AUTORES: Gabriela Boemeke Pinto, André Nazar, Luiz Fernando Quintanilha, Katia de Miranda Avena

TÍTULO: USO DE PRÁTICAS MEDICAMENTOSAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA PARA MELHORIA DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
AUTORES: Loyane Gomes Alves Stenzel, Raquel Chagas Oliveira, Diogo Borja Baleeiro, Jully Any Lima Araujo, Marcelo Sanches Souza, Katia de Miranda Avena

TÍTULO: RETRATO DA IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA
AUTORES: Giovana Balcewicz Dal Bosco, Hanin El Husseini, Mohamed El Husseini, Gabriela Sulzbach Solanho, Marcos Paulo Varão Silva Moura

TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA E ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE MEDICINA
AUTORES: Juliana Mascarenhas Assis, Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz

EIXO V:
Inovação educacional e uso de tecnologias

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA AS PARTICULARIDADES DO AMAZONAS
AUTORES: Matheus da Silva Sakamoto, Pedro Paulo Dias Ribeiro, Juliana Lima da Costa, Dizzan Dallas dos Santos Bentes, Bruna lopes de Souza, Fellipe Ariel de Lucena Silva

TÍTULO: ATUALIDADES DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
AUTORES: Vinicius Gonçalves Olioze, Fernanda Forli Marangoni, Livia Yasmin Silva Stahl, Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia, Marco Aurélio Marangoni

TÍTULO: ENSINO TRANSDISCIPLINAR PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS DESDE O PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Yasmim Lisboa de Oliveira, Taís Ellen Lopes

TÍTULO: DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM CURSO DE MEDICINA: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE PRESENÇA SOCIAL
AUTORES: Adenilton Mota Rampinelli, Rita Maria Lino Tarcia, Mariana Lucas da Rocha Cunha

TÍTULO: SIMULAÇÃO CLÍNICA A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES DE REANIMAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO ≥34 SEMANAS EM SALA DE PARTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA
AUTORES: Carolina Dusi Mendes, Leonardo Lopes Caetano dos Santos, Luiza Garcia Rafagnin, Mariana Xavier e Silva

SUBMISSÃO DOS RESUMOS | ORIENTAÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO

É imprescindível que as normas, os pré-requisitos e as orientações a seguir sejam lidos com atenção para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.

ACESSE O PAINEL DO CONGRESSISTA

Para submeter o resumo é necessário realizar o login no painel do congressista. Para submeter o resumo não é necessário pagar a inscrição no evento. É necessário apenas estar cadastrado no evento para que seja possível enviar o resumo; ou, se você ja possuir cadastro ou for associado ABEM, basta acessar com seu login (CPF) e senha de associado.

ENVIE SEU RESUMO ATRAVÉS DO PAINEL

Após realizado o login no painel do congressista, no menu superior, clique na opção TRABALHOS e depois em ENVIAR TRABALHOS. Insira seu resumo de acordo com os campos presentes no formulário, informe os autores, aceite o Termo de Responsabilidade e clique em ENVIAR. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.

ACOMPANHE O STATUS DO SEU TRABALHO

Qualquer um dos autores cadastrados poderá consultar o status do trabalho. (Aprovado, Reprovado ou Em Avaliação). Para isso basta acessar o menu TRABALHOS e posteriormente selecionar a opção TRABALHOS ENVIADOS. Na penúltima coluna da direita estará presente o status do resumo enviado.

ALTERAÇÕES NO RESUMO ENVIADO PARA AVALIAÇÃO

Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterá-lo ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o período de submissão de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento das submissões não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.

TUDO PRONTO PARA ENVIAR O SEU RESUMO?

Após lidas as orientações e principalmente as NORMAS DE SUBMISSÃO, clique no botão abaixo para acessar o painel do congressista e enviar o seu resumo!

trabalhos PREMIADOS:

APRESENTAÇÕES ORAIS

TÍTULO: RACISMO E PRECONCEITO VIVENCIADOS POR INDÍGENAS NAS ESCOLAS MÉDICAS: RODAS DE CONVERSA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira
AUTORES: Karla Caroline Teixeira, Eliana Goldfarb Cyrino, Willian Fernandes Luna
*Trabalho Premiado com isenção da taxa de submissão na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica)

TÍTULO: O ESTUDO DA MORTE E A CONSTRUÇÃO DE AUTOCUIDADO EM UMA PANDEMIA
EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo
AUTORES: Esdras Morais Sobreiro Lima, Angelica Lima Soares, Eduardo Batista s Neto

TÍTULO: AMBULATÓRIO DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR: OPORTUNIDADE DE PRÁTICA CLÍNICA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA VINCULADOS À UMA LIGA DE PEDIATRIA
EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo
AUTORES: Felipe Carpenedo, Maíra Yamaguchi, Ellen Judith de Castro Delefrati, Isabella Maria de Almeida Goulart, Rafael Corio Gabas, Marcos Antonio da Silva Cristovam

PÔSTERES COMENTADOS

EIXO I: Paulo Freire e a escola médica brasileira

TÍTULO: ANÁLISE DA PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE EM TRABALHOS APRESENTADOS EM 10 ANOS DE REUNIÕES DO COBEM
AUTORES: Isabela Fernandes Coelho Cunha, Nícolas Emanuel Oliveira Reis, Larissa Bouquard de Oliveira, Amanda Teixeira Silva, Larissa Amaral Rody, Maria Gabriela Parenti Bicalho

TÍTULO: À DERIVA – CAMINHOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM O COTIDIANO
AUTORES: Clarice Romero Nicolino, Gabriel Mendes de Souza Martins, Mariana Rodrigues Coutinho Clemente, Julia Mossi Coelho, Maria Clara Borges Costa, Ricardo Bragança Pinheiro Tammela

TÍTULO: CAPACITAÇÃO EM SAÚDE: ACOLHIMENTO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
AUTORES: Camila Alexandre Silva, Francisco de Paula Rocha Aguiar Neto, Everton Linhares Moura, Gabrielle Justiniana Fontes Rocha, Robinson Dias de Medeiros

TÍTULO: AUTONOMIA ESTUDANTIL VERSUS A DEFASAGEM CURRICULAR/METODOLÓGICA EM ANTIBIOTICOTERAPIA
AUTORES: Maria Isabel Bezerra Monteiro, Vinícius Almeida da Nóbrega, Matheus Gomes Paes Barreto, Joana Karollyne de Siqueira Mendes, Vanessa de Oliveira e Silva, Fláuber Faustino de Sousa

TÍTULO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA BUSCA DE EDUCAÇÃO EM PALIATIVISMO PEDIÁTRICO NA PARAÍBA
AUTORES: Annelise Bianca Reis de Almeida, Rafaela Mangueira Cunha, Vilene Câmara de Oliveira Sobrinha, Caroline Nascimento Fernandes, Fláuber Faustino de Sousa

EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

TÍTULO: UMA NOVA VISÃO DE MUNDO: PAPEL DOS CENARIOS PRATICOS NA HUMANIZAÇÃO DOS ACADEMICOS DE MEDICINA
AUTORES: Yuri de Moura Brandão, Gabriely Teixeira da Silva de Moraes, Marina Moreira Freire, Thais de Lima D`andrea, Andréa de Paiva Dóczy

TÍTULO: A APLICABILIDADE DA VIDA E OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI NA EDUCAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Luiza Otero Villela, Yohana Sotero Barbosa de Amorim, Ana Paul de Jesus Ferreira Fernandes, Ana Luisa Rocha Mallet

EIXO III: Releitura curricular em tempos de pandemia

TÍTULO: ENSINO NA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA PANDEMIA DE COVID-19
AUTORES: Henrique Ribeiro de Souza Barros, Suely Grosseman

TÍTULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA – ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM CURSOS DA SAÚDE
AUTORES: Marta Silva Menezes, Antonio Carlos Costa, Cláudio Porto Santos, Sandra Lucia Brasil Santos, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, José Roberto dos Santos Andrade

TÍTULO: HEALTH BUSINESS SUMMIT ONCAMPUS – TIRANDO DO PAPEL IDEIAS QUE SALVAM VIDAS
AUTORES: Leonardo Alves Fernandes, Ana Beatriz Villar Medeiros, Gabriel Victor Lima Leite Duarte, Lucas Nóbrega de Lima, Francisco Edilson Leite Pinto Junior, Anna Karoline Almeida Soares

TÍTULO: SIMULAÇÃO COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
AUTORES: Moema Nudilemon Chatkin, Larissa Perin, Danusa Ledur da Silva, Luisa Coelho Capua, Darlan Cleverson Farezin, Aline Duarte Lisboa

TÍTULO: OS DESAFIOS DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA INSERIDOS EM ATIVIDADE PRÁTICA REMOTA
AUTORES: Caio Fogaça Prates, Tatiana de Castro Speroto, Marina Moreira Freire, Laura Barros de Almeida Lopes, Andréa de Paiva Dóczy

EIXO IV: Avaliação no processo de ensinar e aprender

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA NO ENSINO DA PATOLOGIA E NA FORMAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, Daniel Lins de Souza Nogueira, Miguel Augusto Martins Pereira, Carlos Gabriel Brandao Fonseca, Amanda Amorim Mugayar, Paulo Henrique Tavares de Oliveira

TÍTULO: MÉTODOS AVALIATIVOS SOB A ÓTICA DOCENTE: RELATO DE UMA ESTRATÉGIA AVALIATIVA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
AUTORES: Paola de Lima, Laura Moretti Heidtmann, Denis Guilherme Guedert

TÍTULO: ACRÓSTICOS NO APRENDIZADO DA PSIQUIATRIA
AUTORES: Cecília Rezende de Almeida Oliveira, Vítor Cruz Rosa Pires de Souza, Mateus da Silveira Cespedes, José Carlos Rosa Pires de Souza

TÍTULO: O PAPEL DA TECNOLOGIA NO APRENDIZADO DA HISTOLOGIA TECIDUAL
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, D’angelo Carlo Magliano

TÍTULO: A VISÃO DO ALUNO ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA VIA REGIME ESPECIAL DE APRENDIZAGEM REMOTA DE APRENDIZAGEM EM PEQUENOS GRUPOS.
AUTORES: Hariel Bringel Fuentes, Khalina Assunção Bezerra Fontenele, Ana Gabrielle Izídio de Sousa Ribeiro

EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo

TÍTULO: EXCESSIVA SONOLÊNCIA DIURNA, BAIXA QUALIDADE DE SONO E DE VIDA: REFLEXOS DO COTIDIANO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2022
AUTORES: Karen Wellen da Silva Beltrame, Clara Thuany Pellis Mizusaki, Sérgio Henrique Kiemle Trindade, Ivy Kiemle Trindade Suedam, Maria Noel Marzano Rodrigues

TÍTULO: INFORMACORONA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA INFODEMIA
AUTORES: Leila Gabriele Nunes Silva, Gerlane Modesto da Silva, Celina Leite de Oliveira, Amanda Mayra de Sousa Carvalho ,José ícaro Silva, Gislayne da Silva Oliveira

TÍTULO: TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA – CONHECENDO PARA CUIDAR : RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA
AUTORES: Marcia Gomes Marinheiro Coelho, Marcos Bentes Luna de Carvalho

TÍTULO: COLETORES DE LIXO E SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE EXTENSÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
AUTORES: Karen Lamounier Silva, Fernanda Brandão Machado Carneiro, Bruna Reis Freire

TÍTULO: RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS COM RASTREAMENTO CONTÍNUO DA COVID-19:RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
AUTORES: Cristiano Martins Beserra, Rejane Grotto, Jacqueline Costa Teixeira Caramori, Franciele Lopes Nogueira Marchetti

PÔSTERES SIMPLES

EIXO I: Paulo Freire e a escola médica brasileira

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA ALÉM DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: SEGURANÇA FINANCEIRA E FUTURO PROFISSIONAL
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Gabrielly Araújo Vilela, Patrick Del Piero Pereira e Silva, Beatriz Figueiredo Lopes, Maria Eduarda Gurgel Medeiros, Vanessa de Oliveira e Silva

TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA A RESPEITO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORES: Ana Paula Amaral de Brito, Beatriz Muniz Gonçalves, Beatriz Bastos Cruz Cavalcante, Everton Amorim Barreto, Luiz Fernando Quintanilha, Katia de Miranda Avena

TÍTULO: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS DOCENTES ÀS E VIVÊNCIAS ENVOLVENDO DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ACADÊMICO.
AUTORES: Alicia Pereira Banja Fernandes, Hugo Vinicius Carvalho de Abreu e Lima, Jamilly Nazário Souza de Oliveira, Maria de Fátima Costa Caminha, Ana Rodrigues Falbo

TÍTULO: PLANEJAMENTO DO CURSO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS EM UMA REGIÃO DE SAÚDE: A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES DE MEDICINA
AUTORES: Giovanna Santana Queiroz, Dahiala Ribeiro Camacam, João Eduardo Pereira, Samantha de Jesus Andrade, Franciane Souza Guedes, Vitória Miranda Sacramento

TÍTULO: O MÉTODO DO TEATRO DO OPRIMIDO APLICADO NO CURSO DE MEDICINA EM UMA FACULDADE DA REGIÃO AMAZÔNICA
AUTORES: Karina Donizete Martins, Georgia Miranda Tomich, Ana Claudia Gonçalves

EIXO II: Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

TÍTULO: INCENTIVO AO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA CIENTÍFICA DE GRADUANDOS POR MULHERES CIENTISTAS
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Vinícius Almeida da Nóbrega, Maria Isabel Bezerra Monteiro, Isabel Maria Xavier de Melo, Maísa Almeida Silva

TÍTULO: ONDE ESTÁ O CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO MÉDICA DO SÉCULO XXI?
AUTORES: Fláuber Faustino de Sousa, Sara Regina Alves Medeiros, Lucas Brito Maracajá, Matheus Cardoso Alencar, Maísa Almeida Silva, Beatriz de Souza Alexandre de Oliveira

TÍTULO: ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Marcio Cesar Ribeiro Marvão, Giovanna Coutinho Jardim, Mayara Costa Monteiro, Greice de Lemos Cardoso Costa, Dione Ferreira Figueiredo

TÍTULO: EDUCAÇÃO MÉDICA E INIQUIDADES NA ATENÇÃO À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA INTERNACIONAL
AUTORES: Ana María Rico

TÍTULO: CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL NO INTERIOR POTIGUAR: PROTAGONISMO DISCENTE, CIÊNCIA E PANDEMIA
AUTORES: Breno Vinícius Dias de Souza, Thaliny Batista Sarmento de Oliveira, Diego Henrique Brilhante de Medeiros, Ana Olívia Dantas, Marianna Gil de Farias Morais Laura, Alícia Morais Lima Oliveira

EIXO III: Releitura curricular em tempos de pandemia

TÍTULO: TELECONSULTA COMO ATIVIDADE PRÁTICA NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Ana Clara Pinesso Ribeiro Adriano Morita Fernandes da Silva Natalia Matos Kicomoto Tatiana Mayumi Veiga Iriyoda

TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA ANAMNESE: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA NA MODALIDADE REMOTA
AUTORES: Ingrid dos Santos Ferreira, Sabrina Nesi, Roberto Pires Porto, Beatriz Herbst Sanday, Sandro Alex Evaldt, Shana Hastenpflug Wottrich

TÍTULO: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NO PRIMEIRO PERÍODO
AUTORES: Isadora Ferreira Kozlowski, Andressa Salles Engelmann, Fernanda Brenneisen Mayer, Alice Cioni de Toledo Barros, Isabela Saori Aguiar Tesluk, Rogério de Fraga

TÍTULO: LIGADOS NA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO CENÁRIO DIGITAL
AUTORES: Bruna Silva Leite, Kátia Regina Xavier da Silva, Thaís Porto Amadeu, Leticia Lima de Souza, Nívea Caroline de Mello Frutuoso, Rayssa de Fontes Alves

TÍTULO: MUDANÇA CURRICULAR NO ENSINO MÉDICO: PERCEPÇÃO E EFEITOS DA INTRODUÇÃO DAS ARTES E DA MEDITAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO CURSO
AUTORES: Ieda Maria Barbosa Aleluia, Daniela Fagundes dos Santos Moreira, Diego Sampaio Duque Vitório

EIXO IV: Avaliação no processo de ensinar e aprender

TÍTULO: CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA NA EMERGÊNCIA PARA INTEGRANTES DA ÁREA DA SAÚDE
AUTORES: Lucas Machado Duarte, Gabriela Nicoletti Schwambach Souza, Rafael Veloso Starling Schwanz, Isabella Barboza Mendonça, Gabriel de Souza Cabideli

TÍTULO: O IMPACTO DO TUTORIAL REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS ON-LINES, DURANTE O PROCESSO ENSINO APRENDIZADO.
AUTORES: Karl Frederico Salum Nehls, Tânia Gisela Biberg Salum

TÍTULO: ATENDIMENTOS SIMULADOS COMO PARTE DO PROCESSO SELETIVO EM UMA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Maria Beatriz Chagas Cavalcante, Fernanda Menezes Sampaio Ribeiro, Ana Carolina Pachêco de Menezes Rios Danniele Almeida Neri, Maristela Rodrigues Sestelo, Isadora Queiroz dos Santos

TÍTULO: AÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ACADÊMICO EMERGENCIAL NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
AUTORES: Thaís Porto Amadeu, Alexandra Monteiro, Mario Fritsch Toros Neves

TÍTULO: LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM AS SOCIEDADES MÉDICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AUTORES: Lucas Natã Lessa e Silva, Luciana Pantaleao, Vinicius César Jardim Pereira, Marcella Fischer Nunes ,Miguel Augusto Martins Pereira, Camilla Ferreira Braga

EIXO V: Cuidado como ato pedagógico e coletivo

TÍTULO: TRANSIÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO MÉDICO: EXPECTATIVAS E REALIDADES DOS ESTUDANTES NO PRIMEIRO PERÍODO EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19
AUTORES: Ana Laura Schumacher, Fernanda Brenneisen Mayer, Isadora Ferreira Kozlowski, Alice Cioni de Toledo Barros, Isabela Saori Aguiar Tesluk, Bianca Evangelista dos Santos

TÍTULO: MÍDIAS SOCIAIS NA PROMOÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS: PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
AUTORES: Breno Vinícius Dias de Souza, Jailton Ruan Carneiro de Morais, Sammuel Victor Bertuleza Felix, Tulia Fernanda Meira Garcia, Emídio Antonio de Araújo Néto

TÍTULO: ACOLHIMENTO VIRTUAL DE VESTIBULANDOS EM UMA ESCOLA MÉDICA NO INTERIOR DO PARANÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia, Fernanda Forli Marangoni, Juliana Barrueco Costa, Vinicius Gonçalves Olioze, Felipe Marques Scheffer, Lauren Gotze Correa Lopes

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE ESTRESSE ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA.
AUTORES: Gabriela de Souza Lima, Priscila Xavier de Araujo, Ellen ágatta Marinho Silva, Eduarda Batista Logrado

TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA: OFICINA SOBRE VACINAÇÃO PARA ALUNOS DE ESCOLA SOCIAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Geovana Vizentainer, Profª Drª Cyntia, Eduardo Copi Kimura, Giulia Schaidt, Isadora de Félix Pereira Bibas, Filipe Melzer Theodorovicz

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

  1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica (60º Cobem), que ocorrerá de 03 de novembro a 06 de novembro de 2022, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.

1.3. A programação do 60º Cobem contemplará os seguintes núcleos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo I – Responsabilidade social da escola médica
• Eixo II – Direitos humanos, humanidades e diversidades
• Eixo III – Escola médica em movimento: da interiorização da formação à internacionalização
• Eixo IV – Diagnóstico, prevenção e enfrentamento do sofrimento na educação médica
• Eixo V – Inovação educacional e uso de tecnologias

Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em Eixos/Temário.

  1. DO CRONOGRAMA

Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 13/04/2022: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 18/07/2022: Fim do prazo de submissão dos resumos (Prorrogado).
• 30/08/2022: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 15/10/2022: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação.
• 25/10/2022: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.
• 03 a 06/11/2022: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

  1. DOS RESUMOS

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

  1. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista (Clique Aqui) até a data limite de 18/07/2022 (prorrogado).

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 60º COBEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 18/07/2022 (prorrogado) para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 60º COBEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 30/08/2022.

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, PÔSTER COMENTADO ou PÔSTER.

4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como Pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.

4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.

4.13. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.

  1. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral e Pôster Comentado serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

5.2. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 15/10/2022.

5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 60º COBEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

PÔSTERES SIMPLES E COMENTADO:
Os pôsteres devem ter 120 cm de altura por 90 cm de largura e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. A confecção e impressão do pôster é uma responsabilidade exclusiva dos autores

APRESENTAÇÕES ORAIS:
● As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos de Power Point, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
● As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.

5.4. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

5.5. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.

5.6.O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate e para Pôster Comentado será de 7 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

5.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
Relevância científica do trabalho para a educação médica;
Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
Clareza e articulação dos itens do trabalho.

5.8. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.

5.9. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.

  1. DAS PREMIAÇÕES

6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster, Pôster Comentado e Apresentação Oral.
Nas modalidades Pôster e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

  1. DOS CERTIFICADOS

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 15 dias úteis após término do evento.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.