Queridos companheiros desta incrível jornada na Educação Médica,
Ao projetarmos a realização do Cobem em Foz do Iguaçu em 2020, embalados pela expansão e interiorização das escolas médicas e motivados por temas que pudessem encontrar acolhida no vasto universo da educação médica brasileira, propusemos um congresso centrado na inovação, na interiorização e na internacionalização. Não imaginávamos um porvir capaz de promover tantas transformações no mundo, em nossa realidade cotidiana e em cada um de nós.
Diante de tão grave crise, que colocou em xeque aspectos cruciais das relações humanas, é natural suscitar questões fundamentais que suportam nossa própria existência e nos impulsionam em busca de um caminho que faça sentido. Que nos leve a algo melhor.
A missão dos educadores médicos, por si só especial e desafiadora, adquire, então, maior relevância política, aqui compreendida como um conjunto de ideias poderosas que move as pessoas à ação, ao mesmo tempo em que as mantém esperançosas, resistentes e resilientes. É por isso que agora, sem perder de vista os temas que inicialmente nos propusemos a abordar, apontamos para a realização de um congresso que trate da ciência, do cuidado e da resiliência na Educação Médica.
Formar médicos para cenários em constante mudança, atentos aos reclames de uma sociedade em constante transformação cultural e de valores, capazes de convergir necessidades individuais às de um sistema de saúde público e universal requer escolas médicas aptas a pensar suas realidades locais em perspectiva global.
Ao esforço pela busca de uma formação para o cuidado, entendido como uma atitude de preocupação, responsabilidade e envolvimento afetivo com o outro, soma-se o igual reconhecimento da necessidade de uma educação crítico-científica do médico, em especial num momento em que a fartura de informações proporcionadas pelas mídias sociais explicitou como nunca o papel da ciência no debate político e social.
Com o espírito de emersão das energias contidas e a alegria de festejar os 60 anos da nossa querida ABEM, convidamos educadores, educandos e a sociedade em geral para um reencontro com aqueles que, como você, seguem convictos do seu compromisso com uma educação médica transformadora.
O 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica será realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 3 e 6 de novembro deste ano. Venha vivenciar um ambiente diverso, rodeado de boas e belas energias.
Será uma experiência inesquecível. Aguardamos você em Foz do Iguaçu.