VIVÊNCIAS APROVADAS

VIVÊNCIAS & AMBIÊNCIAS:
Uma inovação do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica.

Caríssimos e caríssimas congressistas!

Ao analisarmos o conjunto das propostas para Vivências recebidas via edital, identificamos características distintas entre estas, o que nos levou a nomearmos como Vivências as práticas com interação síncrona com o público e como Instalação ou Ambiência, aquelas com possibilidade de interação assíncrona. Estes termos nos demonstram o alcance dos processos de ensinagem híbridos, tal qual aprendemos na pandemia. Por qual razão darmos destaque a Ambiência em um congresso de educação médica? As áreas comuns, tais como as salas de espera e outros espaços de convívio, são ambientes quase sempre subestimados nas práticas de educação em saúde. Ao passo disso, quando a ambiência em saúde é levada em conta como uma estratégia educativa fundamental, capaz de gerar efeitos diretos de bem-estar e acolhimento, elas favorecem a construção de vínculos e ampliam a disponibilidade para discussões acerca dos processos do cotidiano das pessoas, resultando em oportunidades para reflexões e posicionamentos críticos frente às ações das pessoas na construção de uma qualidade de vida melhor. É nesta direção, visando práticas humanizadas de ensino e gestão, que propomos a identificação de dois gêneros distintos diante da listagem que leremos a seguir: Vivência e Ambiência, ambas integradas na construção das práticas a serem desenvolvidas no congresso.

Ao passo disso, ao analisarmos o conjunto das propostas para Vivências enviadas, também identificamos características temáticas e metodológicas similares entre algumas propostas, o que nos levou a reuni-las em um único momento e espaço. Vistas assim, de maneira articulada, estas práticas receberam o nome de Artecoladas, neologismo que oferecemos na tentativa de demonstrarmos a genuína abertura para a colaboração e a integração entre pessoas de diferentes regiões e escolas, com maior possibilidade de troca de aprendizados e novas experiências.

Ao darmos vida ao planejamento dos Laboratórios de Ensinagem, Cuidado e Criação, onde a maior parte das Vivências ocorrerão, apostamos na rede colaborativa que está na base das boas práticas de convivência e fortalecimento dos nossos projetos. Como consequência lógica e natural, algumas pessoas que propuseram vivências foram convidadas para que estivessem ainda mais próximas-dentro do processo.

Com isso, cada Laboratório ganhou uma equipe de 08 gestores, dos quais 4 são docentes e 4 discentes. Estes colaboradores serão as pessoas de referência junto à comissão organizadora e junto aos congressistas que frequentarem os Laboratórios, fazendo a ponte entre o núcleo que dá suporte às vivências e os autores das vivências. Estas 03 equipes zelarão pelo fluxo da programação, sanarão dúvidas, cuidarão da comunicação e repasse das demandas, com autonomia para driblar imprevistos. Sob o signo da partilha e integralidade, nosso desejo de conexão nos guiou ao decidirmos tirar do papel uma ideia inovadora deste Cobem, as Vivências & Ambiências.

Brasília, 04 de outubro de 2022.
Núcleo de Vivências e Ambiências do 60o Congresso Brasileiro de Educação Médica

– VIVÊNCIAS APROVADAS:

Tema da vivência: Práticas corporais da medicina chinesa como cuidado integral do discente e do docente.
Autoras: Renata Roseghini, Monica da Cunha Oliveira

Tema da vivência: Danças Circulares.Autoras: Nathalia Milanez Suzigan, Fabiana Aidar, Luiza Menegazzo, Jessica Albino, Mara Estefani Ferrer. Artecolada com: Danças Circulares Sagradas na Educação Médica.
Autoras: Jaqueline Santos Barboza, Alessandra Teófilo Silva.

Tema da vivência: Artes Cênicas – Teatro PlayBack.Autores: Fabiana Aidar Fermino, Fernando Mesquita de Faria, Carlos Andrés Valdes Rubio.

Tema da vivência: “Joga o jogo: jogos teatrais e a prática do cuidado”.
Autora: Cristiana Brasil.

Tema da vivência: “O que é das bolinhas azuis no país dos cubos vermelhos?Uma Atividade Reflexiva acerca da necessidade de implantação e manutenção de Bancas de Heteroidentificação no Brasil”.
Autor: Tiago Braga Duarte.

Tema da vivência: Programa continue a nadar: musicoterapia como promoção de bem-estar.
Autoras e autores: Sayonara Nogueira de Souza, Maria Luiza Rodrigues Defante, Larissa Ribeiro Nonato, Renata Clementino Gontijo.

Tema da vivência: Medo. O cuidado, a partir do medo dos participantes.
Autoras e autores: Gabriela Paracampo de Albuquerque, Mainã Cristina Santos dos Santos, Lucas Matheus da Silva Castro, Andrea Marcela dos Santos Lopes, João Vítor Tavares Carneiro, Klayrê Martins Araujo e Silva, Lía Sousa Rocha, Ana Claudia Santos Chazan, Gabriel Luís de Souza Pereira Maciel.

Tema da vivência: “Como sair do armário” – saúde LGBTQIA+.
Autor: Mateus Feroldi Caetano de Sousa.

Tema da vivência: Ensino de anatomia através de bodypaint:  “Atelier de anatomia viva”.
Autoras e autores: Naiana Palheta Moraes, Mainã Cristina Santos dos Santos, João Vítor Tavares Carneiro, Lucas Matheus da Silva Castro, Luciana Brandão Carreira, Gabriela Paracampo de Albuquerque, Lia Sousa Rocha, Klayrê Martins Araújo e Silva.

Tema da vivência: Perceber para além do que está evidente: como podemos nos (re)conhecer a partir do olhar do outro.
Autoras: Lia Marcia Cruz da Silveira, Denise Herdy Afonso, Maria Helena Senger.

Tema da vivência: Territorialização a partir da Carto(foto)grafia.
Autoras: Raquel Rangel Cesario, Maíra Ferro de Sousa Touso.

Tema da vivência: “Conversando com o Velho Sábio” – vivenciando juntos a mentoria.
Autoras: Patrícia Lacerda Bellodi, Sandra Torres Serra.

Tema da vivência: Vivenciando o HOST como proposição da sala de aula invertida.
Autora: Silvana Ferreira da Silva.

Tema da vivência: Perguntas abrem o Mundo.
Autoras e autores: Evelin Massae Ogatta Muraguchi, Clara Sette Whitaker Ferreira, Roberto Zonato Esteves, Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes, Aída Regina Monteiro de Assunção, Maria Helena Sampaio Favarato, Suely Grosseman, Sylvia Helena Souza da Silva Batista.

Tema da vivência: Atelier da palavra: Criação literária antropofágica com encadernação artesanal criativa.
Autoras e autores: Luciana Brandão Carreira, Naiana Palheta Moraes, Íris Barreto Pirajá, João Vítor Tavares Carneiro, Gabriela Paracampo de Albuquerque, Tiago Braga Duarte, Andrea Marcela dos Santos Lopes, Mainã Cristina Santos dos Santos. Artecolada com:Tema da vivência: “Retrato dos termos médicos quando poesia: uma atividade artística acerca da representação imagética de expressões utilizadas na educação médica”. Autoras e autores: Tiago Braga Duarte, Luciana Brandão Carreira, Silvia Helena Arias Bahia.

Tema da vivência: Como conhecer e ajudar alguém, antes de conhecer a si próprio? Vivência com base no autorretrato.
Autoras: Iêda Maria Barbosa Aleluia, Íris Pirajá. Artecolada com: Tema da vivência: Mandalas: uma linguagem do inconsciente.
Autores: Marco Aurélio Marangoni, Fernanda Forli Marangoni.

Tema da vivência: Aprendizagem e afetividade.
Autoras e autores: Ana Cláudia Santos Chazan, Fernanda Santos Chazan, Isabella Bernardes Sampaio, Letícia Freitas Simões, Yan Ribeiro da Silva, Pedro Triani Rodriguez.

Tema da vivência: Exercícios respiratórios para diminuir ansiedade.
Autoras: Cristina Guilherme de Almeida, Elena Maria Rosa Senetra.

Tema da vivência: Perdas fetais e neonatais.
Autora: Raquel Rangel Cesario.

Tema da vivência: Prática da Gratidão.
Autoras e autores: Ana Cláudia Santos Chazan, Isabella Bernardes Sampaio, Letícia Freitas Simões, Yan Ribeiro da Silva, Pedro Triani Rodriguez. Artecolada com: Tema da vivência: O perdão como prática de liberdade.
Autoras e autores: Ana Cláudia Santos Chazan, Isabella Bernardes Sampaio, Letícia Freitas Simões, Yan Ribeiro da Silva, Pedro Triani Rodriguez.

Tema da vivência: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”: a corrida das desigualdades.
Autores e autoras: Bruna Hellen Barbosa Mutz, Sthefany de Paula Gomes, Pedro Monteiro da Rocha Ramos, Júlia de Matos Rodrigues de Souza, Danielle Pereira dos Santos, Ana Luísa Rigolin, Lara Carolina de Almeida Oliveira, Brenda Vieira Pinheiro, Mariana Regazzi Ferreira da Silva, Felipe Jacobovitz, Sara Lacerda Malaquias Alves, Naiana Palheta Moraes, Kelyane Karyne da Silva Neto, Danielle Pereira dos Santos, Nathália Julie Soares Resende, Dayane Figueiredo Fialho Rocha, Lorena Sampaio Pena,Helyel Rodrigues Gobbo.

Tema da vivência: Caminhada para o despertar da Saúde.
Autoras: Ana Cláudia Santos Chazan, Aída Regina Monteiro de Assunção, Luciana Branco da Motta, Andréa Ribeiro Soares.

Tema da vivência: “ Histórias da Abem, na Abem e para a Abem: Círculo de narrativas no marco dos 60 anos”.
Autoras e autores: Sandro Schreiber de Oliveira, Denise Herdy Afonso, Aristides Augusto Palhares Neto, Eduardo Arquimino Postal, Luciana Brandão Carreira, Brenda Vieira Pinheiro, Djerlly Marques Araújo da Silva.

Tema da vivência: Grupos Balint.
Autoras e autores: Luiz Fernando Chazan, Jéssica Leão, Mariana Bteshe, Suely Grosseman, Ricardo Heinzelmann.

Tema da vivência: 15 minutos para a |Educação Médica – a Vivência de um setting de filmagem.
Autor: Eduardo Arquimino Postal.

Tema da vivência: Entre rodas, relatos e afetos: O cuidado na horizontalidade.
Autoras: Sílvia Mello dos Santos, Ângela Schachter Guidoreni.

Tema da vivência/ambiência: Universidade Plural acolhe a diversidade racial. Aprovadas as 7 atividades que estarão distribuídas como vivências/ambiências ao longo dos dias do evento.
Autoras e autores: Jacqueline Costa Teixeira Caramori, Ana Luísa Rigolin, Bárbara Patrícia da Silva Lima, Beatriz de Jesus Oliveira, Bruna Hellen Barbosa Mutz, Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Francis Solange Vieira Tourinho, Gabriel Baptista Antonio, Jacqueline Teixeira Caramori, Joice Oliveira Palma, Júlio César Cipriano Basílio, Karolina Pessoa Cardoso, Larissa Sousa Cardoso Alexandre, Leticia dos Reis Santos, Mariana Moreira Almeida, Pedro Monteiro da Rocha Ramos, Sthefany de Paula Gomes.

Vivência Longitudinal e integrativa: APOIARTE.
Autoras e autores: Lia Marcia Cruz da Silveira, Luciana Brandão Carreira e colaboradores de outras Vivências


– RELAÇÃO DE VIVÊNCIAS ACOLHIDAS COMO AMBIÊNCIA/INSTALAÇÃO

Tema da vivência/ambiência: ECOPROTESTO.
Autoras: Luciana de Paula Lima e Schmidt de Andrade e Luciana Brandão Carreira.

Tema da vivência/ambiência: RÁDIO ESPERANÇA.
Autoras e autores: Gabriel Henrique Nagaoka Muller, Edson Roberto Arpini Miguel, Vitor Nina de Lima, Ali Radwan Fadel, Richar Aleman, Luciana Brandão Carreira, João Vítor Tavares Carneiro, Mainã Cristina Santos dos Santos, Gustavo Lopes Ferreira.

Tema da vivência: Cartas para o COBEM do ano que vem.
Autoras e autores: Gabriela Paracampo de Albuquerque, Mainã Cristina Santos dos Santos, Lucas Matheus da Silva Castro, Andrea Marcela dos Santos Lopes, João Vítor Tavares Carneiro, Klayrê Martins Araujo e Silva, Lía Sousa Rocha. Artecolada com: Tema da vivência: Cartas ao acolhimento.
Autoras e autores: Júlia de Matos Rodrigues de Souza, Bárbara Patrícia da Silva Lima, Gustavo Antonio Raimondi, Sylvia Helena Souza da Silva, Ieda Maria Barbosa Aleluia, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, Ivete Moura Seabra de Souza, Francisca Regina Oliveira Carneiro, Luciana de Paula Lima e Schmidt de Andrade, Luciana Brandão Carreira, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Simone Regina Souza da Silva Conde, Silvia Helena Arias Bahia, Mainã Cristina Santos dos Santos.

Tema da ambiência: Violência contra a mulher no contexto do parto: “ARTE-PROTESTO”.
Autoras e autores: Lucas Matheus da Silva Castro, Naiana Palheta Moraes, Ivete Moura Seabra de Souza, Ana Emília Vita Carvalho, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Luciana Brandão Carreira, João Vítor Tavares Carneiro, Mainã Cristina Santos dos Santos.

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Tema da ambiência: A cultura do cultivo: BOSQUE DO CUIDADO.
Autoras e autores: Idelgardes de Morais Júnior, Mainã Cristina Santos dos Santos, Lia Sousa Rocha, Bruno Acatauassu Paes Barreto, Ivete Moura Seabra de Souza, Ana Emília Vita Carvalho, Francisca Regina Oliveira Carneiro, João Vítor Tavares Carneiro, Bruno Godoy do Nascimento, Lucas Matheus da Silva Castro, Luciana de Paula Lima e Schmidt de Andrade, Luciana Brandão Carreira, Ana Mackartney de Souza Marinho, Maira Tiyomi Sacata Tongu Nazima, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Gabriela Paracampo de Albuquerque, Márcio César Ribeiro Marvão, Naiana Palheta Moraes, Simone Regina Souza da Silva Conde, Tiago Braga Duarte, Vitor Nina de Lima, Silvia Helena Arias Bahia, Júlia Camargo Gonçalves Cunha, Gustavo Lopes Ferreira, Klayrê Martins Araújo e Silva, Pedro Paulo Dias Ribeiro, Milena Coelho Fernandes Caldato, Andrea Marcela dos Santos Lopes.

Tema da ambiência: Praça Nise da Silveira: um lugar de vida a mais no Cobem.
Autoras e autores: Bruna Hellen Barbosa Mutz, Sthefany de Paula Gomes, Pedro Monteiro da Rocha Ramos, Júlia de Matos Rodrigues de Souza, Danielle Pereira dos Santos, Ana Luísa Rigolin, Lara Carolina de Almeida Oliveira, Brenda Vieira Pinheiro, Mariana Regazzi Ferreira da Silva, Felipe Jacobovitz, Sara Lacerda Malaquias Alves, Naiana Palheta Moraes, Kelyane Karyne da Silva Neto, Danielle Pereira dos Santos, Nathália Julie Soares Resende, Dayane Figueiredo Fialho Rocha, Lorena Sampaio Pena, Helyel Rodrigues Gobbo.

Tema da ambiência: Rede de palavras para pescar pessoas.
Autoras e autores: Gabriela Paracampo de Albuquerque, Luciana Brandão Carreira, Ivete Moura Seabra de Souza, Ana Emília Vita Carvalho, Naiana Palheta Moraes, Silvia Helena Arias Bahia, Vitor Nina de Lima, Simone Regina Souza da Silva Conde, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Simone Regina Souza da Silva Conde, Francisca Regina Oliveira Carneiro, Márcio César Ribeiro Marvão, Pedro Paulo Dias Ribeiro, Tiago Braga Duarte, Klayrê Martins Araújo e Silva, Mainã Cristina Santos dos Santos, João Vítor Tavares Carneiro.

Tema da ambiência: Perda de qualidade de vida na educação médica: quantos comprimidos valem seus hábitos?
Autoras e autores: Ana Cláudia Santos Chazan, Isabella Bernardes Sampaio, Letícia Freitas Simões, Yan Ribeiro da Silva, Pedro Triani Rodriguez.

Tema da ambiência: Humanização das práticas de ensino e assistência: “Dr, mas eu não sei ler …”
Autores e autoras: Gabriela Paracampo de Albuquerque, Luciana Brandão Carreira, Ivete Moura Seabra de Souza, Ana Emília Vita Carvalho, Naiana Palheta Moraes, Silvia Helena Arias Bahia, Vitor Nina de Lima, Simone Regina Souza da Silva Conde, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Francisca Regina Oliveira Carneiro, João Vítor Tavares Carneiro, Mainã Cristina Santos dos Santos. Artecolada com: Tema da ambiência: Humanização da gestão: “Eles até sabem ler, mas…”. Autores e autoras: Lucas Matheus da Silva Castro, Andrea Marcela dos Santos Lopes, Gabriela Paracampo de Albuquerque, João Vítor Tavares Carneiro, Mainã Cristina Santos dos Santos.

Tema da ambiência: Marmita Reflexiva.
Autoras e autores: Bruna Hellen Barbosa Mutz, Sthefany de Paula Gomes, Pedro Monteiro da Rocha Ramos, Júlia de Matos Rodrigues de Souza, Danielle Pereira dos Santos, Ana Luísa Rigolin, Lara Carolina de Almeida Oliveira, Brenda Vieira Pinheiro, Mariana Regazzi Ferreira da Silva, Felipe Jacobovitz, Sara Lacerda Malaquias Alves, Naiana Palheta Moraes, Kelyane Karyne da Silva Neto, Danielle Pereira dos Santos, Nathália Julie Soares Resende, Dayane Figueiredo Fialho Rocha, Lorena Sampaio Pena, Helyel Rodrigues Gobbo.

Tema da ambiência: Breves Intervenções Artísticas.
Autoras e autores:
 Fabiana Aidar Fermino, Jéssica Albino, Luíza Menegazzo, Mara Estefani Ferrer, Nathalia Milanez Suzigan.

Tema da ambiência: Palavra Zarabatana. Artecolada com: Palavra Baladeira Artecolada com: Corpo livro/corpo vivo
Autoras e autores:  João Vítor Tavares Carneiro, Gabriela Paracampo de Albuquerque, Mainã Cristina Santos dos Santos, Lucas Matheus da Silva Castro, Andrea Marcela dos Santos Lopes.

Tema da ambiência: Processo de interiorização e fixação docente: “De onde venho, aonde vou, por que fico?
Autoras e autores: Mainã Cristina Santos dos Santos, Lia Sousa Rocha, Márcio César Ribeiro Marvão, Lucas Matheus da Silva Castro, Luciana Brandão Carreira, Francisca Regina Oliveira Carneiro, Naiana Palheta Moraes, Gabriela Paracampo de Albuquerque, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, João Vítor Tavares Carneiro, Vitor Nina de Lima, Ivete Moura Seabra de Souza, Ana Emília Vita Carvalho, Tiago Braga Duarte, Klayrê Martins Araújo e Silva, Simone Regina Souza da Silva Conde, Silvia Helena Arias Bahia. Artecolada com: Tema da vivência: “Mapa de digitais – eu faço parte.
Autoras e autores: Andrea Marcela dos Santos Lopes, Luciana Brandão Carreira, João Vitor Tavares Carneiro, Lucas Matheus da Silva Castro, Mainã Cristina Santos dos Santos, Pedro Henrique Barato Plocharski, Ali Radwan Fadel.

CHAMAMENTO PARA A PROPOSIÇÃO DE VIVÊNCIAS DURANTE O
60º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA

Ciência, cuidado e resiliência na Educação Médica

Olá, gente!
Renovados pelo ânimo dos bons afetos, compartilhamos por meio deste convite público um pequeno conjunto de diretrizes, para que você e suas parcerias possam nos enviar as suas respectivas propostas de VIVÊNCIAS, com finalidade de construirmos juntos o nosso 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica.

O Cobem deste ano ocorrerá de 3 a 6 de novembro, no formato presencial, em Foz do Iguaçu (https://cobem.com.br/2022/). Concebidas com todo o cuidado, a realização de VIVÊNCIAS no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica será uma oportunidade para que docentes, discentes, preceptores e gestores dos cursos de Medicina e de outras áreas da saúde agreguem conhecimentos a partir de um modelo experiencial de ensino.


1. O QUE SERIAM ESTAS VIVÊNCIAS?

O aprendizado experiencial diz respeito a um processo contínuo de transformação e geração de conhecimento, no qual a pessoa vivencia uma situação ou atividade concreta, reflete sobre o que viveu e disso abstrai algum significado. Assim, o modelo vivencial (ou experiencial) não se restringe ao desenvolvimento de funções específicas tais como a cognição ou a função psicomotora, ainda que ambas possam estar envolvidas no processo.

Alinhado a objetivos de integração ou para assimilação de informações específicas, a experiência vivencial pode aumentar o autodesenvolvimento pessoal e favorecer a superação de lacunas de aprendizagem, auxiliando a formação. Desta forma, é possível fazer uma correlação dos eventos que ocorrem em uma vivência com as áreas e competências de um projeto pedagógico. Afinal, o modelo vivencial é um método no qual o aprendizado acontece de forma ativa por parte das pessoas envolvidas.

Por fim, é IMPORTANTE destacar que as vivências aqui propostas distinguem-se de OFICINAS: a natureza das vivências requer uma atividade eminentemente prática. Não se trata de uma aula expositiva (por exemplo, o uso de apresentação em slides); tem o objetivo de experenciar e refletir sobre a prática. Além disso, não há inscrição prévia; não emite certificado aos participantes, pois é parte do congresso como um todo; pode acontecer em sessões iguais e sucessivas, e de fluxo contínuo, por exemplo. Ou seja, não se trata de ensinar a fazer, e sim FAZER e REFLETIR sobre a ação.


2. INFORMAÇÕES PARA QUE VOCÊ SE ORGANIZE:

2.1. As vivências acontecerão de 03/11/2022 a 06/11/2022, durante todo o Congresso.

2.2. As vivências propostas deverão ter formato e planejamento distinto das OFICINAS, que possuem e devem ser submetidas em edital específico, acessível em: https://cobem.com.br/2022/o-cobem/oficinas/

2.3 O TEMA inerente a cada vivência proposta é LIVRE. Entretanto, somente serão aceitas vivências que estiverem inseridas no campo da Educação Médica.

2.4. A inscrição de alguma proposta de oficina não impede que o proponente também submeta uma proposta de vivência.

2.5. As vivências ocorrerão em três espaços destinados para este fim: o 1) LABORATÓRIO DE ENSINAGEM; 2) o LABORATÓRIO DO CUIDADO; 3) o LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO. Cabe à comissão organizadora identificar o Laboratório mais adequado à proposta submetida.

A) LABORATÓRIO DO CUIDADO: neste cenário serão acolhidas as práticas voltadas para a humanização do ensino, da gestão e da assistência. Como exemplos, podemos citar a realização no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica de uma vivência da mentoria, ou de atividades diversas ligadas à saúde mental dos alunos, professores e gestores, bem como vivências voltadas para a cultura da paz e para o desenvolvimento da espiritualidade, envolvendo práticas integrativas, entre outras vivências inovadoras.

B) LABORATÓRIO DE ENSINAGEM: voltado para o desenvolvimento docente, do discente e do preceptor no âmbito pedagógico. Podemos citar como exemplos a serem acolhidos neste cenário vivências que propuserem a realização, em tempo real, de uma sessão de tutoria, mentoria, ou a realização de um OSCE, portfólio, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes, rotação por estações de trabalho, problematização, entre outros.

C) LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO: neste espaço reuniremos aquelas vivências que envolverem fundamentalmente a linguagem artística nas suas diversas expressões, em suas execuções.

2.6. Também serão aceitas as propostas de vivências cujas atividades requeiram espaços inovadores, todos sem cobertura (estacionamento, bosque, piscina, campo de futebol e outros), disponíveis no local do evento. Esta informação deve ser apresentada no formulário de inscrição de propostas.

2.7. A proposta deverá apresentar claramente quais os materiais/equipamentos necessários à atividade serão de responsabilidade dos proponentes e quais serão da responsabilidade da Comissão Organizadora, que buscará atender as demandas.
Caso a solicitação não seja viável, do ponto de vista técnico ou orçamentário, os autores serão informados e poderão buscar meios próprios de prover os materiais/equipamentos ou ajustar a proposta à realidade disponível.

2.8. É fundamental que você descreva em sua proposta a duração da atividade e o número de repetições que ela terá.

2.9. As propostas deverão ser submetidas on-line, no link https://bit.ly/Vivencias60Cobem até a data limite de 30/07/2022.

2.10. Em hipótese alguma serão aceitas propostas enviadas por qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.9.

2.11. Os/as autores/as da proposta de VIVÊNCIA, caso aprovada, devem ser associados/as adimplentes da ABEM até 30/08/2022.

2.12. A realização das vivências selecionadas está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição dos/as proponentes da atividade no 60º Cobem, até o dia 30/08/2022.

2.13. Não há número máximo de coautores, mas somente serão certificados (co)autores/as associados/as e inscritos/as.


3. COMO AS VIVÊNCIAS SERÃO CLASSIFICADAS E SELECIONADAS?

3.1. Todas as vivências qualificadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Organizadora do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica.

3.2. Serão desclassificadas as vivências que não estiverem dentro dos padrões de metodologia indicados neste convite ou que não seguirem as diretrizes aqui apresentadas.

3.3. A Comissão Organizadora do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica priorizará as vivências de acordo com os seguintes critérios:
     a) relevância do tema para a Educação Médica;
     b) Originalidade, criatividade e inovação conceitual;
     c) adequação entre as metodologias que serão adotadas na vivência e os objetivos propostos.

3.4. As vivências selecionadas serão divulgadas no site do congresso até o dia 15/08/2022.

3.5. Todas as vivências selecionadas devem ser realizadas no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica por seus respectivos autores indicados no momento da inscrição, em dia e horário definido pela Comissão Organizadora conforme disposto no item 2.1.

3.6. Todos os autores cujas vivências forem selecionadas receberão um certificado de participação como facilitador de VIVÊNCIA no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, assim como seus respectivos coautores indicados no momento da inscrição da proposta.


4. REGISTRE EM SUA AGENDA AS SEGUINTES DATAS:
 

Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).

● INÍCIO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE VIVÊNCIAS: 13/06/2022.
● FIM DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/07/2022.
● DIVULGAÇÃO AOS AUTORES DAS VIVÊNCIAS APROVADAS: 20/08/2022.
● LIMITE PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO (Item 2.11 e 2.12): 30/08/2022.

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das vivências no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

Os autores das propostas de vivências reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que as vivências realizadas estão coerentes com as informações fornecidas e livres de direitos autorais restritivos.

A Comissão Organizadora é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso. Além disso, a inclusão de qualquer vivência, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

Em caso de dúvidas a respeito de alguma regra aqui indicada, comunique-se conosco por meio do endereço eletrônico [email protected]

Os casos aqui omissos serão analisados pelo colegiado que constitui a nossa Comissão Organizadora.

Até breve!

Comissão Organizadora do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Brasília, 10 de junho de 2022.