OFICINAS
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO 60º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA!
Serão oferecidas 32 oficinas, distribuídas ao longo dos dias 3 a 5 de novembro.
Para acessar as atividades, é preciso estar com a inscrição confirmada no evento.
– A inscrição para as oficinas deve ser feita por meio do painel do congressista, no menu “Inscrições” –> “Inscreva-se”.
As vagas para as oficinas são limitadas e serão preenchidas conforme a ordem de inscrição.
– OFICINAS APROVADAS:
01 | Tema da oficina:“Estratégias de reflexão sobre questões raciais, étnicas, de gênero, orientação sexual e ambientais – R.E.G.A.R. voltada para toda a comunidade acadêmica – discentes, docentes e funcionários.”
Autores:Paulo Klingelhoefer de Sá, Nathalia Matola.
—
02 | Tema da oficina: Avaliação e Simulação Realística
Autores: Marcos Antonio Marton Filho, Rodrigo Magri Bernardes.
—
03 | Tema da oficina: Compreendendo a Fisiologia do Ciclo Cardíaco além dos livros
Autores: Luís Henrique Montrezor, Camila Linhares Taxini Passos
—
04 | Tema da oficina: Currículo orientado por competências – construção e desafios da escola médica.
Autores:Mariana Beatriz Arcuri, Verônica Santos Albuquerque, Simone Rodrigues.
—
05 | Tema da oficina: Oficina de Habilidades Humanísticas: Módulo Empatia Clínica
Autores: Bianca Paracampos Barros Mendonça, Ismaelino Mauro Magno Nunes, Ana Emília Vita Carvalho.
—
06 | Tema da oficina: Compreendendo e vivenciando Grupos Balint
Autores: Luiz Fernando Chazan, Suely Grosseman, Mariana Bteshe, Jéssica Leão, Ricardo Heinzelmann.
—
07 | Tema da oficina: Diretrizes para o Ensino da Atenção Primária à Saúde/Medicina de Família e Comunidade na graduação médica
Autores: Ricardo Souza Heinzelmann, Marco Tulio Ribeiro, Fabiano Guimarães, Marcelo Dalla, Zeliete Zambon, Alexandre Melo.
—
08| Tema da oficina: A formação para o cuidado e a violência na educação médica: o que temos a falar sobre isso?
Autores: Lia Marcia Cruz da Silveira, Paulo Roberto Alves de Pinho, Luciana Branco Motta, Branda Vieira Pinheiro, Sara Lacerda Malaquias Alves, Carlos Eduardo Merss.
—
09 | Tema da oficina: Por uma educação médica antirracista
Autores: Julia Barban Morelli Rosas, Maria Regina Bortolini
—
10 | Tema da oficina: Tendências e inovações no processo de ensino-aprendizagem em Medicina Laboratorial
Autores: Leonardo de Souza Vasconcellos, Silvana Maria Eloi Santos, Eduardo Jorge Emery Carvalho Pinto, Patrícia Brazão Cohen, Fabio Vasconcellos Brazão
—
11 | Tema da oficina: Recupere a alegria em ser docente: o que precisamos fazer para transformar nossa práxis para a Docência do Século XXI?
Autores: Paulo Marcondes Carvalho Junior, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Alexsandra de Ávila, Durães Jannotti Fontes, Heloísa Helena Dias, Valéria Camargo de Lacerda Carvalho
—
12 | Tema da oficina: Preceptoria Centrada no Residente
Autores: Marcia CL Santos, Bruno Alves Brandão, Nayara Monteiro Rocha, Cássia Kirsch Lannes, Viviane dos Santos Jacob Monteiro.
—
13 | Tema da oficina:Lidando com o educando-desafio
Autores: Marcia Cristina Lemos dos Santos, Bernardo Lago Alves, Viviane dos Santos Jacob Monteiro, Bruno Alves Brandão
—
14 | Tema da oficina: Introdução à Preceptoria
Autores: Thais Ranzani Tiseo, Viviane dos Santos Jacob Monteiro, Bruno Alves Brandão, Bernardo Lago Alves, Marcia Cristina Lemos dos Santos
—
15 | Tema da oficina: O alvorecer do pensamento sistêmico novo-paradigmático na educação médica
Autores: Raquel Rangel Cesario, Karen Regina Santana, Patrícia Bombicino Damian
—
16 | Tema da oficina: Saúde mental do residente
Autores: Márcia Cristina Lemos dos Santos, Rafaella Severo Matera, Débora Junqueira Fonseca Oliveira, Cássia Lanes
—
17 | Tema da oficina: Uso da Medicina Narrativa como ferramenta de ensino para uma praticas reflexiva das subjetividades do encontro clínico
Autores: Bruno Alves Brandão, Thaís Ranzani Tiseo, Débora Junqueira Fonseca Oliveira, Daniel de Medeiros Gonzaga
—
18 | Tema da oficina:Desenvolvendo competencias para a inserção das PICS na formação em saúde
Autores: Renata Roseghini, Monica da Cunha Oliveira
—
19 | Tema da oficina: Gap geracional na Educação Médica
Autores: Marcia Cristina Lemos dos Santos, Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Nayara Monteiro da Rocha.
—
20 | Tema da oficina: Construindo bases para Educação Médica que combate o racismo
Autores: Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Rita Helena Borret do Espirito Santo, Sthefany de Paula Gomes, Rhaimei Izorai Gonçalves Barbosa, Vanessa Cristine Ribeiro Fredrich, Debora Teixeira.
—
21| Tema da oficina: Introdução à Comunicação Clínica: aprendendo a escutar, entendendo o indivíduo e a determinação dos contextos
Autores: André Ferreira de Abreu Junior, Camilla Bucci, Guilherme Vale
—
22 | Tema da oficina: Residências Médicas no Brasil: construindo um diagnóstico inicial e entendendo o papel da ABEM
Autores: André Ferreira de Abreu Junior, Douglas Vinicius Reis Pereira, Djerlly Marques Araujo da Silva.
—
23 | Tema da oficina: Saúde e espiritualidade nas interfaces do ensino, da pesquisa e da extensão.
Autores: Simone Regina Souza Da Silva Conde, Ana Claudia Santos Chazan, Giancarlo Lucchetti, Isabella Bernardes Sampaio, Yan Ribeiro da Silva, George Luiz Néris Caetano.
—
24 | Tema da oficina: Violência sexual no contexto de Serviços de Saúde: abordagens na formação profissional médica
Autores: Bruna Hellen Barbosa Mutz, Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Rita Helena Borret do Espirito Santo, Bruna Ballarotti, Jéssica R. B. Leão, Debora Teixeira
—
25 | Tema da oficina: Pintando a educação médica com jenipapo e urucum: o que é ser indígena na contemporaneidade?
Autores: Willian Fernandes Luna; Geovan Jose dos Santos, Sandra Monteiro de Souza Pankararu, Cecília Malvezzi, Leonardo Christian da Silva Maia, Brenno Karllos Alves Feitosa Menezes De Sá, Raniel Martinha De Souza.
—
26 | Tema da oficina: A boniteza de ensinar e aprender
Autores: Rosana Alves, Alessandra Carla Almeida Ribeiro, Danuza Barros Gomes
—
27 | Tema da oficina: Utilização do Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) como ferramenta norteadora de ideias e ações de extensão
Autores: Leandro de Almeida Moreira, Taynara Emanuella Gomes de Almeida, Aline Benevides Sá Feres, Camila Silveira Silva Teixeira
—
28 | Tema da oficina: Oficina sobre o Exame de Ordem na Medicina
Autores: Caroline Baldini Szepeilewicz, Pedro Henrique Barato Plocharski, Ana Luísa Rigolin, Felipe Jacobovitz
—
29 | Tema da oficina: O império do lúdico na sala de aula: um case de gamificação para o ensino da Farmacologia
Autores: Francislaine Aparecida dos Reis Livero, Maria Elena Martins Diegues, Danillo Prechlak de Souza, Fernanda de Abreu Braga, Bárbara Tereza Lavagnini, Camila Maria Escardille Yoshitani, Ester Pelegrini Silva
—
30 | Tema da oficina: Oficina de Raciocínio clínico
Autores: Joanne Alves Moreira, João Mendes Vasconcelos, Pedro Rafael Del Santo Magno
—
31 | Tema da oficina: Ensino de urgência na graduação, residência médica, pós-graduação e carreira profissional
Autores:Gerson Alves Pereira Júnior, Deborah Francez Maccari, Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, Sara Fiterman Lima, Flávia Trench
—
32 | Tema da oficina: Capacitação em simulação clínica: Atendimento simulado à acidente de múltiplas vítimas?
Autores: Gerson Alves Pereira Júnior, Elaine Cristina Negri Santos, Flávia Trench
EDITAL DE SUBMISSÃO DE OFICINAS
60º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA
Ciência, cuidado e resiliência na Educação Médica
1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de oficinas para o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 03/11/2022 a 06/11/2022, no formato presencial.
1.2. A realização de oficinas no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com os congressistas suas experiências locais e produção de conhecimento, além de reflexões sobre o processo de educação.
2. DAS OFICINAS
2.1. As oficinas acontecerão em todos os dias do congresso, iniciando na tarde do dia 03/11/2022 até a manhã do dia 06/11/2022.
2.2. A proposta de oficina deverá estar relacionada com a temática da Educação Médica, preferencialmente abordando a temática central do evento – Ciência, Cuidado e Resiliência e relacionada aos núcleos temáticos do 60º Cobem. Encorajamos a proposição de modelos inovadores de oficinas.
Núcleos Temáticos:
• Eixo I – Responsabilidade social da escola médica
• Eixo II – Direitos humanos, humanidades e diversidades
• Eixo III – Escola médica em movimento: da interiorização da formação à internacionalização
• Eixo IV – Diagnóstico, prevenção e enfrentamento do sofrimento na educação médica
• Eixo V – Inovação educacional e uso de tecnologias
2.3. Cada oficina somente poderá ser inscrita uma única vez no Congresso, mesmo que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes.
2.4. As oficinas ocorrerão em 06 salas especificamente destinadas para este fim. conforme figura abaixo.
2.5. Além das 6 salas relacionadas no item 2.4, poderão ser propostos modelos de oficinas que demandem espaços inovadores, todos sem cobertura (estacionamento, bosque, piscina, campo de futebol e outros), disponíveis no local do evento. Esta informação deve ser apresentada no formulário de inscrição de propostas.
2.6. A proposta deverá apresentar claramente quais os materiais/equipamentos necessários à atividade serão de responsabilidade dos proponentes ou da Comissão Organizadora, que buscará atender as demandas, caso a solicitação não seja viável, do ponto de vista técnico ou orçamentário, os autores serão informados e poderão buscar meios próprios de prover os materiais/equipamentos ou ajustar à realidade disponível.
2.7. As oficinas poderão ter duração de 2 (duas), 4 (quatro) ou 8 (oito) horas, podendo ser compostas por atividades/ciclos de duração menor; a mesma oficina poderá ser repetida no Congresso, caso não haja oficinas selecionadas em número suficiente para preencher todos os espaços e horários disponíveis.
2.8. As oficinas deverão incentivar a participação e protagonismo dos interessados, por meio de vivências práticas.
2.9. As propostas deverão ser submetidas on-line, através do link: https://bit.ly/Oficinas60Cobem até a data limite de 30/07/2022.
2.10. Em hipótese alguma serão aceitas oficinas enviadas por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.6.
2.11. Pelo menos um dos autores da proposta de Oficina deve ser associado adimplente da ABEM até 30/08/2022.
2.12. A realização das oficinas selecionadas, durante o 60º COBEM, será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos oficineiros até o dia 30/08/2022. Só poderão participar da oficina, oficineiros inscritos no 60º Cobem.
2.13. O número máximo de Oficineiros em cada Oficina é de 06(seis). Após divulgação da lista de Oficinas selecionadas, não será possível a inscrição de outros autores.
3. DA FORMA DE AVALIAÇÃO
3.1. Serão desclassificadas as oficinas que não estiverem dentro dos padrões de metodologia proposta ou não seguirem as regras aqui apresentadas.
3.2 Todas as oficinas qualificadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Organizadora do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, sem menção a autores ou a instituições relacionadas.
3.3. A Comissão Organizadora do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica será responsável pela avaliação das oficinas, de acordo com os seguintes critérios:
– Relevância do tema;
– Qualidade e coerência da proposta;
– Inovação e contribuição dos produtos para o avanço no campo da educação médica;
3.4. As oficinas selecionadas serão divulgadas, aos autores, no site do Congresso até o dia 15/08/2022.
3.5. Todas as oficinas selecionadas devem ser realizadas no 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica por seus respectivos autores indicados no momento da inscrição, em dia e horário definido pela Comissão organizadora conforme disposto no item 2.1.
4. DA INSCRIÇÃO DOS CONGRESSISTAS NAS OFICINAS
4.1. A divulgação das oficinas selecionadas será feita no site do Congresso.
4.2. A inscrição nas oficinas, quando for o caso, estará disponível apenas para os inscritos no congresso através do Painel do Congressista, a partir de 01/09/2022.
4.3. A participação na oficina ficará limitada pelo número máximo de participantes definido pela proposta submetida no edital.
5. DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
– INÍCIO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 13/05/2022
– FIM DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/07/2022
– DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS APROVADAS AOS AUTORES: 15/08/2022
– LIMITE PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO (Item 2.8): 30/08/2022
– ABERTURA DA INSCRIÇÃO PARA CONGRESSISTAS: 01/09/2022
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das oficinas no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
6.2. Os autores das oficinas reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo da oficina inscrita, são verdadeiras, próprias e originais.
6.3. A Comissão Organizadora é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.
6.4. A inclusão de qualquer oficina, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.
6.5. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.
Brasília, 13 de maio de 2022
60º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Comissão Organizadora