AGENDA CULTURAL

Apresentação da Agenda Cultural

A criação da agenda cultural do 58º Cobem segue impulsionada pelo desejo coletivo de integralidade, movida pela necessidade de levar à comunidade acadêmica mais do que informação e entretenimento. Inseridos em nosso tempo e cientes de nossa responsabilidade social, mais do que nunca somos convocados, pelo contexto sanitário atual, a pensar em dispositivos inovadores, capazes de interferir na cultura do cuidado, em nossas práticas assistenciais, de gestão e de ensino.

E se, por um lado, a pandemia de Covid-19 coloca em evidência a necessidade de mudança de padrões culturais de comportamento e dos laços sociais, por outro lado, ela ressalta a importância da ampliação do nosso repertório e competência cultural, cuja consequência direta é o aprimoramento da nossa competência socioafetiva.

Confiantes de que a competência cultural é o atributo responsável por qualificar as nossas ações educativas, reconhecemos na arte o instrumento potencialmente transformador de realidades, por isso a escolhemos em sua diversidade de linguagens como dispositivo norteador de nossa agenda de cultura.

A nossa proposta de programação cultural reconhece a singularidade dos seres humanos, a importância da equidade em face às suas particularidades étnico-raciais, geográficas, econômicas, históricas, políticas e outras, muitas vezes atravessadas por conflitos interculturais, pela estratificação social, por várias vulnerabilidades, pela discriminação e pela estigmatização.

A nossa agenda também reconhece a importância para a educação médica do contínuo exercício da sensibilidade, indissociável da competência cultural, inserindo no 58º Cobem, em seus múltiplos cenários, um movimento análogo às estratégias pedagógicas que perpassam longitudinalmente (e integrativamente) o currículo, proposta que a distingue de uma atividade isolada e a define como uma política ou postura institucional, integrada à programação científica do congresso.

Qual será a nossa oferta cultural?

Pela primeira vez em um Cobem teremos um Programa de Rádio diário – afinal, somos um país musical e os nossos ritmos e sonoridades falam sobre a nossa cultura e modos de existência. Teremos também uma Oficina e uma Galeria de Artes Visuais, bem como um Momento Culinário, porque comida muitas vezes é cura e nos vincula a uma cultura. Transversalmente, contaremos com várias intervenções artísticas originais em cada uma das dezoito mesas de trabalho previstas na programação científica do congresso, momento o qual nomeamos Gotas de Cultura, todo ele concebido por pessoas ligadas ao ensino médico. A arte cinematográfica também se fará sentir por meio do CineCobem, visando a nossa sensibilização para a percepção do mundo de forma a desenvolvermos algumas competências desejadas à formação médica: criatividade, reflexão e empatia são apenas algumas delas. Ofereceremos também uma Oficina de Produção Cultural a partir da qual os participantes envolvidos criarão, coletivamente, o SARAU que integrará a programação cultural do 58º Cobem, no último dia de nossa agenda.

Por fim, mas não menos importante, por meio da nossa agenda também desejamos contribuir para a compreensão das nossas motivações, atitudes e emoções, em um exercício protetor da saúde mental de todos nós.

Esperamos por vocês nessa atmosfera de integração e interdisciplinaridade na qual partilharemos arte, ciência, vida e cultura.

Comissão Cultural do 58º Cobem