SOBRE O EVENTO

SOBRE O 58º COBEM

Tema Central:
Educação médica em tempos de incerteza: Qualidade, equidade e construção coletiva

A epidemia de coronavírus não influenciou apenas as questões de saúde e economia globais; interferiu diretamente na forma como ensinamos, aprendemos e nos comunicamos, exigindo amplamente o reconhecimento de vulnerabilidades, a coesão da comunidade e o reconhecimento de nossa interdependência.

Ao longo dos últimos meses, tivemos poucas certezas. Uma delas é a de que precisamos estar conectados, em diálogo, de prontidão para ouvir, compreender, buscar nossos parceiros da educação médica brasileira e assim, juntos, encontrar os novos caminhos que nos permitirão vencer esse desafio humanitário e aprender para sempre o valor do cuidado, da solidariedade, do planejamento, da educação libertadora e da liderança servidora.

Para atender às questões sanitárias e garantir a segurança de nossa comunidade, decidimos realizar o primeiro Congresso Brasileiro de Educação Médica totalmente virtual. O 58º Cobem será um encontro on-line, entre os dias 12 e 18 de outubro de 2020. Como não poderia deixar de ser, nossas vivências de 2020 irão compor o tema do evento: “Educação Médica em tempos de incerteza: qualidade, equidade e construção coletiva”.

Queremos manter aceso o debate e a qualificação da educação médica brasileira que ajudamos a construir ao longo dos últimos meses.
Conscientes de nossa responsabilidade, estabelecemos uma comunicação cotidiana com nosso público, com o objetivo de divulgar informações relevantes para o direcionamento das ações nas escolas e nos programas de residência. Investimos também na escuta de professores, alunos, residentes, preceptores e gestores, por meio de pesquisas de diagnóstico e coleta de relatos.

Sabemos que a comunicação mediada pelos suportes digitais não é suficiente para constituir de forma plena nossa interação pessoal e profissional. No entanto, o impulso humano de construção e compartilhamento do conhecimento nos trouxeram até aqui e podem nos conduzir a superação dos atuais desafios. É assim que desejamos que seja o 58º Cobem: um espaço de promoção de reflexões e de identificação de oportunidades de aprimoramento de práticas e trabalho colaborativo em rede. Mais do que nunca, precisamos estar juntos, seja como for.

Comissão Organizadora do 58º Cobem