TRABALHOS ACADÊMICOS

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO

É imprescindível que sejam lidas com atenção as normas, pré-requisitos e as orientações a seguir para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.

ACESSE O PAINEL DO CONGRESSISTA

Para submeter o resumo é necessário realizar o login no painel do congressista. Para submeter o resumo não é necessário realizar a inscrição no evento. É necessário apenas criar o cadastro no sistema para que seja possível enviar o resumo ou se você ja for associado ABEM basta acessar com seu login e senha de associado. TODOS os autores do resumo devem estar previamente cadastrados no sistema.

ENVIE SEU RESUMO ATRAVÉS DO PAINEL

Após realizado o login no painel do congressista, no menu superior, clique na opção TRABALHOS e depois em ENVIAR TRABALHOS. Insira seu resumo de acordo com os campos presentes no formulário, informe os autores e sinalize o coordenador responsável e clique em ENVIAR. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.

ACOMPANHE O STATUS DO SEU TRABALHO

Qualquer um dos autores cadastrados poderá consultar o status do seu trabalho. (Em Avaliação, Aprovado, Não Aprovado ou Desclassificado). Para isso basta acessar o menu TRABALHOS e posteriormente em selecionar a opção TRABALHOS ENVIADOS. Na última coluna da direita estará presente o status do resumo enviado.

ALTERAÇÕES NO RESUMO ENVIADO PARA AVALIAÇÃO

Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterar ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o status do trabalho estiver como RESUMO ENVIADO. A partir do momento que o status do resumo se alterar para EM AVALIAÇÃO não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.

TUDO PRONTO PARA ENVIAR O SEU RESUMO?

Após conferir se o trabalho segue as regras de submissão publicadas a seguir, clique no botão abaixo para acessar o painel do congressista e enviar o seu resumo!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Caso você tenha enviado Trabalho para o Congresso de Foz do Iguaçu e deseje apresentá-lo no 58º Cobem, solicitamos que reenvie seu trabalho conforme as orientações acima. Caso decida aplicá-lo para avaliação no 59º COBEM em Foz do Iguaçu em 2021, nenhuma ação é necessária.

TRABALHOS PREMIADOS NO 58º COBEM

MODALIDADE: APRESENTAÇÃO ORAL

Tipo: Relato de experiência
Título: Criação de uma anamnese psiquiátrica adaptada para avaliação de crianças e adolescentes transgêneros em um ambulatório especializado
Eixo: Currículo/PPP – Diversidade na escola médica
Autor Principal: Danuza Beatriz de Menezes Bino – FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Coautores: Pedro Henrique de Oliveira e Almeida, Maria Carolina Lobato Machado e Tatiane Miranda

Tipo: Relato de experiência
Título: Campanha Poesia Na Universidade Do Estado Do Pará: Quando A Ação Extensionista Convoca A Arte Como Estratégia Para A Ressignificação Da Pandemia.
Eixo: Desenvolvimento Discente- Papel da extensão e da pesquisa universitária
Autor Principal: Luciana Brandão Carreira – UEPA – Universidade do Estado do Pará
Coautores: Marina Rodrigues Pinheiro do Nascimento, Luiz Felipe Batista Ferreira, Arthur Nascimento Rodrigues e Gabriel Augusto Picanço Frazão

Tipo: Relato de experiência
Título: Projeto “Conte Comigo”: O Combate à Violência de Gênero nos Jogos Universitários, um Relato de Experiência.
Eixo: Desenvolvimento Discente – Enfrentamento às iniquidades sociais
Autor Principal: Sara Torres y Moreno Batista – ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde
Coautores: Carla Larissa Cunha Sottomaior, Raquel Aziz Batista, Renata Orlandi Rubim e Ana Laura de Queiroz Pereira

 

MODALIDADE: PÔSTER COMENTADO

Tipo: Trabalho científico
Título: Atlas Digital de Neuroanatomia: Uma Ferramenta em Ensino Espiral Continuo e Ensino Remoto
Eixo: Desenvolvimento Docente – Literacia digital/ensino híbrido
Autor principal: Giuliano Roberto Gonçalves – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Coautores: Fernando Luís Maeda, Marcus Vinicius Giglio, Matheus Perez e Enrico Ghizoni

Tipo: Trabalho científico
Título: Estudo Prospectivo Controlado Randomizado Sobre O Efeito Da Prática Deliberada Como Metodologia De Ensino De Histologia Na Graduação Em Medicina
Eixo: Desenvolvimento Docente – Diversidade na escola médica
Autor Principal: Cristina Silva Sant Anna – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Coautores: Sara Cristiane Barauna, Getulio Rodrigues De Oliveira Filho e Claudia Almeida Coelho de Albuquerque

Tipo: Relato de experiência
Título: Utilização de Tecnologias de Engenharia e Computação (Weblab) como Suporte às Práticas de Laboratório de um Curso de Medicina
Eixo: Desenvolvimento Docente – Literacia digital/ensino híbrido
Autor Principal: Daisy Hirata – FCMSJC – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos- HUMANITAS
Coautores: Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, José Elias Matieli, Aletéia Massula de Melo Fernandes e Pedro Carlos da Silva Euphrásio

 

MODALIDADE: PÔSTER SIMPLES

Tipo: Trabalho científico
Título: A Importância Da Inserção Da Telemedicina No Currículo Médico: Os Discentes Estão Preparados Para Nova Modalidade De Saúde Digital?
Eixo: Currículo/PPP – Literácia digital/ensino híbrido
Autor principal: Catarina Epichin Amin – EMESCAM
Coautores: Francine Alves Gratival Raposo, Elisa Smith Barbiero Medeiros, Ana Cecília Alves Arrivabeni e Júlia Cera Scotá Moreira

Tipo: Relato de experiência
Título: Participação da representação discente na estruturação do ensino remoto: um relato de experiência
Eixo: Desenvolvimento Discente – Literácia digital/ensino híbrido
Autor principal: Sofia Gallina Ferreira – UNICAMP
Coautores: Joana Fróes Bragança Bastos, Henriquy Aguiar Coelho, Simone Appenzeller e Gabriel da Silva Ferreira

Tipo: Relato de experiência
Título: A Eficácia das Reuniões Virtuais Online no Processo de Aprendizagem de Neoplasias do Sistema Nervoso
Eixo: Desenvolvimento Discente – Literácia digital/ensino híbrido
Autor principal: Thalita da Rocha Bastos – UEPA
Coautores: Diego Arthur Castro Cabral, Francisco Lima Neto, Edmundo Luis Rodrigues Pereira e Fernanda Myllena Sousa Campos

Tipo: Relato de experiência
Título: O Nascimento do Programa de Rádio do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará, no Contexto da Pandemia.
Eixo: Desenvolvimento Discente- Papel da extensão e da pesquisa universitária
Autor principal: Luciana Brandão Carreira- UEPA
Coautores: Gabriela Paracampo de Albuquerque, Daniel kahwage Silva, Taiane do Socorro Silva Natividade e Maria Eduarda Silveira Bührnheim

Tipo: Relato de experiência
Título: Administração e Boas Práticas em Estudos Clínicos: Relato de Experiência de Acadêmicos em Capacitação pelo AOPEER
Eixo: Desenvolvimento Discente- Papel da extensão e da pesquisa universitária
Autor principal: Matheus Machado Rech – UCS
Coautores: Bruna Gianatassio Pozzi, Alessandra Bossardi, Rodrigo Alberton da Silva e Asdrubal Falavigna

Tipo: Relato de experiência
Título: Superando Desafios Durante a Pandemia: Relato de Experiência em Ensino Remoto no Programa de Mentoria do Curso de Medicina
Eixo: Desenvolvimento Discente – Bem-estar na escola médica
Autor principal: Iana Ciara Santos de Albuquerque – UFRN
Coautores: André Victor Fernandes Barbalho, Sara Silva Meireles, Paulo José de Medeiros e Vanessa Soares de Lima Dantas

Orientações sobre a apresentação de trabalhos durante o 58º Cobem

Os trabalhos apresentados no 58º Cobem estão divididos em três categorias.

Pôsteres simples: estarão disponíveis para visualização durante todo o congresso na Sala de Exposições. Não há interlocução síncrona com os autores. Por meio da plataforma, os congressistas poderão enviar mensagens direcionadas aos autores dos trabalhos, que serão remetidas por e-mail aos autores principais.

Pôsteres comentados: serão apresentados e avaliados em sessões comentadas com a participação dos autores, e estarão disponíveis para visualização durante todo o congresso na Sala de Exposições.

Apresentações orais: serão apresentados e avaliados em sessões comentadas com a participação dos autores, e estarão disponíveis para visualização durante todo o congresso na Sala de Exposições.

ENVIO DE PÔSTERES SIMPLES E PÔSTERES COMENTADOS

– O template oficial, disponível no sistema de envio de trabalhos, disponibiliza para download um arquivo .zip, que contém os templates para: Trabalho Científico e Relato de Experiência. Após baixar e descompactar o arquivo .zip, o usuário deverá selecionar qual modelo se refere ao seu trabalho (Trabalho Científico ou Relato de Experiência), adequar o trabalho ao template, salvar e enviar o arquivo final.
– O pôster deverá ter as seguintes dimensões: 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura.
– O formato de salvamento do arquivo final (Pôster) deverá obrigatoriamente ser .JPEG
– É permitido ao autor inserir imagens e referências bibliográficas no material final de apresentação.
– O ID do trabalho deve ser inserido no campo destinado a inserção desta informação. O ID do trabalho pode ser consultado na mesma tela do sistema que o usuário realizou o download deste template.
– Os pôsteres simples estarão disponíveis para visualização durante o congresso. Os pôsteres comentados serão apresentados em sessão virtual em dia e hora a serem informados – nesta sessão, ao menos um dos autores deve estar presente.
– O material final deverá ser estruturado seguindo as regras aqui apresentadas e as orientações do template. O envio do material final deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia 30 de setembro.

ENVIO DE APRESENTAÇÕES ORAIS

– As apresentações orais devem ser enviadas por meio de link do site Vimeo. Confira o tutorial de como fazer a criação de conta e upload no Vimeo: https://vimeo.com/454806834
– Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração; vídeos com mais de 5 minutos não serão aceitos. A gravação deverá ser feita na horizontal e em Full HD (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura). A estrutura do vídeo é livre em termos de local, apresentação e uso de outros recursos, como slides.
– Antes de enviar o material, revise a produção para adequar, se necessário, som, imagem, iluminação e tempo total. Confira aqui 7 dicas para gravar seu vídeo em casa: https://vimeo.com/454927674
– Para preservar o ineditismo da apresentação do trabalho, o vídeo produzido não deve ser publicado em qualquer outra plataforma até sua efetiva apresentação.
– O vídeo será compartilhado na sessão de apresentação oral, antes de iniciar o debate sobre o trabalho. Nesta sessão, de acordo com cronograma a ser divulgado, ao menos um dos autores deve estar presente.
– O material final deverá ser estruturado seguindo as regras aqui apresentadas e as orientações dos tutoriais. O envio do link do Vimeo deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia 30 de setembro.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Está liberado o resultado da avaliação dos resumos a serem apresentados no congresso. Os trabalhos serão veiculados no evento por meio de pôsteres simples, pôsteres comentados e apresentações orais gravadas em vídeo. Para conferir o status de seu trabalho, acesse https://admin.abem-nacional.com.br/evento/58-cobem/login e acompanhe as novidades por aqui.

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 12/10/2020 a 18/10/2020.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica, relatos de experiência, revisões bibliográficas, pesquisas quantitativas e/ou pesquisas qualitativas.

2. DOS TRABALHOS

2.1. Cada trabalho somente poderá ser inscrito uma única vez no Congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes.

2.2. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo um deles obrigatoriamente o orientador/coordenador. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

2.3. Os resumos deverão ser submetidos on-line, por meio do painel do congressista: https://admin.abem-nacional.com.br/evento/58-cobem até a data limite de 16/08/2020.

2.4. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.

2.5. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.3.

2.6. A apresentação durante o Cobem dos trabalhos selecionados será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos autores até o dia 17/09/2020.

2.7. Os trabalhos selecionados e aprovados pela comissão científica deverão ser apresentados na modalidade indicada no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.

2.8. Os resumos deverão versar sobre os temas listados no TEMÁRIO (ver item 2.10) e conter os seguintes tópicos, considerados obrigatórios:

trabalho científico: 1. introdução; 2. objetivos; 3. métodos; 4. resultados/discussão; 5. conclusões.
relato de experiência/ação extensionista: 1. introdução; 2. objetivos; 3. relato de experiência ou da ação; 4. reflexão sobre a experiência; 5. conclusões ou recomendações.

2.9. Documentos obrigatórios que devem ser anexados nos campos correspondentes no momento da submissão do resumo:

– trabalho científico: parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); todos os trabalhos devem ter sido aprovados pelo CEP;
– trabalho científico (revisão bibliográfica): trabalho científico (revisão bibliográfica): para os trabalhos científicos que se enquadrem como Revisão Bibliográfica, deve ser redigida uma carta explicando o caráter do trabalho (revisão bibliográfica); esta carta deverá ser anexada ao formulário de envio no sistema no mesmo campo em que outros trabalhos farão o envio da CEP;
– relato de experiência e ação extensionista: declaração de anuência da instituição onde a experiência ou ação extensionista foi desenvolvida, podendo este documento ser emitido por alguma das instâncias responsáveis (direção da escola, coordenação do curso, chefia do departamento, coordenação do projeto, coordenação de disciplina – clique aqui para baixar um modelo de Declaração de Anuência).

2.10. Eixos e temáticas para a educação médica:
EIXOS:
– Currículo/PPP
– Avaliação
– Desenvolvimento docente
– Desenvolvimento discente

TEMÁTICAS:
– Papel da escola médica (responsabilidade social – acesso/permanência – gestão)
– Literácia digital/ensino híbrido
– Bem-estar na escola médica
– Enfrentamento às iniquidades sociais
– Papel da extensão e da pesquisa universitária
– Políticas públicas (educação e saúde/SUS)
– Diversidade na escola médica

2.11. Normas para o envio dos RESUMOS:
O resumo não deve ultrapassar o limite de 3.500 caracteres, contando com espaços entre as palavras. Não deverá conter figuras e tabelas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
O título não deve ultrapassar 150 caracteres, contando com espaços entre as palavras, nem utilizar siglas e abreviações, sendo a primeira letra de cada palavra maiúscula, exceção feita às citações de espécies que devem seguir a regra taxonômica.
O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
Importante:
– Estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor. Qualquer inobservância às normas acima acarretará a reprovação do resumo enviado.

2.12. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, DEVEM ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com a Resolução 466/2012, 580/2018, Carta Circular no 166/2018, CONEP, e complementares do Conselho Nacional de Saúde, MS. Esta aprovação deve ser declarada no item Métodos e anexado o Parecer de Aprovação.

2.13 O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo.

2.14. Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme normas internacionais.

2.15. Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.) no resumo.

2.16. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e, se forem publicados, serão mantidos na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.

2.17. Trabalhos inscritos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com as regras aqui apresentadas serão desclassificados.

2.18. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou a reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, na mesma seção que o usuário acessou para submeter o resumo.

2.19. Em breve estarão disponíveis neste site as orientações para apresentação dos trabalhos aprovados, considerando os recursos digitais disponíveis no ambiente virtual do evento.

3. DO CRONOGRAMA

– 13/07/2020: início do prazo de submissão dos resumos;
– 16/08/2020: fim do prazo de submissão dos resumos;
– 04/09/2020: prazo final para divulgação dos trabalhos aprovados;
– 17/09/2020: data limite para pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos autores;
– 30/09/2020: prazo final para envio do material final;
– 12 a 18/10/2020: apresentação dos trabalhos no evento.

4. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

4.1. Serão desclassificados os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais, não estiverem dentro dos padrões de metodologia científica ou não seguirem às regras aqui apresentadas.

4.2. Todos os resumos qualificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica sem menção a autores ou a instituições relacionadas.

4.3. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.4. Em caso de empate, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.4. A Comissão Científica do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:
– relevância do tema;
– qualidade e coerência do texto;
– inovação e contribuição para o avanço no campo da educação médica;
– adequação da análise e discussão.

4.5. Os trabalhos selecionados serão divulgados no painel do congressista até o dia 04/09/2020.

4.6. Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica por um dos respectivos autores indicados no momento da inscrição, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

4.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo:

– clareza e articulação dos itens do trabalho (tema/objetivos/resultados/ conclusões);
– relevância científica do trabalho para a educação médica;
– clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
– interagiu e respondeu adequadamente ao público e avaliador/monitor

4.8. O julgamento será realizado em formulário padronizado e elaborado pela Comissão Científica, com escore de 0 a 10 para cada um dos itens de avaliação.

4.9. A nota final (NF) do trabalho corresponderá à nota atribuída pelos avaliadores da Comissão Científica, fazendo-se a média aritmética das notas dos avaliadores durante as apresentações e as notas emitidas nas avaliações dos resumos on-line.

4.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: originalidade; relevância social do trabalho; relevância científica do trabalho; emprego da metodologia na elaboração do resumo.

4.11. Informações complementares em relação a apresentação dos trabalhos estarão disponíveis em breve aqui neste site.

5. DAS PREMIAÇÕES

5.1 Receberão os reconhecimentos por menção honrosa os 3 (três) melhores trabalhos de cada categoria.

5.2 Pelo menos um dos autores deverá estar presente para não desqualificar a premiação.

6. DOS CERTIFICADOS

6.1. Serão fornecidos certificados na qualidade de apresentação do pôster ou apresentação oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.

6.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema no prazo máximo de 1 (um) mês após o evento.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação dos trabalhos no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

7.2. Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.

7.3. As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.

7.4. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e orientadores autorizam as Comissões Organizadora e Científica a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

7.5. A inclusão de qualquer trabalho, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

7.6. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.