TRABALHOS ACADÊMICOS

trabalhos PREMIADOS:

APRESENTAÇÕES ORAIS

TÍTULO: A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Virna Vieira Freitas Araújo, Rafaela Elizabeth Bayas Queiroz
*Trabalho Premiado com isenção da taxa de submissão na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica)

TÍTULO: DIFERENTES CENÁRIOS DE ATENDIMENTO À SAÚDE COM USO DA TÉCNICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA (SR) PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Magda Vercosa Carvalho Branco Silva, Renata Uchôa Alves, Rafael de Jesus Moreira, Antônio Marcos da Conceição

TÍTULO: SEMIOBOT: UM CHATBOT BASEADO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TREINO DE SEMIOLOGIA
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Marilia Menezes Gusmão, Anna Emília Sousa da Silva, Fabiola Santos Sousa, Maria Isabella de Santana Cesar, Carla Loureiro Alvarez, Amanda Hellen Sousa Leal

PÔSTER COMENTADO

EIXO I:
Educação interprofissional

TÍTULO: CAPACITAÇÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA E FARMÁCIA: O ENSINO INTERDISCIPLINAR
AUTORES: Maria Rita Leite Monteiro Hasbun, Francisco Jordy Martins de Vasconcelos, Anna Leticia Bezerra da Silva do Nascimento, Ciro de Castro Queiroz, Letícia Lôbo Braga, Heraldo Guedis Lobo Filho

TÍTULO: INTEGRAÇÃO DE RELATOS DE PROFISSIONAIS A RESPEITO DA PREVALÊNCIA DA INTERPROFISSIONALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
AUTORES: Ana Laura Borghi Chuquer, Matheus Corrêa, Victória Beatriz Zardo, Caroline Venski, Stella de Brito Ferreira, Leide da Conceição Sanches

PÔSTER SIMPLES

EIXO I:
Educação interprofissional

TÍTULO: GRUPO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Ana Camilly da Costa Cruz, Simone da Nóbrega Tomaz Moreira, Amanda Pinto Wingerter Barros, Mariana Carlos de Amorim Santos

TÍTULO: A INTERPROFISSIONALIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA PROPORCIONAR UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENCONTRO DA SAÚDE MENTAL.
AUTORES: Eliene Cariús Nóboa, Leandro Vairo, Ana Carolina Borba de Frias, Adhara Azevedo Schmitz

SUBMISSÃO DOS RESUMOS | ORIENTAÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO

É imprescindível que as normas, os pré-requisitos e as orientações a seguir sejam lidos com atenção para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.

ACESSE O PAINEL DO CONGRESSISTA

Para submeter o resumo é necessário realizar o login no painel do congressista. Para submeter o resumo não é necessário pagar a inscrição no evento. É necessário apenas estar cadastrado no evento para que seja possível enviar o resumo; ou, se você ja possuir cadastro ou for associado ABEM, basta acessar com seu login (CPF) e senha de associado.

ENVIE SEU RESUMO ATRAVÉS DO PAINEL

Após realizado o login no painel do congressista, no menu superior, clique na opção TRABALHOS e depois em ENVIAR TRABALHOS. Insira seu resumo de acordo com os campos presentes no formulário, informe os autores, aceite o Termo de Responsabilidade e clique em ENVIAR. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.

ACOMPANHE O STATUS DO SEU TRABALHO

Qualquer um dos autores cadastrados poderá consultar o status do trabalho. (Aprovado, Reprovado ou Em Avaliação). Para isso basta acessar o menu TRABALHOS e posteriormente selecionar a opção TRABALHOS ENVIADOS. Na penúltima coluna da direita estará presente o status do resumo enviado.

ALTERAÇÕES NO RESUMO ENVIADO PARA AVALIAÇÃO

Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterá-lo ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o período de submissão de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento das submissões não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.

TUDO PRONTO PARA ENVIAR O SEU RESUMO?

Após lidas as orientações e principalmente as NORMAS DE SUBMISSÃO, clique no botão abaixo para acessar o painel do congressista e enviar o seu resumo!

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA: 10 ANOS DE CONSTRUÇÃO

1. O EVENTO

1.1. 1.1. As regras aqui descritas se referem à submissão de trabalhos científicos para o 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica que ocorrerá nos dias 12/09/2024 a 15/09/2024, em Belo Horizonte/MG.

1.2. 1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes, discentes e médicos residentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências relacionados à Educação Médica.

1.3. A1.3. A programação do 62º Cobem contemplará os seguintes eixos temáticos, todos voltados à Educação Médica:

  • Eixo temático I: Perfil do egresso, concepções e paradigmas sobre o ensinar, o aprender, o permanecer e o pertencer
  • Eixo temático II: Competências e cenários para a formação médica
  • Eixo temático III: Avaliação e desenvolvimento docente e de preceptoria
  • Eixo temático IV: Residência e pós-graduação

Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em: Eixos/Temário.


2. DO CRONOGRAMA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).

  • 01/02/2024: Início do prazo de submissão dos resumos;
  • 16/04/2024: Fim do prazo de submissão dos resumos;
  • 08/07/2024: Data limite para divulgação dos trabalhos aprovados;
  • 21/07/2024: Data limite para pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores dos trabalhos aprovados.
  • 19/08/2024: Prazo final para envio do material de apresentação dos trabalhos que tem pelo menos um dos autores inscrito na data acima;
  • 30/08/2024: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos;
  • 12 a 14/09/2024: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

3. DOS RESUMOS A SEREM ENVIADOS

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de submissão, do não cumprimento desta regra, desclassificará os resumos repetidos.

3.2. Os resumos deverão ser de autoria de, no máximo, seis autores. Não há número mínimo de autores dos resumos. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre Educação Médica, considerando os eixos temáticos listados no item 1.3. Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial, de qualquer especialidade, serão desclassificados.

3.4. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

3.5. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa ou inglesa.

  • O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços), não utilizar siglas nem abreviações e não identificar a Instituição de origem.
  • O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
  • Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
  • O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
  • Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo também NÃO deverá conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

3.6. Todas as orientações apresentadas no item 3.5 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

3.7. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

3.8. Os autores devem dar atenção à redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados, com trabalhos completos enviados e apresentados no evento por um de seus autores serão publicados nos Anais do Congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico, pelo Painel do Congressista do 62º COBEM (Clique Aqui), até a data limite de 16/04/2024.

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.

4.3. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 62º COBEM para ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

4.4. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

4.5. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 16/04/2023 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

4.6. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 62º COBEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores e suas Instituições de origem.

4.7. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.8. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.8. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
  • Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
  • Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
  • Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
  • Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da Educação Médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

4.9. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia
08/07/2024.

4.10. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

4.11. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no 62º COBEM no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, POSTER COMENTADO ou POSTER SIMPLES.

4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Poster Comentado os trabalhos aprovados como Poster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.

4.13. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.

4.14. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação como Poster Simples, Poster Comentado e Apresentação Oral será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Poster Simples e Poster Comentado serão expostos por meio de cards com acesso digital, via QR code, durante o 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Os cards serão emitidos e afixados pela organização do evento.

5.2. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral e Poster Comentado serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

5.3. Os trabalhos aprovados no formato Poster Simples serão avaliados pela Comissão de Trabalhos Científicos em ambiente virtual, antes do evento e receberão comentário dos avaliadores, durante o evento, na forma de Selos Mineiros cujo significado estará disponível no site do evento em momento oportuno.

5.4. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores, ao envio do material de apresentação dentro dos prazos estipulados no cronograma e à presença (check in) de pelo menos um dos autores no evento.

5.5. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 62º COBEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

5.6. Poster Simples e Poster Comentado:

  • O material de apresentação será no formato PDF, seguindo o template disponibilizado no painel do congressista, máximo de 5 slides.
  • O pôster será visualizado no smartphone de cada expectador (Android ou iOS), através da leitura do QR CODE que estará impresso na área de exposição do evento.
  • A Leitura do QR CODE deverá ser realizada pelo aplicativo da Abem (Abem Eventos).
  • A impressão do QR CODE e fixação deste material na área de exposição será realizada pela organização do evento e não pelos autores.
  • O template para produção do material de apresentação estará disponível, no painel do congressista, na data de divulgação do resultado das avaliações.
  • Limite para o tamanho de cada material de apresentação: 10MB

5.7. Apresentações Orais:

As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos no formato PDF, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte aos avaliadores, no momento da fala dos autores. As peças podem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados como sugestão. Os modelos podem sofrer alteração e deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.

5.8. Em todos os formatos, o título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

5.9. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Poster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. Para o Poster Simples será considerada a presença de pelo menos um dos autores durante o evento. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.

5.10. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate e para Poster Comentado será de 7 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

5.11. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade dos avaliadores convidados pela Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:

  • Relevância científica do trabalho para a educação médica
  • Clareza e objetividade na apresentação de conteúdo durante a exposição
  • Resposta adequada à arguição da comissão julgadora
  • Clareza e articulação dos itens do trabalho

5.12. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das Apresentações orais e Poster Comentado, quando pertinente.

5.13. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios da avaliação dos resumos, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.

6. DAS PREMIAÇÕES

6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Poster Simples, Poster Comentado e Apresentação Oral. Serão divulgados na Cerimônia de Encerramento do 62º COBEM e publicados no website até 10 dias após o término do evento.

6.2. Nas modalidades Poster Simples e Poster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.

6.3. Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

6.4. Não serão aceitos recursos aos trabalhos premiados em qualquer categoria

7. DOS CERTIFICADOS

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Poster Comentado e Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.
No caso do formato Poster Simples é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento.
Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias úteis após término do evento.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são as responsáveis nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos em qualquer das etapas.

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.