14 DE OUTUBRO DE 2016 | SEXTA-FEIRA | ||
AUDITÓRIO DO BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15-9:45
|
Mesa-redonda: ANASEM | Coordenadora: Lucia Iochida (UNIFESP) |
ANASEM: formulação, aplicação, usos e impactos sobre a formação médica | Maria Inês Fini (INEP) | |
Impactos da ANASEM na formação médica (Visão dos docentes) | Sigisfredo Luis Brenelli (ABEM/UNICAMP) | |
Impactos da ANASEM na formação médica (Visão dos discentes) | Danilo Amorim (DENEM/UnB) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 2 | ||
10:00-11:30
|
Mesa-redonda: Avaliação institucional das escolas médicas: SINAES e SAEME | Coordenador: Milton de Arruda Martins (USP) |
Porque o SAEME? | Milton de Arruda Martins (USP) | |
SAEME: processo, instrumentos de acreditação e vantagens para os Cursos de Medicina? | Patrícia Tempski (USP) | |
Mudanças do instrumento de avaliação do SINAES | Margô Gomes de Oliveira Karnikowski (INEP) | |
Participação discente no processo de avaliação e acreditação dos Cursos de Medicina | Douglas Vinícius (ABEM/FCMMG) | |
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 3 | ||
14:15-15:45
|
Mesa-redonda: Como avaliar? Diferentes métodos de avaliação | Coordenador: Paulo Roberto Silva (ESCS) |
Como definir os padrões de desempenho numa avaliação critério referenciada? | Wilton da Silva Santos (ESCS) | |
Como e por que avaliar habilidades clínicas e profissionalismo? | Rosa Malena Delbone (UFMG) | |
Avaliação de competência e “atividades profissionais confiáveis” (Entrustable Professional Activity – EPA) | Gerson Alves Pereira de Araújo (FMRP-USP) | |
Impactos da avaliação sobre o processo de aprendizagem e a qualidade de vida do estudante | Patrícia Tempski (USP) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 8 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15 – 9:45
|
Mesa-redonda: Me formei, e agora? | Coordenador: Vinicius Veloso Paulino (SES/DF) |
Ingresso na residência médica | Michel Alves (UFPA) | |
Serviço militar | Pedro R. Bianchini (HRS) | |
Prática médica antes da residência médica | Pedro Rafael Neto (HUB/UnB) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 11:30
|
Conferência – Conectividade, Conhecimento Coletivo e Aprendizado Colaborativo
|
Moderadora: Lina Sandra Barreto Brasil (UNA-SUS) |
Conferencista: Luiz Carlos Lobo (UNA-SUS) | ||
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Mesa-redonda: Gestão da carreira docente: como conciliar a graduação com a pesquisa | Coordenador: Leopoldo Luiz dos Santos Neto (UnB) |
A função de pesquisador dentro da carreira docente | Mário José Abdala Saad (UNICAMP) | |
Desafios da pós-graduação para a carreira docente | Maria Imaculada Muniz B. Junqueira (UnB) | |
Desafios para uma carreira docente que contemple ensino, pesquisa, extensão e assistência | Ruy Guilherme Silveira de Souza (UFRR) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 1 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15-9:45
|
Painel: Universalização da residência médica no Brasil | Coordenador: José Henrique Leal (UnB/COREME-DF) |
Discutir a proposta de universalização da residência médica no Brasil, capacidade instalada de serviços para criação de programas de Medicina Geral de Família e Comunidade, capacidade de abertura de novos programas de residência médica, definição pública da necessidade de formação de especialistas no Brasil e controle da qualidade dos atuais e novos programas de residência médica.
|
MEC/CNRM | |
SBMFC | ||
Cristina Sette de Lima (CONASEMS) | ||
Naiara Costa Balderramas (ANMR) | ||
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00-11:30
|
Conferência: Mercado de Trabalho Para o Médico no Brasil
|
Moderador: Sigisfredo Luis Brenelli |
Conferencista: José Paranagua Santana(FIOCRUZ) | ||
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15-15:45
|
Painel: O papel do médico residente | Coordenador: Renata Orlandi (ESCS/SES-DF) |
Discutir o papel do residente enquanto aprendiz, trabalhador, instrutor e pesquisador. Avaliar a carga horária desenvolvida e a qualidade de vida dos médicos residentes
|
Thereza Loureiro (FMRP/USP) | |
Gabriel Martins (Hop Julia Kubistchek) | ||
Alice Lima Lana(Hop Odilon Behrens) | ||
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 2 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15-9:45
|
Mesa-redonda: As Organizações Sociais na gestão da saúde | Coordenadora: Patrícia Massanaro (ESCS) |
Gestão da saúde por meio de Organizações Sociais e o ensino na saúde | SES/DF | |
Impactos orçamentários e na assistência a saúde | MPDFT | |
Experiência da gestão por Organizações Sociais em cenários de ensino de saúde no Brasil | Mayara Secco (UFF) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 3 | ||
10:00-11:30
|
Teleconferencia: Bioética no Ensino Médico: Desafios Conteporâneos
|
Moderador I: Lúcio Flávio Gonzaga (CFM) |
Moderador II: Evaldo Lima da Costa (UNICEUB) | ||
Conferencista: Rui Nunes – Universidade do Porto | ||
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 2 | ||
14:15-15:45
|
Painel: O ensino da Saúde Coletiva na graduação em medicina | Coordenador: Eduardo Queiroz (UNB) |
Analisar o ensino da saúde coletiva na graduação em medicina no Brasil e sua inserção nos cenários de integração ensino-serviço-comunidade. Desafios para o ensino de saúde coletiva nos serviços de saúde, a partir de abordagens que contemplem uma epidemiologia crítica e desenvolva aspectos da gestão da clínica e das ciências humanas e sociais.
|
Ivani Bursztyn (UFRJ) | |
Ana Maria Costa (Alames/CEBES/ESCS) | ||
Danilo Aquino Amorim (DENEM/UnB) | ||
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15 – 9:45
|
Mesa-redonda: Novas tecnologias em educação em saúde e utilização dos meios eletrônicos | Osvaldo Sampaio Netto (UCB) |
Uso de plataformas digitais | Alessandra Dahmer (UFCSPA) | |
Uso de tecnologias mobile | Ana Emília Oliveira (UFMA) | |
Recursos educacionais para educação em saúde na modalidade EAD | Alysson Lemos (UNA-SUS) | |
Visão do estudante sobre o uso de novas tecnologias na formação | Edison Tostes (UnB) | |
9:45 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Painel: Metodologias ativas: o que temos além do PBL? | Coordenador: Luisa Patricia Fogarolli (UniFAL) |
Team Based Learnig (TBL); Problematização; Estudo Dirigido; Estudo de Caso;
|
Marcia Rosa da Costa (UFCSPA) | |
Paulo Luiz Carvalho Francescantonio (PUC-GO) | ||
Alexandre Sampaio Moura (UNIFENAS-BH) | ||
Matheus Glasner (UPE) | ||
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
SALA 3002 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15-9:45
|
Mesa-redonda: Contribuições do Movimento Estudantil para a educação médica | Coordenadora: Patricia Massanaro (ESCS) |
Da Redemocratização à CINAEM: estratégias para a transformação do ensino médico | Armando de Negri (Hosp Osvaldo Cruz) | |
A formulação e atuação da DENEM durante a CINAEM | Marianne Regina A. Sabino | |
Conjuntura e desafios para o movimento estudantil de medicina após a CINAEM | Suelen Nunes (Fepar) | |
9:45 – 14:15 | Intervalo | |
14:15-15:45
|
Mesa-redonda: Contribuições do Movimento Estudantil para a Reforma Sanitária Brasileira | Coordenadora: Lorena Bessa (UCB) |
A luta do movimento estudantil de medicina pela redemocratização e pelo direito a saúde | Odorico Monteiro (UFC-Sobral) | |
A atuação do movimento estudantil na luta pelo direito a saúde na década de 1990 | Heider Pinto (Rede Unida) | |
A luta da DENEM em defesa do SUS durante os governos Lula e Dilma | Diângeli Soares (SIMESP) | |
Desafios e tarefas do movimento estudantil de medicina frente a atual conjuntura da saúde | Danilo Aquino Amorim (DENEM/UnB) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
SALA 3003 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15-9:45
|
Mesa-redonda: Como ensinar e avaliar relação médico-paciente | Coordenador: Suely Grosseman (UFSC) |
Habilidades em comunicação na matriz curricular e na prática docente | Ubirajara Picanço (ESCS) | |
Avaliação estruturada de atitudes | Josemar Moura (UFMG) | |
9:45 – 14:15 | Intervalo | |
14:15-15:45
|
Mesa-redonda: Esporte e sua influência na vida acadêmica | Coordenadora: Marina Pádua (UnB) |
A importância do esporte na formação médica e na saúde mental dos estudantes de medicina | Larissa Jatobá (UFRJ) | |
O papel da atividade física e do exercício na saúde do estudante de medicina | Luiz Guilherme Grassi Porto (ExNEEF ) | |
As competições esportivas e o currículo oculto do curso de medicina | Renata Mencacci (USP) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00-17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
SALA 3004 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15 – 10:30
|
Qual relevância que sua escola médica dá ao processo ensino aprendizagem da propedêutica laboratorial? | Coordenador: Leonardo de Souza Vasconcellos |
A importância do uso racional | Leonardo de Souza Vasconcellos (UFMG) | |
O momento clínico da solicitação | Rosa Malena Delbone de Faria (UFMG) | |
SALA 3005- BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
14:15 – 17:30
|
A problematização como estratégia de ensino-aprendizagem na integração ensino-comunidade
|
Ednamara F. Santos (ESCS) |
Laís Gomes (ESCS) | ||
Ana Claudia Pires Carvalho (ESCS) | ||
Vanessa Viana Cardoso (ESCS) | ||
SALA 3006 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
14:15 – 17:30
|
A problematização como estratégia de ensino-aprendizagem na integração ensino-comunidade
|
Ednamara F. Santos (ESCS) |
Laís Gomes (ESCS) | ||
Ana Claudia Pires Carvalho (ESCS) | ||
Vanessa Viana Cardoso (ESCS) | ||
SALA 3007 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00-17:30 | Como integrar ciências básicas e clínicas | Gustavo da Rocha Velloso (UnB) |
SALA 3016 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Formação médica para a atenção a saúde da População em Situação de Rua
|
Tiago Neiva (UCB) |
Jorge Samuel (SES/SF) Consultório de Rua | ||
Arthur Vizzoto (UEL) | ||
SALA 3017 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Portfólio: como utilizar esta ferramenta?
|
Ubirajara José P. de Miranda Júnior (ESCS) |
Carmem Lúcia Simon (ESCS) | ||
Márcia Rosa da Costa (UFCSPA) | ||
João Paulo Silva Cézar(ESCS) | ||
Lígia M. Cayres Ribeiro (UNIFENAS –BH /Erasmus University) | ||
SALA 3112 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Lições de Mentoring: 15 anos de prática na FMUSP e FAMERP
|
Patrícia Lacerda Bellodi (FMUSP) |
Emirene N. Cruz (FAMERP) | ||
SALA 3113 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Elaboração de questões de múltipla escolha
|
Olavo Franco Ferreira Filho (UEL) |
Sulani Silva de Souza (ESCS/UCB) | ||
SALA 3114 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Como ensinar e avaliar a relação médico – paciente
|
Matheus Gama (FMIt) |
Josemar Moura (UFMG) | ||
SALA 3115 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Ligas Acadêmicas
|
Nildevande Junior (UPE) |
Lucas Paravidino (FMC) | ||
Raphaela Mendes (UCB) | ||
GRANDE AUDITÓRIO | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | |
18:00 | AGO – ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA |