| 13 DE OUTUBRO DE 2016 | QUINTA-FEIRA | ||
| AUDITÓRIO DO BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE | 
| 8:15 – 9:45 | Mesa-redonda – Porque avaliar? | Coordenador: Antonio Carlos Sansevero Martins (UFRR) | 
| A avaliação como instrumento pedagógico de transformação do ensino | Patricia Tempski (USP) | |
| A visão do estudante sobre a avaliação como instrumento de transformação do ensino | João Victor Costa (UEFS) | |
| Como incorporar os processoas avaliativos à cultura do ensino médico? | Marcia Hiromi Sakai (UEL) | |
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00 – 11:30 | Mesa-redonda – FAIMER Brasil | Coordenador: Henry Campos (UFC /FAIMER) | 
| O Currículo e o calendário da FAIMER Brasil | Henry Campos (UFC /FAIMER) | |
| FAIMER Brasil 2007 a 2016: trajetória dos 10 anos de história. Planejamento FAIMER Brasil para o futuro | Eliana Amaral (UNICAMP) | |
| Projetos que impactaram na formação de agentes de mudanças educacionais nas profissões da saúde | Luciana Almeida Teixeira (UFTM) | |
| 11:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 15:45 | Mesa-redonda – Monitoramento e avaliação das mudanças curriculares e inovações pedagógicas | Coordenador: Milton de Arruda Martins (USP) | 
| Registro, sistematização e avaliação das experiências. | Maria Helena Senger (PUCSP) | |
| Produção e tradução do conhecimento sobre avaliação dos processos de reorientação da formação e reestruturação curricular. | Dais Rocha (DSC/UnB) | |
| Participação discente no processo de monitoramento das mudanças curriculares. | Diogo Almeida Carneiro (UnB) | |
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Centro Oeste | |
| AUDITÓRIO DO BLOCO 8 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE | 
| 8:15-9:45 | Mesa-redonda- Formação de Docentes, Preceptores e Tutores | Coordenador: Maria Rita Garbi Novaes (ESCS) | 
| Como estimular a formação para docente desde a graduação | Maria Imaculada Muniz B. Junqueira (UnB) | |
| Programa institucional de desenvolvimento docente | Olivia Andrea A. C. Bessa (UNIFOR) | |
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00-11:30 | Mesa-redonda – Experiências e iniciativas de formação de docente, preceptores e tutores | Coordenador: Rosa Malena Delboni de Faria (UFMG) | 
| Iniciativas governamentais de apoio a formação de docentes, prceptores e tutores | Representante do Ministério da Saúde | |
| Projeto Preceptores da ABEM | Denise Herdy Afonso (UERJ) | |
| Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde) | Marcia H. Sakai (UEL) | |
| 11:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15-15:45 | Mesa-redonda – Educação permanente | Coordenador: Valdenise Tiziani (Hosp. Da Criança de Brasília) | 
| Como utilizar as plataformas de telemedicina na educação médica continuada? | Cleinaldo de Almeida Costa (UEA) | |
| Como utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) na educação médica continuada? | Roberto Steves (UNA-SUS) | |
| Potencialidades do uso da telemedicina e dos AVAs na graduação | Ernani Leão (UERN) | |
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Minas Gerais | |
| AUDITÓRIO DO BLOCO 1 | ||
| HORARIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE | 
| 8:15 – 9:45 | Mesa-redonda – O internato médico e as novas DCNs | Coordenador: Romildo Martins Rezende (UniCEUB) | 
| Legislação do internato: a lei dos estágios e a necessidade de uma regulamentação específica | Dione Maciel (UPE) | |
| Desafios da expansão do internato na atenção básica | Vinícius Ximenes (UnB) | |
| Como as escolas médicas estão se adaptando às exigências de mudança no internato médico? | Osvaldo Sampaio (UCB) | |
| Impacto das mudançãs do internato na formação e qualidade de vida do estutante | Eduardo Postal (UCPEL) | |
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00 – 11:30 | Mesa-redonda – Internato e a formação humanística do estudante | Coordenadora: Maria Luisa Carvalho Soliani (EBMSP) | 
| Hierarquizaçao, relações de poder, violência simbólica e formação ideológica no internato | Sandro Oliveira Schreiber (ABEM/UCPel) | |
| O impacto do modelo assistencial sobre a formação humanística do estudante | Vitor Machado (UnB) | |
| Como aprimorar a formação humanística do estudante no internato? | Eliana Mendonça Vilar Trindade (ESCS) | |
| Empoderamento psicológico e social: caminhos para a transformação do internato | Monique França (UERJ) | |
| 11:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 15:45 | Mesa-redonda – DCN e Internato em Urgência e Emergência | Presidente: Gerson Alves Pereira Júnior (FMRP-USP) | 
| Coordenadora: Ana Luiza de Oliveira Machado (UCB) | ||
| Educação e trabalho: sinergias no campo das urgências | Armando de Negri Filho (RBCE) | |
| Recomendações do projeto ABEM-OPAS para o ensino de urgencia e emergencia na matriz curicular | Gustavo Pereira Fraga (UNICAMP) | |
| Medicina de emergência como especialidade médica: regulamentações e competências contínuas desde a graduação, residência médica e atuação profissional | Frederico Arnald (ABRAMED) | |
| Cenários de ensino integrado em atenção pré-hospitalar móvel, fixa e regulação médica | Flávio Bastos (NEP/SAMU-DF) | |
| Desafios para inserção do estudante nos cenários de urgência e emergência | Murilo Fernandes (UFES) | |
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Rio de Janeiro / Espirito Santo | |
| AUDITÓRIO DO BLOCO 2 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE | 
| 8:15-9:45 | Integração ensino-serviço-comunidade [Mesa] | Coordenador: Armando Raggio (FIOCRUZ) | 
| A integração ensino-serviço-comunidade como mecanismo de tranformação do ensino médico | Luiz Carlos Lobo (UNA-SUS/UnB) | |
| O papel dos diversos sujeitos nessa relação: estudante, professor, preceptor, tutor, comunidade, movimentos sociais, gestores. | Eliana Goldfarb Cyrino (UNESP) | |
| Formação interprofissional: como integrar o estudante e ampliar a capacitação da equipe de cuidado | Ana Claúdia Fassa (UFPel) | |
| Como garantir uma relação transformadora entre estudantes e comunidade | Tomaz Carpentieri (UFCSPA) | |
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00-11:30 | Mesa-redonda – COAPES: Desafios na relação entre escolas médicas e gestores do SUS [Mesa] | Coordenador: Elza Fereira Noronha (UnB) | 
| Panorama nacional do COAPES: contratos realizados e desafios da implementação | Representante do Ministério da Saúde | |
| Papel dos municípios na formulação e implementação do COAPES: desafios e perspectivas | Izaias Francisco de Souza Júnior(CONASEMS) | |
| O papel do controle social no COAPES | Conselho Nacional de Saúde (CNS) | |
| Participação estudantil na construção do COAPES | Hugo Sant’Anna (UFRJ-Maaé) | |
| 11:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15-15:45 | Painel – Impacto das escolas médicas nas condições sócio-sanitárias nas regiões de saúde brasileiras | Coordenador: Maria Regina Fernandes (UnB) | 
| Discutir e apresentar indicadores sociais e de saúde relacionados a criação e inserção das escolas médicas no território; impactos sobre a distribuição de médicos no Brasil e relação das escolas médicas com movimentos sociais, populares e comunitários . | Henry Campos (UFC /FAIMER) | |
| Rosa Gouvêa de Sousa (UFSJ) | ||
| Pedro Manuel B. Sousa (UESPI) | ||
| Charles Cezar Tocantins de Souza (CONASEMS) | ||
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reuniãodas Regionais ABEM – Regional São Paulo | |
| AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE | 
| 8:15 – 9:45 | Painel – Cenário de expansão das escolas médicas | Coordenador: Antonio José de Amorim (UFMT) | 
| Discutir os impactos presentes e futuros da expansão de escolas médicas sobre a qualidade do ensino, provimento de médicos, interiorização do ensino e da assistência e garantia do direito a saúde. | Representante do Ministério da Saúde | |
| Lúcio Flávio Gonzaga (CFM) | ||
| Sigisfredo Luis Breneli (ABEM/ Unicamp) | ||
| João Gabriel P. Andrade (DENEM/UnB) | ||
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00 – 11:30 | Mesa-redonda – Regulamentação do ensino privado no Brasil | Coordenador: Mário Lúcio Lopes (UniCEUB) | 
| Qualidade, regulação e supervisão dos cursos de medicina no Brasil e a proposta do INSAES | Representante SERES/MEC | |
| O processo de oligopolização do ensino superior brasileiro: impactos sobre o acesso, perfil do estudante e qualidade | Matheus Gama (FMIt) | |
| O custo de se fazer medicina: mercantilização do ensino médico | Suelen Nunes (FEPAR) | |
| 13:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 15:45 | Painel – Experiência exitosas de novas escolas médicas | Coordenador: Rodrigo Penha Chavez (UFSJ) | 
| Apresentar experiências inovadoras e bem-sucedidas de novas escolas médicas, assim como problmatizar as principais dificuldades encontadas atualmente | Vinícius Ximenes (UNB) | |
| Henry de Holanda Campos (UFC) | ||
| Rodrigo Cariri (UFPE) | ||
| George de Azevedo (UFRN) | ||
| Joziana Barçante (UFLA) | ||
| Júlio Stobbe (UFFS) | ||
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reuniãodas Regionais ABEM – Regional Nordeste | |
| SALA 3002 – BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO | 
| 8:15 – 9:45 | Currículo oculto e formação política do médico [MESA] | Coordenador: Geraldo Cunha Cury (UFMG) | 
| Currículo oculto x Currículo formal | Alba Esperidião (UFOP) | |
| A construção pólitico-social do médico | Marco Akerman (USP) | |
| A formação do médico e o papel do conselho federal de medicina | Henrique Batista E Silva (CFM) | |
| Como superar as estruturas da escola médica que sustentam o cúrriculo oculto? | Felipe Scalisa (USP) | |
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00 – 11:30 | A cor do curso de medicina [Painel] | Coordenador: Manoel Victor (NegreX/UnB) | 
| Discutir o perfil dos estudantes de medicina, a pequena presença de negros nos cursos de medicina, construção histórica do negro na sociedade brasileira, racismo, dificuldades de acesso e permanência no ensino superior, impacto das políticas de inclusão e a atual situação do negro nas escolas de medicina do Brasil | Renan Zaramela (FMSCSP) | |
| Vânia Maria (UEPA) | ||
| Talyta Araújo (UnB) | ||
| 13:30 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 15:45 | Mulheres na Medicina e na Sociedade [Mesa] | Coordenador: Maria Dilma Alves Teodoro (ESCS) | 
| As mulheres no mercado de trabalho | Marcia Hiromi Sakai (UEL) | |
| As mulheres na medicina: especialidades médicas, gravidez e trabalho | Sylvia Cavalcante (UniCEUB) | |
| Lutas pela emancipação e empoderamento das mulheres na escola médica | Patrícia Massanaro (ESCS) | |
| 15:45 – 16:00 | Intervalo | |
| 16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
| 18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Norte | |
| SALA 3003- BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO | 
| 8:30 – 8:45 | Abertura – Hospitais Universitários e de Ensino [Fórum da ABRAHUE] | Presidente: Mônica Almeida Neri (ABRAHUE) | 
| Importância do tema Segurança do Paciente no currículo | ||
| 8:45 – 9:15 | Normativas das ações de segurança do paciente no Brasil | Rosângela Benevides (ANVISA) | 
| 9:15 – 9:45 | Implantação dos núcleos de segurança do paciente nos Hospitais Universitários e de Ensino | Helaine Capucho (EBSERH) | 
| 9:45 – 10:00 | Intervalo | |
| 10:00 – 10:30 | Inserção do tema segurança do paciente em cursos de graduação | |
| Visão do docente | Vera Marra (ABEM) | |
| Visão do discente | Gabriela Amorim Mattos – UERJ | |
| 10:30 – 11:00 | Cultura de segurança do paciente – “Eu adoto” | Maria Magalhães (Hospital São Paulo – UNIFESP) | 
| 11:00 – 12:00 | Debate | |
| 12:00 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 14:45 | A integralidade do cuidado e a qualificação da assistência no SUS | Andréa Silveira (Hospital das Clínicas – UFMG) | 
| 14:45 – 15:45 | Linhas de cuidado e a integração do ensino, pesquisa e assistência nos Hospitais Universitários e de Ensino | |
| Visão do HUE | Renan Magalhães Montenegro Junior (Hospital Walter Cantidio – UFC) | |
| Josenília Maria Alves Gomes (Hospital Walter Cantidio – UFC) | ||
| Visão do Gestor | Paula Martins (Hospital Metropolitano Odilon Behrens – MG) | |
| 15:45 – 17:00 | Debate | |
| SALA 3004 -BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO | 
| 10:00 – 11:30 | Saúde mental do estudante de medicina e dos profissionais de saúde | Maria Dilma Alves Teodoro (ESCS) | 
| Transtornos emocionais do estudante de medicina | Daniele Oliveira Ferreira da Silva (UCB) | |
| Apoio psicopedagógicos da IES: divulgação, fluxograma de encaminhamento e resultados | Thiago Blanco (ESCS) | |
| Autocuidados do estudante de medicina | Maurício Petroli (UFRJ) | |
| 12:00 – 14:15 | Intervalo | |
| 14:15 – 14:30 | XI Fórum Serviços de Apoio aos Estudantes de Medicina (FORSA) | |
| Tema: Ensinar e aprender medicina – O impacto da violência na vida do estudante [Mesa] | Coordenador: Sergio Baldassin (FMABC) | |
| Homenagem a Profa. Patricia Bellodi | Sergio Baldassin (FMABC) | |
| Leitura da Carta de Marília | Sergio Baldassin (FMABC) | |
| 14:30 – 15:45 | Conferência: Tragédias, Violência e Traumas: Ecos nos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina | Patrícia Lacerda Bellodi (USP) | 
| 15:30 – 15:45 | Discussão | |
| 15:45 – 16:00 | Apresentação da Mesa | Coordenador: Sergio Baldassin (FMABC) | 
| 16:00 – 16:15 | Ações nos Conselhos Regionais: uma proposta do CREMESP | Katia Burle (FAMEMA) | 
| 16:15 – 16:30 | Ações discentes de sucesso contra violência visível e oculta. | Daniel Felix Valsechi (FAMERP) | 
| 16:30 – 16:45 | Ações Institucionais de sucesso contra a violência. | Maria Cristina Pereira Lima (UNESP) | 
| 16:45 – 17:00 | Ações de sucesso dos serviços de apoio contra a violência | Maria de Fátima Aveiro Colares (USP-FMRP) | 
| 17:00 – 17:30 | Debate, com propostas, relatório e “Carta do XI Fórum” | Sergio Baldassin (FMABC) | 
| 18:00 – 20:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Sul 1 | |
| SALA 3005 -BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Como planejar e executar um OSCE | Ruy Guilherme Silveira de Souza (UFRR) | 
| Antônio Carlos Sansevero (UFRR) | ||
| 18:00 – 20:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Sul 2 | |
| SALA 3006 – BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA – PECHA KUTCHA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Resiliência Institucional na Formação Médica | Patricia Tempski (USP) | 
| SALA 3007 -BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Blended-learning no internato: uso da problematização, mapa conceitual e educação a distância | Oscarina Ezequiel (UFJF) | 
| SALA 3112 – BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Taxonomia de Bloom revisitada | Lina Sandra Barreto Brasil (UNA-SUS) | 
| SALA 3113 -BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Práticas complementares e integrativas na formação médica | Carmem Lúcia de Simone (ESCS) | 
| Reinaldo Gaspar da Mota (UFMT) | ||
| Vânia Maia (UEPA) | ||
| SALA 3114 – BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Diversificação dos cenários de prática no internato | Ana Luiza de Oliveira Machado(UCB) | 
| Marise Biazotto (ESCS) | ||
| SALA 3115- BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | 
| 16:00 – 17:30 | Extensão Popular: a universidade extra muros | Vinicius Ximenes (UnB) | 
| Amélia Campos(UPE) | ||
| SALA 3116 -BLOCO 3 | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO | 
| 14:00 – 17:00 | REUNIÃO RBEM | Coordenador: Olavo Franco Ferreira Filho (UEL) | 
| GRANDE AUDITÓRIO | ||
| HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO | 
| 8:00 – 12:00 | Fórum dos Coordenadores e Diretores das Escolas Médicas – CODEM- Tematica ANASEM – Diretoria da ABEM | Leonardo de Souza Vasconcellos (SBPC) | 
| Dr. Henrique Batista e Silva (CFM) | ||
| 12:00 – 14:00 | Intervalo | |
| 14:00 – 18:00 | Fórum Humanidades Médicas: O Ensino de Humanidades nos cursos de Medicina – CFM | Henrique Batista Silva (CFM) |