A Comissão Científica do 54º COBEM tem o prazer de convidar a todos para as Atividades Pré Congresso, que serão realizadas no dia 12 de outubro, no Campus da UniCEUB – Centro Universitário de Brasília.
| 12/10/2016 – quarta-feira | |
| 8h00 às 12h00 | Oficinas Pré-Congresso | 
| 12h00 às 14h00 | ALMOÇO | 
| 14h00 às 18h00 | Oficinas Pré-Congresso | 
| 18h00 às 21h00 | CERIMÔNIA DE ABERTURA | 
| BLOCO 3 | |||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | SALA | 
| 8:00 – 12:00 | Aprendendo a aprender: Metacognição como ferramenta de ensino-aprendizagem na área da saúde. | Mauricio Abreu Pinto Peixoto | 3002 | 
| Portfólio e Cinema: um novo olhar a partir da sétima arte | Sônia Cardoso Moreira Garcia | 3003 | |
| Humanização e mentoria (mentoring) – medicina além da grade tradicional | Heloisa Ribeiro Borges | 3004 | |
| Oficina de Habilidades de Comunicação – Projeto ABEM | Suely Grosseman | 3005 | |
| Formação em preceptoria para os Programas de Residência Médica em Medicina de Família em Comunidade | Guilherme Ribeiro Camara | 3006 | |
| Morte e o Processo de Morrer: a personalidade do médico, o trabalho em equipe e a morte | Carlos Gomes Ritter | 3007 | |
| 12:00 – 14:00 | Almoço | ||
| 14:00 – 18:00 | Oficina: ensino interdisciplinar como orientar e quais os principais desafios. | Edson Arpini Miguel | 3002 | 
| Construção de itens de aprendizagem de resposta aberta e de resposta objetiva para avaliação do domínio cognitivo segundo a Taxonomia de Bloom. | Telma Reginato Martins | 3003 | |
| O ensino da Dermatologia para o médico de formação geral | Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho | 3004 | |
| Oficina de Habilidades de Comunicação – Projeto ABEM | Suely Grosseman | 3005 | |
| O uso da alta fidelidade na simulação clínica: conceitos, dificuldades e criação de cenários aplicados ao curso de medicina e saúde. | Carolina Felipe Soares Brandão | 3006 | |
| Morte e atendimento a pacientes terminais: história, cultura e ensino | Sergio Zaidhaft | 3007 | |
| BLOCO 2 | |||
| HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | SALA | 
| 8:00 – 12:00 | A Medicina e a Arte: A Compreensão Holística do Homem das Artes Plásticas ao Cinema | Ernani de Souza Leão Neto | 2303 | 
| Painel de Competências sobre Profissionalismo do Médico no Brasil | Magda Moura de Almeida | 2304 | |
| “Medicina Narrativa: refletindo sobre a subjetividade no encontro clínico-pedagógico” | Bruno Pereira Stelet | 2305 | |
| Valéria Ferreira Romano | |||
| Oficina de inserção das técnicas de metodologias ativas em ensino com foco em one minute preceptor, mini-CEX e feedback | Kristopherson Lustosa Augusto | 2306 | |
| Danielle de Magalhães Barros | |||
| Sala de aula invertida utilizando o Peer Instruction (instrução entre pares) | Daniel Riani Gotardelo | 2308 | |
| #AprendendoMedicina: redes sociais na educação médica | Daniel Felix Valsechi | 2309 | |
| Itinerário formativo na Medicina: Universidade e SUS | Izabella Barison Matos | 2310 | |
| Workshops: Eu sou você amanhã! Desenvolvimento docente para estudantes e residentes – Parte 1 | Eliana Amaral | 2312 | |
| Narrativa e imagem na tomada de decisões na clínica | Eloisa Grossman | 2313 | |
| Tutoria e Mentoria: uma nova atitude frente ao processo de ensino e aprendizagem ou uma prática educativa a ser resgatada? | Lia Marcia Cruz da Silveira | 2314 | |
| Regulamentação das Ligas Acadêmicas através do Tripé Universitário | Nildevande Firmino Lima Junior | 2315 | |
| Segurança do paciente na graduação em medicina | Gustavo Salata Romão | 2316 | |
| Comunicação com o paciente surdo através da Língua de Sinais | Juliana Maria de Melo | 2317 | |
| Oficina sobre preceptoria para Residência em Saúde (RS)/Internato – “Pocket Delivery” do Projeto Preceptores da ABEM (Oficina de demonstração) | Luciana Branco da Motta | 2332 | |
| Georreferenciamento como ferramenta de planejamento na atenção primária. | Valeria Camargo de Lacerda Carvalho | 2333 | |
| Oficina da Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde (CAES) | Jadete Barbosa Lampert | 2331 | |
| Fabiana Aparecida da Silva | |||
| Rosana Alves | |||
| Nilce Maria da Silva Campos Costa | |||
| 12:00 – 14:00 | Almoço | ||
| 14:00 – 18:00 | A prevenção pelos alimentos | Maisa Marostica Hortal | 2303 | 
| Painel de Competências sobre Profissionalismo do Médico no Brasil | Magda Moura de Almeida | 2304 | |
| “Medicina Narrativa: refletindo sobre a subjetividade no encontro clínico-pedagógico” | Bruno Pereira Stelet | 2305 | |
| Valéria Ferreira Romano | |||
| Oficina de inserção das técnicas de metodologias ativas em ensino com foco em one minute preceptor, mini-CEX e feedback | Kristopherson Lustosa Augusto | 2306 | |
| Danielle de Magalhães Barros | |||
| “Rotular, depreciar, desvalorizar”: Erving Goffman e suas contribuições para a construção | Renata Gontijo Amil | 2308 | |
| Construindo o Internato Médico de Saúde Mental | Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin | 2309 | |
| Itinerário formativo na Medicina: Universidade e SUS | Izabella Barison Matos | 2310 | |
| Eu sou você amanhã! Desenvolvimento docente para estudantes e residentes – Parte 2 | Maria Helena Senger | 2312 | |
| Ensino da Saúde Coletiva na Formação Médica | Ivani Bursztyn | 2313 | |
| Tutoria e Mentoria: uma nova atitude frente ao processo de ensino e aprendizagem ou uma prática educativa a ser resgatada? | Lia Marcia Cruz da Silveira | 2314 | |
| Competências e EPAs: Afinal qual é a relação? | Izabel Cristina Meister Coelho | 2315 | |
| Segurança do paciente na graduação em medicina | Gustavo Salata Romão | 2316 | |
| Comunicação com o paciente surdo através da Língua de Sinais | Juliana Maria de Melo | 2317 | |
| Oficina sobre preceptoria para Residência em Saúde (RS)/Internato – “Pocket Delivery” do Projeto Preceptores da ABEM (Oficina de demonstração) | Luciana Branco da Motta | 2332 | |
| (In)Visíveis no currículo médico: o caso da saúde LGBT | Gustavo Antonio Raimondi | 2333 | |
| Oficina da Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde (CAES) | Jadete Barbosa Lampert | 2331 | |
| Fabiana Aparecida da Silva | |||
| Rosana Alves | |||
| Nilce Maria da Silva Campos Costa | |||
| I Curso COBEM de Capacitação dos Serviços de Apoio | ||
| BLOCO 2 – SALA 2332 | ||
| HORÁRIO | CURSO | RESPONSÁVEL | 
| 8:15 – 8:30 | Acolhimento e Apresentação | Sergio Baldassin – FMABC | 
| 8:30 – 8:45 | Como eu organizo um serviço de apoio ao estudante de medicina? | Sandra Torres Serra – UERJ | 
| 8:45- 9:00 | Qual o perfil do estudante de medicina no Brasil | Sergio Baldassin – FMABC | 
| 9:00 – 9:15 | Os desafios de implantação e continuidade | Suely Grosseman – UFSC | 
| 9:15 – 9:30 | Como criar um Banco de Dados | Fatima Colares – FMRP USP | 
| 9:15 – 9:30 | Discussão | |
| 9:30 – 10:00 | Intervalo | |
| Como eu trato o estudante de medicina? | Maria de Fátima Aveiro Colares – FMRP USP | |
| 10:00 – 10:15 | Vicissitudes da abordagem psicanalítica na prática | Gisele Curi – FMRP-USP | 
| 10:15 – 10:30 | Vicissitudes da abordagem psicofarmacológica na prática | Sergio Baldassin – FMABC | 
| 10:30 – 10:45 | Discussão | |
| Como enfrento situações críticas? | Sergio Baldassin – FMABC | |
| 10:45 – 11:00 | Como abordar o abuso/dependência de substâncias? | Andrea Gallassi – UnB | 
| 11:00 – 11:15 | Como eu lido com casos de assédio? | Renata Rocha Giaxa – UNIFOR | 
| 11:15 – 11:30 | Troca de experiências, contatos e ideias para multicêntricos | Equipe |