TRABALHOS ACADÊMICOS
trabalhos PREMIADOS:
APRESENTAÇÕES ORAIS
TÍTULO: A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Virna Vieira Freitas Araújo, Rafaela Elizabeth Bayas Queiroz
*Trabalho Premiado com isenção da taxa de submissão na RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica)
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TÍTULO: DIFERENTES CENÁRIOS DE ATENDIMENTO À SAÚDE COM USO DA TÉCNICA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA (SR) PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Magda Vercosa Carvalho Branco Silva, Renata Uchôa Alves, Rafael de Jesus Moreira, Antônio Marcos da Conceição
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TÍTULO: SEMIOBOT: UM CHATBOT BASEADO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TREINO DE SEMIOLOGIA
EIXO V: Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
AUTORES: Marilia Menezes Gusmão, Anna Emília Sousa da Silva, Fabiola Santos Sousa, Maria Isabella de Santana Cesar, Carla Loureiro Alvarez, Amanda Hellen Sousa Leal
PÔSTER COMENTADO
EIXO I:
Educação interprofissional
TÍTULO: CAPACITAÇÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA E FARMÁCIA: O ENSINO INTERDISCIPLINAR
AUTORES: Maria Rita Leite Monteiro Hasbun, Francisco Jordy Martins de Vasconcelos, Anna Leticia Bezerra da Silva do Nascimento, Ciro de Castro Queiroz, Letícia Lôbo Braga, Heraldo Guedis Lobo Filho
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TÍTULO: INTEGRAÇÃO DE RELATOS DE PROFISSIONAIS A RESPEITO DA PREVALÊNCIA DA INTERPROFISSIONALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
AUTORES: Ana Laura Borghi Chuquer, Matheus Corrêa, Victória Beatriz Zardo, Caroline Venski, Stella de Brito Ferreira, Leide da Conceição Sanches
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TÍTULO: INTERDISCIPLINARIDADE: SIMBIOSE PESQUISA E EXTENSÃO
AUTORES: Marcia Maria Sales dos Santos, Gabriela Lemes Silva, Antonio Jose Lagoeiro Jorge, Rosa Leonora, Maria Auxiliadora Nogueira Saad, Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes
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TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA INTERPROFISSIONALIDADE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS PARA O ARCABOUÇO DA PRÁTICA MONITORADA
AUTORES: Ana Carolina Borba de Frias, Sandro Pinheiro da Costa, Eliene Cariús Nóboa
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EIXO II:
Residência, pós-graduação e pesquisa em educação médica
TÍTULO: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS ATIVIDADES TEÓRICAS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PEDIATRIA
AUTORES: Carolina Frizzera Dias
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TÍTULO: EXPERIÊNCIA SOBRE COLETA DE CAMPO DE PESQUISA MULTICÊNTRICA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
AUTORES: Suely Moura Melo, Silvio Pessanha Neto Naldiana Cerqueira Silva, Andreia Melo Coriolano, Anna Tereza Miranda Soares de Moura, Milton de Arruda Martins
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EIXO III:
Qualidade de vida e saúde mental na educação médica
TÍTULO: DESTAQUE NO PROGRAMA DE MENTORIA PARA DISCENTES DE CURSOS DA SAÚDE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE MENTORES
AUTORES: Júlio César Cipriano Basílio, Jacqueline Costa Teixeira Caramori, Vanessa dos Santos Silva, Lukas Fernando de Oliveira Silva, Iago Sabino Queiros de Oliveira
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TÍTULO: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO DOS MÉDICOS QUE MIGRAM DA DOCÊNCIA À GESTÃO ACADÊMICA
AUTORES: Adroaldo Lunardelli, Denise Greff Machado, Vinicius Canato Santana, Thiago da Silva
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TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT NOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
AUTORES: Nathália Cordeiro Torres de Melo, Átila Coelho Botelho Ponte, Rayanne Rego Ferreira Saldanh,a Laura Sales, Bianca Vilela Damasceno
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EIXO IV:
Diversidade, inclusão e prevenção da violência na educação médica
TÍTULO: INCLUSÃO NO ENSINO MÉDICO: UM OLHAR SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EM UM CURSO DE MEDICINA DO NORDESTE
AUTORES: Erico Gurgel Amorim
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TÍTULO: A FORMAÇÃO MÉDICA PARA O CUIDADO À SAÚDE DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS: AVALIANDO O PAPEL DAS BASES ORIENTADORAS NOS CURSOS DE MEDICINA DO BRASIL
AUTORES: Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, Rosana Machin Barbosa
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TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
AUTORES: João Vítor da Costa, Carla Cristina Rodrigues, Lauriane Silveira Colpo, Tamara Tomitan Richter, Ana Clara Maiorano, Tania Maria Gomes da Silva
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TÍTULO: VIOLÊNCIA DE GÊNERO E FORMAÇÃO MÉDICA: DISCUSSÃO DE CASOS COMO MODELO PRÉ-TESTE DE APRENDIZADO. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Alessandra Bento Veggi, Carolina Eiras Fernandes Pamplona Carvalho, David Ximenes de Araujo Neto, Chiara da Silva Leal, Rafael da Cunha Cancela Renata Chaves
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EIXO V:
Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
TÍTULO: MAPEAMENTO DE FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES NA COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Jéssica Guimarães dos Santos, Felipe Fogliatto, Rogério de Fraga
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TÍTULO: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS PRÁTICAS DE FISIOLOGIA RENAL DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Sarah Dourado Maiche, Ana Paula Amaral de Brito, Thamara Rafaella Costa de Jesus, Giulia dos Santos Carneiro, Luiz Fernando Quintanilha, Katia de Miranda Avena
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TÍTULO: SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM AÇÕES DE TELEMEDICINA DURANTE A PANDEMIA (COVID-19): AMPLIAÇÃO DO ENSINO EM PRÁTICAS PROFISSIONAIS
AUTORES: Renata Uchôa Alves, Rafael de Jesus Moreira, Eliana Moyses Mussi, Antônio Marcos da Conceição, Magda Vercosa Carvalho Branco Silva
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TÍTULO: VALIDAÇÃO BRASILEIRA DO SELF-EFFICACY QUESTIONNAIRE (SE-12) PARA AVALIAR HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
AUTORES: ádala Nayana de Sousa Mata, Matheus de Sousa Mata, Grasiela Piuvezam, Isaac Newton Machado Bezerra, Liliane Pereira Braga
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TÍTULO: FATORES DE SUCESSO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NO CURRÍCULO MÉDICO
AUTORES: Vivian Alessandra Silva, Sandro Nhaia, José Lúcio Martins Machado, Eduardo Gusmão, Aline Rodrigues, Vinícius Valukas Gusmão
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EIXO VI:
Educação permanente e responsabilidade social da escola médica
TÍTULO: “UMA FANTÁSTICA VIAGEM PELO CORPO HUMANO” – ATIVIDADE DE EXTENSÃO PARA CONTEMPLAR DEMANDAS DE COMUNIDADE ESCOLAR
AUTORES: Rafael Carneiro de Lélis, Maria Suzana Vasconcelos de Araújo Silva, Claudia Costa Pinto Furtado Machado
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TÍTULO: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EXTENÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INOVADORA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS
AUTORES: Gláucia Cavalcante Oliveira, Vanessa Castro Fonseca Coelho, Kaio Henrique Marques Batista, Karla Monique Fagundes Queiroz, Nara Ramos Dourado
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TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA PARA LEIGOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Isabelle Carvalho Gonçalves, Marcelo Brito Cavalcante, Pedro Vinicius de Oliveira Cruz, Francisco Gabriel Rodrigues Dias, Renata Pinheiro Martins de Melo, Isabella Campos Bezerra
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TÍTULO: ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PACIENTES DE UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
AUTORES: Lívio Martins Lousada, Valter Dos Santos Silva, Nádya dos Santos Moura, Ana Karoline Pereira Barros, Melyssa Maria Fernandes da Rocha Nunes, Samuel Sombra Franklin Gondim
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TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA REGIÃO AMAZÔNICA
AUTORES: Danielle Leticia Miranda dos Santos, Juliana Campos Botelho, Bruno Ricardo Leite Barboza, Camila Vitória Ferreira Mendes, Rosiane Luz Cavalcante
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PÔSTER SIMPLES
EIXO I:
Educação interprofissional
TÍTULO: GRUPO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Ana Camilly da Costa Cruz, Simone da Nóbrega Tomaz Moreira, Amanda Pinto Wingerter Barros, Mariana Carlos de Amorim Santos
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TÍTULO: A INTERPROFISSIONALIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA PROPORCIONAR UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENCONTRO DA SAÚDE MENTAL.
AUTORES: Eliene Cariús Nóboa, Leandro Vairo, Ana Carolina Borba de Frias, Adhara Azevedo Schmitz
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TÍTULO: ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Lorena Passos Queiroga, Raíssa Soares Dantas, Valter Dos Santos Silva, Adelya Helena Nogueira Almeida, Lucio Flávio Talmag, Lyna Jucá Machado
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TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR NA CONSULTA DE PUERICULTURA
AUTORES: Nycole Holanda Tomaz, Vitória Sena Apolinário, Rafaela Mineiro Fernandes, Marina Farias Marcilio
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TÍTULO: CAPACITANDO MILITARES EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA EM PRIMEIROS SOCORROS
AUTORES: Ana Gabriela Ponte Farias, Tiago Pereira Olimpio, Beatriz Guimaraes Amorim Luna, Francisco Jordy Martins de Vasconcelos, Letícia Lôbo Braga, Heraldo Guedis Lobo Filho
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TÍTULO: A SINERGIA ENTRE A CLÍNICA E O LÚDICO NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM PROJETO DE EXTENSÃO COM FOCO EM SAÚDE NA INFÂNCIA
AUTORES: Julia Wolff Barretto, Danielle Wall, Rafaela Cristina Rocha, Rafaela Nascimento Stence,l Isabelle Sophie Silva Soares, Adriana Franco
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EIXO II:
Residência, pós-graduação e pesquisa em educação médica
TÍTULO: PERFIL E PERCEPÇÕES SOBRE CAPACITAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES E PRECEPTORES BRASILEIROS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL BASEADO EM QUESTIONÁRIO.
AUTORES: Maria Eduarda de Freitas Mesquita do Nascimento, Lucas Dias Vasconcelos, Lucas Loiola Ponte Albuquerque Ribeiro, Fernanda Magalhães Arantes Costa, Lillian Christyne de Oliveira Arruda, Renata Rocha Barreto Giaxa
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TÍTULO: QUALIFICAÇÃO DE PRECEPTORES PARA A RESIDENCIA MÉDICA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS
AUTORES: Pedro Henrique Netto Cezar, Washington Sérgio Gonçalves Milezi, José Roberto Bittencourt Costa, Ana Maria Pereira Brasilio, José Carlos Lima de Campos, Simone Rodrigues
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TÍTULO: O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Sandro Pinheiro da Costa, Ana Alaide Ferreira ed Almeida, Tainara Calgaro Reis, Maria Eduarda do Nascimento Bulhões, Lucas Padrao de Oliveira Zambrotti, Ketllyn de Azevedo Machado
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TÍTULO: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE CONCLUINTES E EGRESSOS SOBRE OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA AS PRÁTICAS DE SAÚDE
AUTORES: Adriana Cavalcanti de Aguiar, Elaine Franco dos Santos Araujo, José Batista Cisne Tomaz, Sidney Marcel Domingues, Francisco Jorge Arsego de Oliveira, Irene Rocha Kalil
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TÍTULO: A FORMAÇÃO MÉDICA EM PSIQUIATRIA: CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.
AUTORES: Narceli América de Alencar Azevedo, Alice Maria Correia Pequeno
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EIXO III:
Qualidade de vida e saúde mental na educação médica
TÍTULO: MENTAL DISORDERS IN MEDICAL STUDENTS: A WIDE-RANGING REVIEW ABOUT EPIDEMIOLOGICAL PROFILE AND INTERVENTIONS
AUTORES: Breno da Nóbrega Bezerra, Wagner Gonçalves Horta, Isabella Cristina Pedrosa de Oliveira, Ivan Sales da Silva, Guilherme Cyreno de Carvalho Lima, Matheus Soares Pessôa
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TÍTULO: GRUPO FOCAL: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS TRANSFERIDOS
AUTORES: Elcha Britto Oliveira Gomes, Milena Freire Borges, Ana Beatriz Almeida Viana, Ana Carolina Resende Ribeiro, Marina Luiza Veloso Ferreira, Murilo Costa Mitsui
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TÍTULO: O IMPACTO DO ESTRESSE NO DESEMPENHO ACADÊMICO E NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
AUTORES: Jullyane Beatriz Gomes de Lima, Josian Silva de Medeiros, Marina Myrna Nogueira Dias Campelo, Felipe Nilson Santiago Galiza, Bruna Letícia Alves Florêncio Cantarelli, Vinicius Gabriel Xavier da Costa
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TÍTULO: APRENDIZADO ALÉM DAS SALAS DE AULA: O IMPACTO TRANSFORMADOR DO PROGRAMA TUTORIA MENTORING NA FORMAÇÃO MÉDICA E CIDADÃ DOS ALUNOS DE MEDICINA
AUTORES: Adriano Dantas de Medeiros, Lucas Gabriel Fortunato Barbalho de Lima, Lucas Oliveira Falcão, Joao Vitor Aires Sousa
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TÍTULO: ESTUDO DA QUALIDADE DO SONO EM ESTUDANTES DE MEDICINA NO CEARÁ.
AUTORES: Lucas Antonio Martins Lira, Matheus Nogueira Sales Santiago, Ian Victor Resplande de Sá, Alana de Freitas Pires
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EIXO IV:
Diversidade, inclusão e prevenção da violência na educação médica
TÍTULO: NOVAS AÇÕES PARA AMPLIAR A INTEGRAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM UM PROJETO DE RECEPÇÃO DE PRIMEIROS ANISTAS NUMA FACULDADE DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO
AUTORES: Vinícius Finisguerra Vianna, Rosane Lowenthal, Giselle Burlamaqui Klautau
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TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MÉDICA
AUTORES: Felipe Nilson Santiago Galiza, Josian Silva de Medeiros, Marina Myrna Nogueira Dias Campelo, Jullyane Beatriz Gomes de Lima, Bruna Letícia Alves Florêncio Cantarelli, Vinicius Gabriel Xavier da Costa
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TÍTULO: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS: VIVÊNCIAS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
AUTORES: Joana D´arc Esmeraldo, Alice Rodrigues de Oliveira Araruna, Ana Emilia Formiga Marques, Hellen Lúcia Macedo Cruz, Janaína Farias Rebouças, Cicera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro
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TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS DA REGIÃO DE UM LIXÃO
AUTORES: Carolina Paccini Cavalcante, Pedro Hugo de Sousa Sampaio, Ila Desirèe Tenedini Carvalho Lima, Fernanda Colares de Borba Netto, Ana Carolina Victor Nobre, Maria Eduarda Targino Nascimento
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TÍTULO: ANÁLISE SITUACIONAL DE UM AMBIENTE ACADÊMICO POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E CORREÇÕES DECORRENTES: RELATO DE PARCERIA PELA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
AUTORES: Taciana de Figueiredo Soares, Mayra Mota Soares, Vitor Alves da Silva, Caroline Stumpf Buaes, Maria das Graças Santos Ribeiro
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EIXO V:
Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
TÍTULO: SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: André Wilian Lozano, Luciana Estevam Simonato, Rodrigo Garcia Jordão, Juliane Zagatti Alves Pereira Mioto, Amanda Gonçalves Pessuto Cândido, Aline Russomano de Gouvêa
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TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO SIMULADO DE PUNÇÃO E DRENAGEM TORÁCICA EM RECÉM-NASCIDOS
AUTORES: Leticia Karen Medeiros Teixeira, José Gonzaga da Silva Júnior, Beatriz Amorim Beltrão, Renan Magalhaes Montenegro Junior
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TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA NO REGISTRO DE FREQUÊNCIA DOS ESTUDANTES NO INTERNATO MÉDICO
AUTORES: Luiz Ricardo Begosso, Arlete Aparecida Marçal
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TÍTULO: A PALHAÇOTERAPIA E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO MÉDICA HUMANIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Thiago Bomfim de Saboia, Priscilla Leite Campelo
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TÍTULO: CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CURSO DE MEDICINA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO
AUTORES: Ana Carolina Lobor Cancelier, Tuany Mendes da Silva
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EIXO VI:
Educação permanente e responsabilidade social da escola médica
TÍTULO: PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO E NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM PROFISSIONAIS MÉDICOS DA REGIÃO SUL DE GOIÁS
AUTORES: Karine Felipe Martins, Eduarda Cristina Diel, Natália Lourencini Marson Martins, Eduardo Henrique de Lima Umeoka
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TÍTULO: FORMAÇÃO MÉDICA CRÍTICA-REFLEXIVA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS CONDENADOS DE BELO HORIZONTE
AUTORES: Neoma Mendes Assis, Renata Andreoni, Nathan Mendes Souza, Camila Vieira Sousa, Brenda Parreira Ayub Caldeira, Lucas Guilherme Martins Santos
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TÍTULO: HERÓIS ANÔNIMOS DO SABER QUE SALVAM – CAPACITAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM PRIMEIROS-SOCORROS: FORMANDO AGENTES DE MUDANÇA PARA A COMUNIDADE
AUTORES: Lara de Souza Coelho, Gabriel Alves Borges dos Santos, Sarah Abadia Durão Juliani, Luccas Rodrigues Prado, Cynthia Ribeiro Borges, Daiene Elisabete Moreira Pereira
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TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE VACINAÇÃO E COMBATE A NOTÍCIAS FALSAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Vitória Sena Apolinário, Rafaela Mineiro Fernandes, Marina Farias Marcilio, Nycole Holanda Tomaz, Patricia Pereira de Andrade
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TÍTULO: DESMITIFICANDO A SAÚDE MENTAL: O PAPEL DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA NO ENFRENTAMENTO DO PRECONCEITO
AUTORES: Yuri de Moura Brandão, Gabriely Teixeira da Silva de Moraes, Marcos Argôlo, Thais de Lima D`andrea
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SUBMISSÃO DOS RESUMOS | ORIENTAÇÕES
LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO
É imprescindível que as normas, os pré-requisitos e as orientações a seguir sejam lidos com atenção para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.
ACESSE O PAINEL DO CONGRESSISTA
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Qualquer um dos autores cadastrados poderá consultar o status do trabalho. (Aprovado, Reprovado ou Em Avaliação). Para isso basta acessar o menu TRABALHOS e posteriormente selecionar a opção TRABALHOS ENVIADOS. Na penúltima coluna da direita estará presente o status do resumo enviado.
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Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterá-lo ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o período de submissão de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento das submissões não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.
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NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
- O EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 05/10/2023 a 08/10/2023, em Fortaleza/CE.
1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.
1.3. A programação do 61º Cobem contemplará os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo 1 – Educação interprofissional
• Eixo 2 – Residência, pós-graduação e pesquisa em educação médica
• Eixo 3 – Qualidade de vida e saúde mental na educação médica
• Eixo 4 – Diversidade, inclusão e prevenção da violência na educação médica
• Eixo 5 – Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
• Eixo 6 – Educação permanente e responsabilidade social da escola médica
Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em: Eixos/Temário.
- DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 30/03/2023: Início do prazo de submissão dos resumos;
• 04/06/2023: Fim do prazo de submissão dos resumos (Prorrogado para: 06/06/2023);
• 31/07/2023: Divulgação dos trabalhos aprovados;• 30/08/2023 (dia anterior à mudança de lote): Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores;
• 15/09/2023: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores;
• 18/09/2023: Prazo final para envio do material de apresentação;
• 22/09/2023: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos;
• 05 a 07/10/2023: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.
- DOS RESUMOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.
3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.
3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.
3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.
3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.
3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.
3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do Congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.
- DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico, pelo Painel do Congressista do 61º COBEM (Clique Aqui), até a data limite de 04/06/2023.
4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.
TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 61º COBEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.
4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.
4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 04/06/2023 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.
4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 61º COBEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.
4.6.Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.
4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
• Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.
4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 31/07/2023.
4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, POSTER COMENTADO ou POSTER.
4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como Pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.
4.12.Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.
4.13. . O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.
- DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral e Poster Comentado serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
5.2. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e ao envio do material de apresentação até 30/08/2023 (inscrição) e 22/09/2023, respectivamente.
5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 61º COBEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.
PÔSTERES SIMPLES E COMETADO:
• Os pôsteres devem ter 120 cm de altura por 90 cm de largura e serem auto explicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. A confecção e impressão do pôster é uma responsabilidade exclusiva dos autores.
Observação:
Haverá opção de impressão dos pôsteres em gráficas de Fortaleza para entrega no local do evento. A contratação e o pagamento de tal serviço será de responsabilidade exclusiva dos autores, diretamente com a gráfica contratada. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por esta etapa. Próximo ao evento, serão disponibilizados no site o contato de empresas parceiras.
GRÁFICAS PARCEIRAS:
Abreu Gráfica
Contato (85) 98834-9990
Rua Tereza Cristina, 1277 – Centro.
Email: [email protected]
Ponto das Cópias
Contato (85) 98893-7259
Av. Barão de Studart, 2441, Loja 01, Dionísio Torre.
Email: [email protected]
Printformidia
Contato (85) 8730-1306
Rua Almirante Pedro De Frontim, 114, Cumbuco – Loja 3, Caucaia.
Email: [email protected]
APRESENTAÇÕES ORAIS:
• As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos no formato .PDF, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.
5.4.O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.
5.5. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.
5.6. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate e para Pôster Comentado será de 7 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.
5.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.
5.8. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.
5.9. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.
- DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster, Pôster Comentado e Apresentação Oral.
•Nas modalidades Pôster e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.
6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.
- DOS CERTIFICADOS
7.1. . Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.
No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.
7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 20 dias úteis após término do evento.
- DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.
8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.
8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.
8.6.Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.