Sob o lema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, estaremos reunidos, de 5 a 8 de outubro de 2023, no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica-COBEM, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
A nossa cidade foi, anteriormente, sede do 6º COBEM, em 1968, do 11º COBEM, em 1983 e do 40º COBEM, em 2002. Os dois primeiros tiveram como tema a integração entre ciências básicas da saúde e o ciclo profissional, e a integração ensino-serviço-pesquisa. No congresso de 2002 o foco foi dirigido para as mudanças na educação médica, seus processos e resultados.
A consonância dos itens dessa agenda de eventos com cada época é bem demonstrativa do protagonismo e liderança da ABEM desde a sua fundação, em seu movimento permanente de luta por uma educação médica transformadora, na visão de que “a velocidade de geração do conhecimento e as transformações sociais determinam que a estagnação é antipedagógica e anticultural”. A atuação da ABEM tem sido pautada pelo “dever de conferir à missão de educar uma concepção mais ampla, de construção da cidadania, que culmine na redução do fosso entre a produção do saber e as necessidades da população”.
A realização do 61º COBEM ocorre em momento de renovada esperança, sendo motivo de júbilo acolher a comunidade brasileira de educadores médicos para o seu congraçamento anual. Que ele seja coroado de muito êxito.
Fortaleza, Terra da Luz! Com quase 300 anos de história é mundialmente conhecida por suas praias e como cidade natal de José de Alencar. Uma capital moderna, com muitos ângulos e formas. Cultura, história, arte, gastronomia, turismo, praia, sol e mar se misturam num colorido rendado, ao som da sanfona e do triângulo, nas rimas do cordel e no balanço da jangada, trazendo o calor e acolhida do seu povo alegre e hospitaleiro.
Sejam todas e todos muito bem vindos!