13/10 – Temas Livres

13 DE OUTUBRO DE 2016 | QUINTA-FEIRA
SALA 2303- BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 CONTRIBUIÇÕES DO HOSPITAL DO URSINHO NA FORMAÇÃO MÉDICA Guilherme Cristianini Baldivia
11:45 Percepção discente do óbito em cenários avançados de simulação clínica. Carolina Felipe Soares Brandão
12:00 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS DE UM CURSO DE NUTRIÇÃO Lucilene Maria de Sousa
12:15 E ai cara, vai encarar? Uma conversa entre jovens moradores de um Território de Atenção Báisica (Dois Unidos, Recife-PE) e estudantes de medicina Vitor Hugo Alves Merinho
12:30 O LOGBOOK COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: uma alternativa para o ensino médico crítico-reflexivo ANA TERESA SILVA MAIA DE ARAÚJO
12:45 O EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZGEM DE TEMAS DE ANATOMIA. LEONAM COSTA OLIVEIRA
13:00 O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO FERRAMENTA DE INTERDISCIPLINARIDADE. LEONAM COSTA OLIVEIRA
13:15 PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Andrea Sugai
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 A etnografia na metodologia ativa do ensino médico: uma abordagem sobre gravidez na adolescência João Marcelo Vilanova dos Reis
16:15 (IN) VISIBILIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO MÉDICO Gustavo Antonio Raimondi
16:30 Representações de formandos de medicina, enfermagem e odontologia sobre sexualidade de adolescente com deficiência Rafaela Brandão de Almeida
16:45 PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, ACADÊMICO E DE DOMÍNIOS DE COMPETÊNCIA DO TUTOR EM UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. LETICIA MAGGIONI
17:00 A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE Ricardo Henrique Vieira de Melo
17:15 ENTRE A ESPERA E A REFLEXÃO: (RE)CONSTRUINDO NOVOS CONCEITOS DE GÊNERO Caterina Beatriz Grassi Leonardi
17:30 Conhecimento sobre Diabetes Mellitus: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabeticos Cláudia Ribeiro de Lima Santos
17:45 Acadêmicos de Medicina & Agentes Comunitários de Saúde: o cenário ideal para a colheita de bons frutos Luana Kronit Bastos
SALA 2304 -BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 ENSINO DO TRAUMA ALÉM DA AULA EXPOSITIVA – REFLEXÃO SOBRE O EFEITO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO BASEADO EM TIMES ALINE VON BAHTEN
11:45 RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DA SEMIOLOGIA TEÓRICA ENTRE ACADÊMICOS Mylla Christie de Oliveira Paschoalino
12:00 ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE MEDICINA DA UFPI/PARNAÍBA jOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
12:15 Currículo e ensino: a visão de quem aprende Lorena de Freitas Calixto
12:30 CARDIO GAMES – QUE O ESTETO ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR Maira de Mayo Oliveira Nogueira Loesch
12:45 IMPRESSÃO DISCENTE DO USO DE METODOLOGIAS INTERATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA SEMIOLOGIA MÉDICA – RELATO DE UM PROJETO PILOTO Maira de Mayo Oliveira Nogueira Loesch
13:00 PORTFOLIO: COMO ENSINAR A FAZER? Raquel Rangel Cesario
13:15 A ESPIRITUALIDADE NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS MÉDICAS DA REGIÃO NORTE E A VISÃO DO INTERNO DE MEDICINA SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 A VISÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO UNICEUB SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE Aline Lamounier Gonçalves
16:15 Gravidez na Adolescência: educação em saúde visando o empoderamento Maíra Ferro de Sousa Touso
16:30 Projeto de Extensão Universitária: Mbyá Rekó, o Jeito de Ser Guarani Ricardo Tammela
16:45 O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS LEILA VERONICA DA COSTA ALBUQUERQUE
17:00 Projeto de educação em saúde: visita ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para promover a atenção primária através de medidas de higienização. Lucas Fernando Souza Pereira
17:15 ABORDANDO O TEMA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COM CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rafaela Wander Almeida Braga
17:30 Competência cultural e educação para o trabalho interprofissional em população quilombola Reginaldo Antônio de Oliveira Freitas Júnior
17:45 O USO DO BRINCAR COMO RECURSO PARA HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR EM ALA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL GERAL MARIA EDNA BEZERRA DA SILVA
SALA 2305- BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 DISCIPLINA INTEGRADA EM SAÚDE: UMA REALIDADE POSSÍVEL Fabiana Postiglione Mansani
11:45 Importância dos estudos culturais na representação de sujeitos nos problemas da Aprendizagem Baseada em Problemas da Famema Valeria Camargo de Lacerda Carvalho
12:00 INSERÇÃO DA TEMÁTICA ”VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA” NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA A PARTIR DA VIVÊNCIA DE MULHERES QUILOMBOLAS Adara Cabral Resende
12:15 Um outro olhar: Photovoice como estratégia para desenvolvimento de competência cultural em comunidade quilombola Priscilla Brenda Fonseca Dantas
12:30 Inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Vigilância em Saúde do curso de Medicina de uma instituição pública de ensino superior do interior de Minas Gerais. Lélia Cápua Nunes
12:45 Modelo de Bancada para Treinamento de Síntese no Curso de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental Thais Paes de Souza
13:00 Graduação inovadora em Medicina numa Universidade Federal no Sul do Brasil: percepções e expectativas de estudantes Izabella Barison Matos
13:15 SATISFAÇÃO DISCENTE APÓS A VIVÊNCIA DO TEAM BASED-LEARNING (TBL) NO CURSO DE EMBRIOLOGIA HUMANA DA FAMERP ALBA REGINA DE ABREU LIMA
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 O desempenho no Teste de Progresso pode predizer o desempenho no processo seletivo para residência médica? Pedro Tadao Hamamoto Filho
16:15 PRÁTICA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA: INFORMATIZAÇÃO DOS PRONTUÁRIOS DA USF PLANALTO, NATAL-RN, UM RELATO DE EXPERIENCIA Mizael Augusto Diógenes Bessa
16:30 CASA SIMULADA COMO CENÁRIO DE PRÁTICA EM PSIQUIATRIA BAPTISTA, C.C.T.N
16:45 AMPLIANDO OS OLHARES E AÇÕES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: O USO DE UMA REDE SOCIAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Júlia Carolina Leite
17:00 Um novo olhar para a educação popular em saúde no currículo médico: integrando promoção à saúde, ensino, serviço e comunidade Amanda Giroldo Minari
17:15 PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA POR ACADÊMICAS DE MEDICINA NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA HELENA ROHDEN SERAFIM
17:30 PROMOÇÃO DA SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO EIXOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO MÉDICA: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR paulo cavalcante apratto junior
17:45 PROJETO INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL E PERSPECTIVA DE FUTURO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL IZAURA MENDES – OURO PRETO, MG Carolina Gomes Teixeira Cabral
SALA 2306 -BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 SEMINÁRIO INTEGRADOR: A ÓTICA DISCENTE SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO MÉDICA Thaysa Dayse Alves e Silva
11:45 A encenação do exame clínico de casos clínicos em tutorias de Neuroanatomia e Neurofisiologia no método PBL Eduardo Augusto Borges Primo
12:00 A utilização do WhatsApp como ferramenta de ensino prático de Semiologia Bárbara Alves Campos Ferreira
12:15 VIDEO AULA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: A NEUROCIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO BAPTISTA, C.C.T.N
12:30 FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: inovando o currículo médico? Maria Lucélia da Hora Sales
12:45 O Núcleo Condutor de Histórias ampliando a percepção do ato de cuidar. ANDRÉA DE PAIVA DOCZY
13:00 EIXO TRANSVERSAL DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DA GENÉTICA MÉDICA NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Dione Fernandes Tavares
13:15 ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FACILITAR A INTEGRAÇÃO DE SABERES Paula Camila Muzzi
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 O desenvolvimento de práticas educativas por parte dos estudantes de Medicina em um Centro de Saúde: relato de experiência Victor Lemos Gimenes
16:15 A musicoterapia e a educação em saúde acerca do funcionamento do Sistema Único de Saúde: estratégia para Sala de Espera Ana Carolina Delgado Malvaccini Mendes
16:30 PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS PELOS USUÁRIOS DA UBS SARAMENHA – OURO PRETO/MG Thalyta Joana de Oliveira
16:45 Introdução do aluno de medicina ao ensino multidisciplinar: Um relato de experiência de vivência prática em instituição de longa permanência. ELTON VITOR NEVES
17:00 Trabalho humanitário e o cenário de prática da Atenção Básica Maurício Gimenes Marin Neto
17:15 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DISCENTE Carlos Alberto Rodrigues Junior
17:30 Fazendo e aprendendo: a utilização da Estimativa Rápida Participativa por estudantes de Medicina e Enfermagem Luan Figueiredo Fernandes
17:45 A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE SÍFILIS CONGÊNITA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA DE CAXIAS DO SUL, RS Leonardo Guimarães de Almeida
SALA 2308- BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A ELABORAÇAO DE MAPA CONCEITUAL PELOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE MEDICINA Felipe Colombelli Pacca
11:45 MUDANÇA NA CONDUÇÃO TUTORIAL: AVALIAÇÃO POSITIVA PELOS DISCENTES. NARA ALVES DE ALMEIDA LINS
12:00 O uso de Metodologias Ativas e da ferramenta do Mapa Conceitual: uma alternativa ao método de ensino tradicional na graduação em Medicina Rotsen Caetano Sampaio Martins Frade
12:15 ABORDAGEM PRECOCE DA RADIOLOGIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA – UM EIXO TRANSVERSAL NATÁLIA CONSUÊLO MACHADO DE FIGUEIRÊDO
12:30 Treinamento em feedback durante programa de capacitação pedagógica: como aprimorar habilidades de comunicação dos discentes que atuam como monitores? Daniel Fernandes Mello de Oliveira
12:45 PROBLEMA INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS (PIC) DO CURSO DE MEDICINA DA PUC GOIÁS: AÇÃO COMUNITÁRIA NA VILA CANAÃ GOIÂNIA/GO Matheus de Oliveira Cardoso
13:00 A avaliação dos componentes curriculares pelos discentes como propulsor da Revisão Curricular Rafael Ribeiro Alves
13:15 CONFERENCIAS DE RADIOLOGIA NO CICLO BÁSICO DO CURSO DE MEDICINA – IMERSÃO PRECOCE NO CONHECIMENTO RADIOLÓGICO Roberta Vicente Leite Viana Menezes
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 Projeto Terapêutico Singular (PTS) na produção coletiva do cuidado integral: Um relato de experiência FERNANDO ANTONIO PEDROSA FIDELIS
16:15 O diagnóstico situacional de saúde como estratégia para identificação das necessidades de cuidado coletivo: uma experiência com estudantes de Medicina e Enfermagem Danielle Cidrão Cavalcanti Cardoso
16:30 A Importância da Inserção Precoce do Estudante de Medicina nos Cenários de Prática Analice Alves Simões
16:45 ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO “TERRITÓRIO VIVO” NA COMUNIDADE DE ANTÔNIO DIAS DE OURO PRETO/MG Laryssa Lages
17:00 OTIMIZAÇÃO DO USO DE CADÁVERES DE ANIMAIS NA PRÁTICA DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM MEDICINA Juan Eduardo Rios Rodriguez
17:15 Formação médica e a inserção discente na rede de serviços de saúde: aprendizagens e desafios Bruna Matos de Lima
17:30 Avaliação da Influência Familiar na vulnerabilidade às drogas durante a Infância em uma Escola Municipal do Interior de São Paulo. Leise Rodrigues Carrijo Machado
17:45 Relato de experiência: As Práticas na Comunidade no curso de Medicina na PUC Minas-Betim Silvio Cesar Zeppone
SALA 2309 -BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 APLICAÇÃO DO MÉTODO “TEAM-BASED LEARNING – (TBL -APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE) PARA AS SUSTENTAÇÕES APLICADAS EM IMAGINOLOGIA.” Ricardo Hiroshi Murashita Fujiki
11:45 O valor do Debriefing no Ensino baseado em Simulação a graduandos de Medicina Aline Széliga
12:00 Jogo da Gestão no SUS: uso de uma metodologia diferenciada como forma de sedimentação no aprendizado. MARIANA FRANCO RIBEIRO DE OLIVEIRA
12:15 AVALIAÇÃO DE MODELO DE MONITORIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM HOMEOSTASE Daniela Magalhães Jones
12:30 SAÚDE BUCAL COLETIVA: o espaço pedagógico para o Sistema Único de Saúde do Brasil I Maria de Lourdes Fonseca Vieira
12:45 CAPACITAÇÃO DOS MONITORES DE ANATOMIA RADIOLÓGICA – UMA ABORDAGEM APROFUNDADA DE ENSINO Hiago Meireles Santos
13:00 ENSINO DA PSICOLOGIA NOS DOMÍNIOS DA FORMAÇÃO MEDICINA Mônica Ramos Daltro
13:15 Formação em Saúde: Conhecimento dos acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) Pedro Henrique Paixão da Costa
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 A integração entre instituição de ensino e rede de serviço de saúde público no ciclo básico do curso de medicina UNICID Maisa Maróstica Hortal
16:15 PROMOÇÃO DE SAÚDE EM COMUNIDADE RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA Marcello José Ferreira Silva
16:30 PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE CAMPOS DE PRÁTICA DOCENTE-ASSISTENCIAL PARA A FORMAÇÃO EM MEDICINA – VALIDAÇÃO Hermila Tavares Vilar Guedes
16:45 O impacto dos estágios extracurriculares no processo de formação médica Victória Cavalcanti
17:00 VISITA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM UM PRONTO SOCORRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Fernando da Costa Junqueira
17:15 UMA MANHÃ NO “RECANTO CANTA SAPO”: INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE EM ESPAÇOS COLETIVOS E NÃO FORMAIS DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE. EDUARDO NASSIF CORRÊA
17:30 Educação em Saúde e Integralidade: ressignificando a formação médica Maria Luiza Silva Brito
17:45 Resultados da Territorialização na implantação de serviços de saúde Johnatan Reis da Silva
SALA 2310- BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 Uso do Cinema e Dramatização no Aconselhamento e Panejamento Terapêutico da Consulta na Percepção dos Estudantes de Medicina Tânia Maria da Silva Mendonça
11:45 O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DA MEDICINA ZAIRA ARTHEMISA MESQUITA ARAÚJO
12:00 SIMULAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO OBJETIVANDO PRODUTO PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE. Arthur César Pacheco Lopes
12:15 PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA ANATOMIA RADIOLÓGICA COMO FORMA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO – UM MODELO PARA O CICLO BÁSICO Aliomar Cardoso Dourado Júnior
12:30 Discussão de casos clínicos reais como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico Julia Pontello Nitz
12:45 Estratégia para a inserção da radiologia no ensino de graduação em medicina com uso de metodologias ativas Alexandre Ferreira da Silva
13:00 OFICINA DO CUIDADO: CUIDADO QUE ( TRANS )FORMA Mônica Gomes de Andrade
13:15 Disciplina sobre Medicina da Família: 13 anos de experiência na Faculdade de Ciências Medicas da UERJ Ana Claudia Santos Chazan
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 O Desafio da Integração Ensino Assistência na Formação Médica do Curso de Graduação em Medicina UNIFESO Teresópolis, RJ – Relato de Experiência Andréa de Paiva Dóczy
16:15 Polo de Atenção Integral e Comunitário: Resultados consolidates após 12 anos Eliane Maria Garcez Oliveira da Fonseca
16:30 VISÃO DOS PRECEPTORES EM ODONTOLOGIA SOBRE SUAS FUNÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
16:45 A etnografia como ferramenta na metodologia ativa na graduação em medicina: um relato de experiência no Distrito Federal Fernando Ferreira Natal
17:00 USO DE UM MODELO UNIFICADO DE AVALIAÇÃO PRÁTICA NO INTERNATO MÉDICO – SISTEMA OSCE Jose Knopfholz
17:15 Internato eletivo de medicina em urgência e emergência: Relato de experiência no Distrito Federal Fernando André Lobo Barreto
17:30 Burnout e Internato Médico: Uma Experiência de 4 anos Felipe Duarte Silva
17:45 INTERNATO ESPECÍFICO EM SAÚDE MENTAL: ADEQUANDO DEMANDAS À REALIDADE DA FORMAÇÃO MEDICA FELIPE PINHEIRO DE FIGUEIREDO
SALA 2312 -BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 Atendimento inicial ao politraumatizado: Educação continuada e multidisciplinar para estudantes da saúde Marcello José Ferreira Silva
11:45 O programa de monitoria de Anatomia Humana e sua participação ativa na formação médica Mylena Miki Lopes Ideta
12:00 Micro Atividades Para o Conhecimento CARINA SCOLARI GOSCH
12:15 EVENTO CIENTÍFICO COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO MÉDICA João Lucas de Carvalho Gomes
12:30 Game-Over na Falta de Atenção CARINA SCOLARI GOSCH
12:45 A Simulação Realística como estratégia metacognitiva no ensino do Suporte Avançado de Vida a graduandos de Medicina Eduardo Pimenta
13:00 O mapa conceitual como instrumento facilitador no aprendizado baseado em problemas -ABP no curso de medicina do UNIT/AL Sofia Kelly Cavalcante Rodrigues Grimberg
13:15 O emprego da metodologia Team based Learning para avaliação de aprendizagem de estudantes de Medicina Brenda Emanuelle Miranda
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 Internato Médico: A Importância da desmistificação e acolhimento aos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá, para formação médica humanizada Vitor Benevides Ruvio
16:15 Internato de Medicina de Família e Saúde Mental integrado: a experiência da UFRJ Maria Katia Gomes
16:30 Simulação e debriefing para aquisição de competência de comunicação durante o internato: percepção da aprendizagem do atendimento centrado no paciente Ribeiro, LMA
16:45 PROJETO SÉRGIO AROUCA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Marcos Aurélio Maeyama
17:00 ABORDAGEM INOVADORA DO TEMA MORTE NO CURSO DE MEDICINA PELA ANATOMIA – HUMANIZAÇÃO E ÉTICA COMO PILARES DA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS À APRESENTAÇÃO AO CADÁVER RINALDO ANTUNES BARROS
17:15 FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS RESIDENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NADINE ANITA FONSECA DA SILVA
17:30 “e-ARM: Instrumento Eletrônico para Avaliação de Residência Médica” Marcelo Arlindo Vasconcelos Rodrigues
17:45 Hemorragia expulsiva espontânea secundária à úlcera de córnea perfurada em paciente glaucomatoso: relato de caso Rayssa Medeiros Léda
SALA 2313- BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA APOIO AO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM CITOLOGIA E HISTOLOGIA Claudia Mendonça Magalhães Gomes Garcia
11:45 PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS QUANTO À CONTRIBUIÇÃO DO CASO DO EIXO TEÓRICO PRÁTICO INTEGRADO (CETPI) NA FORMAÇÃO MÉDICA Juliane Nogueira de Oliveira
12:00 Disciplina de Saúde e Sociedade: inovando práticas didáticas Ivani Bursztyn
12:15 A Simulação Realística como Metodologia de Ensino no treinamento de voluntários para as Olimpíadas Rio 2016 July Teixeira
12:30 Vivendo com….: um exercício de medicina narrativa. Ivani Bursztyn
12:45 Uso de Portfólio Eletrônico como ferramenta de avaliação num mestrado profissional Andrea Marques Vanderlei Ferreira
13:00 Conselho de Série: protagonismo e cultura de trabalho coletivo na formação em saúde Ligia Vilas Boas
13:15 Ensino entre pares no contexto da monitoria do curso de Medicina: um ensaio para docência Heloisa Sobreira Camilo Teles de Menezes
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 Avaliação de provas de seleção para residência médica Júlio César Soares Aragão
16:15 Impacto da sintomatologia depressiva no desempenho de candidatos em programas de acesso direto na residência médica da FMUSP Eduardo de Castro Humes
16:30 Impacto da ansiedade traço e estado no desempenho de candidatos em programas de acesso direto na residência médica da FMUSP Eduardo de Castro Humes
16:45 Capacitação de profissionais de saúde que atuam como preceptores na Rede Ebserh Leandra Vital Pires
17:00 Desafios na implantação de uma residência regionalizada em medicina geral de família e comunidade no sertão da Paraíba Everson Vagner de Lucena Santos
17:15 Oficina de planejamento estratégico situacional: construindo coletivamente a saúde Gessika Maura Gomes
17:30 Tendência à interiorização dos médicos – um estudo comparativo entre 2013 e 2015 Cezar Augusto Muniz Caldas
17:45 Profissionalismo médico no Brasil: definindo competências a partir de estudo Delphi Magda Moura de Almeida
SALA 2314 -BLOCO 2
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
11:30 PERCEPÇÕES DA MORTE ENTRE GRADUANDOS EM MEDICINA Raissa Ruperto Souza das Chagas
11:45 Disponibilidade dos alunos dos bacharelados intesdisciplinares em saúde para a Educação Interprofissional : uma experiência na UFRB Marta Baltazar dos Santos Cerqueira
12:00 APLICAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE PUNÇÃO ARTICULAR PARA ENSINO DA ORTOPEDIA Walter Luiz Farcks Maia Junior
12:15 USO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PROPEDÊUTICA MÉDICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Amanda Ellen de Morais
12:30 Utilização de metodologia mista na formação médica: Um relato de experiência Victor Mateus Xavier de Santana
12:45 Comparação entre a percepção de discentes do início e fim do curso de enfermagem em relação ao perfil de formação do egresso recomendado pelas Diretrizes Nacionais Curriculares Gustavo Antonio Raimondi
13:00 Nosso Mundo Microbiano RAYMUNDO DO ESPIRITO SANTOS PEDREIRA
13:15 O ENSINO DA SEMIOTÉCNICA PARA GRADUANDOS DE MEDICINA UTILIZANDO METODOLOGIA DE ENSINO EM GRUPOS E ANÁLISE DE DESEMPENHO APÓS VIDEOFEEDBACKS Rafaela Vieira Correa
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliadores docentes:
Secretário discente:
16:00 Organização de eventos acadêmicos pelos discentes de Medicina na PUC Minas em Betim Felipe Rodrigues de Queiroz
16:15 Combate ao A. aegypti: responsabilidade social e integração ensino-comunidade em instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. SACCO, Ruth da Conceição Costa e Silva
16:30 EDUCAÇÃO MÉDICA NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA MÉDICA FEDERAL NA BAHIA Daniel Andrade Barreto de Sousa
16:45 Desafios docentes no cotidiano do Ensino na Saúde Daniel Antunes Freitas
17:00 DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA USO DE METODOLOGIA ATIVA PARA GRANDES GRUPOS NO CURSO DE MEDICINA ALICE BELLEIGOLI REZENDE
17:15 PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: (RE)PENSANDO A DOCÊNCIA NA MEDICINA Fabiana Postiglione Mansani
17:30 CENTRO DE REFERÊNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CEARÁ: DESAFIOS DO PRESENTE E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO DANIELA CHIESA
17:45 FAIMER Brasil 10 anos: “Celebrando e Refletindo” – percepções dos docentes participantes Eliana Martorano Amaral
PÔSTERES – TOTEM 01
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Grupo de Humanidades em Saúde: encontros e diálogos interdisciplinares João Vítor Buso Ribeiro Santos
11:40 Aprendizagem baseada em projetos no ensino da saúde coletiva Yago Galvão Viana
11:50 O uso de uma estratégia educacional usando vídeo e mapas conceituais no ensino de Farmacologia: relato de experiência Daniel Riani Gotardelo
12:00 A METODOLOGIA TEAM-BASED LEARNING NO ENSINO DE INFECÇÃO HOSPITALAR NO MÓDULO DE RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Luís Arthur Brasil Gadelha Farias
12:10 CENÁRIOS DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA. Telma Reginato Martins
12:20 Currículo e ensino no curso de medicina: Refletindo e pensando novas práticas pedagógicas Felipe Alves Vieira
12:30 Processo ensino-aprendizagem: a monitoria como ferramenta catalisadora da formação do perfil médico Maria Luiza Silva Brito
12:40 Anatomia responsável, informatizada, dialogada e participativa Paula Natsumi Yamazaki
12:50 INTRODUÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA DA UNICASTELO ANTONIO FILIPE GALHEIRA
13:00 QUANTITATIVO DE PUBLICAÇÕES SOBRE O MÉTODO PBL NO PERÍODO DE 2000 A 2015 NATHÁLIA JOLLY ARAÚJO SOARES
13:10 ASSOCIAÇÃO CLÍNICO-RADIOLÓGICA: ABORDAGEM ATRAVÉS DE UMA LIGA ACADÊMICA Victor de Araújo Rocha
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 OSCE NO INTERNATO MÉDICO: ASPECTOS POSITIVOS E SUGESTÕES DE APRIMORAMENTO Bruno Rafael da Silva Lopes
16:10 Habilidades de Comunicação no Currículo Médico: estratégias para a abordagem da diversidade humana André Petraglia Sassi
16:20 AVALIAÇĀO PELOS PARES DOS FLASHCARDS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES DE MEDICINIA Vivian Brito Salles
16:30 Do outro lado do OSCE: a perspectiva de estudantes de Medicina atuando como pacientes-atores MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA
16:40 AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO COM A UTILIZAÇÃO DE FLASHCARDS Vivian Brito Salles
16:50 AVALIAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL I: UMA SIMULAÇÃO DO ATO OPERATÓRIO Luiza Santana de Freitas
17:00 O OSCE COMO METODOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM Naiana Weisheimer¹
17:10 Utilização do Portfólio como um dos instrumentos de avaliação da disciplina de Urologia. Roberto Shigueyasu Yamada
17:20 Impacto de um curso extracurricular de antimicrobianos na aprendizagem de alunos do curso de medicina avaliado através da pirâmide de Kirkpatrick Francisco Benini Claro
17:30 O olhar dos estudantes do segundo período de medicina do IMEPAC frente às visitas domiciliares Alice Alves Barboza
17:40 A MONITORIA DE ANATOMIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA. Camila Bomfim Gomes Feitosa Lima
PÔSTERES – TOTEM 02
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 O PBL e sua aplicabilidade no desenvolvimento do currículo da primeira turma do curso de medicina da UFAL – Campus Arapiraca. Elena Maria da Silva Duarte
11:40 Integração entre Semiologia e Psicologia Médica na aprendizagem significativa das habilidades relacionais Maria Gabriela Parenti Bicalho
11:50 Proposta metodológica para abordagem da relação médico-paciente na formação médica Yasmin Guerra Saib Abi Habib
12:00 A importância da disciplina introdutória no acolhimento ao calouro de medicina Elaine Júlian Da Fonseca
12:10 A técnica de role-play como parte do processo de implantação de Metodologias Ativas de Aprendizagem em curso de Medicina Romário Gomes da Silva
12:20 IMPACTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS(FMP): UMA ANÁLISE Jéssica Mussel Santos
12:30 O CINEMA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOÉTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA Lara Silvestre Teixeira
12:40 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MÉDICO ATRAVÉS DE SESSÕES DE TUTORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ LARISSA QUEIROZ COSTA CARNEIRO
12:50 AULA DE REVISÃO AO FIM DE MÓDULOS EM LIGA ACADÊMICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM RADIOLOGIA Letícia Mascarenhas Maia de Carvalho
13:00 A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: O EIXO INTEGRADOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA GRUPOS TUTORIAIS MARIA DO CARMO LACERDA BARBOSA
13:10 Formação para o respeito à diversidade cultural: contribuições da Antropologia Médica. Mathaeus Lopes de Andrade
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 INOVAÇÃO CURRICULAR COM O ENSINO DE TELESSAÚDE NO AMBIENTE ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Luis Fernando Barbosa Silva
16:10 A PERCEPÇÃO DO ALUNO MONITOR ACERCA DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO CURSO DE MEDICINA COM METODOLOGIA ATIVA Julie Anne Gonçalves de Carvalho
16:20 A PERCEPÇÃO DE TUTORES E RESIDENTES EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOBRE O PORTFÓLIO REFLEXIVO Noeli Maria Rodrigues Alves Santos Hack
16:30 Melhorando a qualidade das avaliações cognitivas: Experiência de uma faculdade do interior de São Paulo Ricardo Filipe Alves Costa
16:40 Avaliação dos conhecimentos sobre parasitoses de alunos de graduação em Medicina da UFF. Cárita Cunha dos Santos
16:50 Importância da monitoria de histologia no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Medicina da UFAM nos semestres de 2015 Lorena Praia de Souza Bezerra
17:00 OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA FACULDADE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE JAQUELINE MARQUES LARA BARATA
17:10 A percepção da dessensibilização moral acadêmica em práticas laboratoriais de vivissecção: um relato de experiência Beatriz Ferroli Cavalcante
17:20 A UTILIZAÇÃO DE PRÉ E PÓS-TESTES COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE HISTOLOGIA PARA DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA Mirely Gomes Gadelha de Oliveira
17:30 A importância do Feedback na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como instrumento de ensino-aprendizagem: valiosa ferramenta de avaliação Lívia Dhayany Alexandre da Costa Lima
17:40 A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como vivência inovadora na formação acadêmica de médicos generalistas e humanistas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) JOÃO MARCO RODRIGUES SANTANA
PÔSTERES – TOTEM 03
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 A criação de um Videoblog como instrumento de aprendizagem em fisiologia cardíaca e renal: explorando habilidades e interesses do aluno contemporâneo. Iusta Caminha
11:40 MODELO DE SIMULAÇÃO DE CIRURGIA DE TRANSPLANTE RENAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E ACESSÍVEL Pedro Henrique Correia Filgueiras
11:50 Interesse dos acadêmicos pela medicina de família e sua área de atuação Mirela Bernardi Braga da Cunha
12:00 Inserção precoce do acadêmico de Medicina na comunidade Iago Akel de Faria
12:10 PAINEL DE OPOSIÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO EM BIOÉTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Kaio Júlio César de Sousa Nogueira
12:20 Educação em Saúde e o o uso de álcool na Policia Militar do Maranhão. Walquíria Lemos Ribeiro da Silva Soares
12:30 Disciplina de Seminários Avançados: quando mais é menos Luigi Bruno Peruzo Iacono
12:40 Educação Médica e os novos cursos: um estudo da percepção discente sobre o currículo da UFSJ/Dom Bosco Lara Canaã Marzano
12:50 O USO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO EM UM CURSO DE MEDICINA NO INTERIOR DO CEARÁ. Kaio Júlio César de Sousa Nogueira
13:00 AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PROBLEMATIZAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA UNOESTE Ilza Martha de Souza
13:10 Impacto Formativo da Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Experiência do Grupo de Ensino em Histologia da EBMSP Alice Fernandes de Almeida Oliveira
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 O Paciente Padronizado como estratégia metacognitiva de aprendizagem de graduandos de Medicina Iuri Amorim de Moraes
16:10 Implantação do portfólio reflexivo como estratégia de avaliação formativa em uma disciplina do curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior pública do leste mineiro Isadora Pereira
16:20 Análise de atitude de graduandos de Medicina na abordagem ao Paciente Padronizado Davi da Silva Motta
16:30 Fatores que repercutem no desempenho acadêmico de estudantes de medicina: uma revisão sistemática Nayhane Nayara Barbosa da Silva
16:40 Implementação da Avaliação Final Integradora no curso médico: relato de experiência Vinícius Lana Ferreira
16:50 A SELEÇÃO DE GRADUANDOS EM MEDICINA COM MULTIPLOS OLHARES: COMO AVALIAR E IDENTIFICAR INTEGRANTES DIFERENCIADOS? Matheus Costa Bessa
17:00 Analise desempenho dos estudantes de escolas que utilizam metodologias ativas versus escolas “tradicionais” usando o resultados do Teste de Progresso Sulani Silva de Souza
17:10 Contribuição acadêmica em escolares: um processo de ensino-aprendizagem em reeducação alimentar Alessandra Candida Miranda
17:20 Procedimentos na Atenção Primária à Saúde: ensino e manejo de Dispositivos intrauterinos Luciana de Moura Chaves
17:30 O conteúdo de saúde coletiva no Teste do Progresso da Regional ABEM São Paulo, no período de 2010 à 2014 Natalia Silva Braz
17:40 Uso de Simulação Realística na Avaliação Prática dos Estudantes de Medicina da UNOESC Campus Joaçaba- SC ROSE MARIA MAKOWSKI
PÔSTERES – TOTEM 04
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 O vídeo-atlas como ferramenta de ensino-aprendizagem para a Anatomia Humana na Universidade Federal do Rio Grande do Norte Karoline Duarte Rego
11:40 TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO MÉDICA E MUDANÇAS METODOLÓGICAS: A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS. denise RB mello
11:50 Saúde e Marginalização Social – suprimindo a negligência curricular Rodrigo Santos Custódio Oliveira
12:00 O ENSINO DE SEMIOLOGIA MÉDICA NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Isabela Ewbank Barbosa
12:10 O USO DE OFICINAS COMO ESTRATÉGIA PARA RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO PORTFÓLIO: O OLHAR DO ACADÊMICO Isabela Ewbank Barbosa
12:20 UM OLHAR ACADÊMICO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA TUTORIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O RACIOCÍNIO CLÍNICO CAROLINE DA SILVA CORTEZ SANCHEZ
12:30 Laboratório de habilidades e problematização no ensino da Medicina: da construção do conhecimento à formação do vínculo, a experiência de Pinheiro-MA. Hilda Mariana Costa Clementino
12:40 O Ensino das Arritmias Cardíacas com base no Suporte Avançado de Vida 2015 Metodologia do Curso Livia Paes Leme Rosa
12:50 Discutindo a violência nos territórios de práticas do Internato em Medicina de Família e Comunidade da UFRJ Vinicius Siqueira Tavares Meira Silva
13:00 Clube de Revistas – P.E.T Medicina UFTM Cassia Ducatti de Almeida
13:10 MODELO DE PUNÇÃO VASCULAR DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS Aline Junqueira Bezerra
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 MAPAS CONCEITUAIS: FERRAMENTA DE APRENDIZADO E DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA IMUNOLOGIA PARA A ENFERMAGEM. Carolina Oliveira Sousa
16:10 Psicologia Médica X Semiologia: relato da Transferência e Contratransferência na coleta da anamnese, por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Tocantins Caiã Cabral Fraga Carvalho
16:20 Contribuição da prática de dissecação para o aprendizado anatômico: Relato de Experiência Gabriela Marques Jaccoud
16:30 Avaliação Laboratório de Habilidades Práticas utilizando a metodologia Mini-OSCE Elaine Azevedo Soares Leal
16:40 Pesquisa sobre as práticas de Acolhimento e Visita Domiciliar entre profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde: a iniciação científica como parte do processo ensino-aprendizagem Alba Larissa dos Santos Esperidião
16:50 ATIVIDADE DE ENSINO: “SIMPÓSIO ZIKA E MICROCEFALIA: ENTENDENDO A RELAÇÃO” DO COMITÊ UFPA DA IFMSA BRAZIL, 2016 Bárbara Eleanor Martins Gurgel
17:00 Experiência de monitores de Semiologia Médica I da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na elaboração de um OSCE Simulado: o meio caminho entre o acadêmico e o professor sendo colocado em prática Dulce Mourthé Starling Pinheiro
17:10 MÓDULO DE AVALIAÇÃO INTEGRADA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZADO LARA LUIZ DA SILVEIRA DUARTE
17:20 EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA – PROJETO DE COMBATE A DENGUE Liliane Nareli Souza da Silva
17:30 DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES: Construção reflexiva dos alunos de medicina de uma instituição de ensino superior federal ISADORA COUTO DE ASSIS
17:40 Impacto do treinamento de habilidades de comunicação e do uso de registro específico no atendimento clínico integral à pessoa. Rosa Malena Delbone de Faria
PÔSTERES – TOTEM 05
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 A importância de fetos no estudo da anatomia humana nas metodologias ativas de ensino médico: relato de experiência do discente Labibe Manoela Melo Cavalcante
11:40 A Importância da Participação de Discentes Integrantes de Projetos de Extensão na Organização de Grupos de Discussão com Alunos do Ciclo Básico José Lucas Gonçalves Pinheiro Guerra
11:50 MOSTRA INTERDISCIPLINAR: ENTRE AS EMERGÊNCIAS MÉDICAS E AS URGÊNCIAS SOCIAIS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela de Araujo
12:00 Consulta Simulada: um modelo de avaliação da disciplina Laboratório de Habilidades Clínicas Thiago Lorentz Pinto
12:10 USO DE RECURSO AUDIOVISUAL COMO SITUAÇÃO PROBLEMA EM GRUPO TUTORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA Rodrigo Bacelar da Costa Silva
12:20 Iniciação Científica: perspectivas dos estudantes de um Curso de Graduação em Medicina Ingrid Lazo Tolêdo
12:30 Programa de Apoio à Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde: percepção dos estudantes de graduação do Curso de Medicina Ingrid Lazo Tolêdo
12:40 INTEGRANDO O ENSINO DA BIOSSEGURANÇA ÀS NOVAS COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS Jorge Luiz Silva Araújo Filho
12:50 O ENSINO DA PATOLOGIA NO CONTEXTO DA METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA RODRIGO BACELAR DA COSTA SILVA
13:00 A EXPERIÊNCIA DE DUAS ALUNAS DO 10º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM A METODOLOGIA QUALITATIVA. Michele Carvalho de Sousa
13:10 O ESTILO DE PENSAMENTO DE ESTUDANTES DO 12º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA: FATORES QUE ATUAM NESTA CONSTRUÇÃO: O ENSINO PRÁTICO DA CLÍNICA MÉDICA Laura Abreu de Moura
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de medicina. Bruno Missio
16:10 O papel da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular da Universidade Federal do Tocantins na formação complementar do médico generalista: Um relato de experiência Victor Mateus Xavier de Santana
16:20 Metodologia Ativa no Raciocínio Integrado no Sistema Modular do UniFOA: um relato de experiência para ingressantes  no Curso de Medicina BRENO TERRA GONTIJO AMORIM
16:30 Iniciação científica em Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas: Desafios e relato de contribuições na formação geral do estudante de medicina Vinícius Barros Prehl
16:40 Circuito Científico: Uma metodologia para incentivo da educação médica Áthila de Almeida Siqueira
16:50 Experiência de construir coletivamente e à distância um curso online na plataforma Moodle SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE
17:00 Minicursos de Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico Natany de Souza Batista Medeiros
17:10 MONITORIA EM LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP): RELATO DE EXPERIÊNCIA Raimundo Rodrigues da Costa Junior
17:20 Projeto Desliga: a qualidade de vida como fator intrínseco ao aprendizado no curso de Medicina Mylena Miki Lopes Ideta
17:30 NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DEMANDAS DOS ESTUDANTES Marcia Simei Zanovello Duarte
17:40 Saúde mental dos Estudantes de Medicina: uma revisão sistemática no Brasil Ludmila de Souza Conceição
PÔSTERES – TOTEM 06
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 O MONITOR DE SEMIOLOGIA MÉDICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA UM BOM DESEMPENHO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Ednan Cardoso de Sousa
11:40 “HORA DA PRATICA”- TREINAMENTO COMO FORMA DE CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO EM TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL I Thaís Silva Araújo
11:50 GINCANAS COMO FORMA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO – ABORDAGEM DE UMA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA Luciana Almeida Santos Peixoto
12:00 Análise da Percepção de Estudantes da Faculdade de Medicina do Mucuri quanto à implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas Ernani Aloysio Amaral
12:10 Comunicação e relação interpessoal na prática médica: Compartilhando experiência no ensino Karoline Duarte Rego
12:20 Construção de Mapa Conceitual como Ferramenta para Problematização de Visita Técnica a uma Unidade de Saúde da Família Thiago de Carvalho Milet
12:30 AS TERAPIAS COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL Guilherme Augusto Guerra Avelar
12:40 Oficinas de Capacitação: metodologia para discussões e orientações sobre intervenções sociais na área de Saúde Pública Amanda Agostini Nogueira
12:50 Optativo ou obrigatório? percepção da disciplina ética no currículo médico Elaine Júlian da Fonseca
13:00 O JURI SIMULADO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MEDICINA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO TOCANTINS GRANADIER, Cristiano da Silva
13:10 A arte da improvisação: o que pode o aluno de medicina aprender com o teatro? Gabrielle Leite Silveira
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 A RECEPÇÃO DE CALOUROS: Uma oportunidade para o debate em grupo sobre a formação acadêmica. DANIELLE CARNEIRO
16:10 O atendimento clínico ao aluno de medicina na UERJ e o papel do PAPE no manejo da subjetividade SANDRA TORRES SERRA
16:20 Peer-Mentoring em uma Faculdade de Medicina do Norte do Ceará: Principais Desafios Enfrentados pelos Tutores nas Sessões de Tutoria Karine Magalhães Fernandes Vieira
16:30 20 anos do Grupo de Apoio aos Estudantes da FCM-UNICAMP: História e análise Amaral NA
16:40 Programa de Mentoring na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral como Mecanismo de Acolhimento de Estudantes de Medicina do 1º semestre Francisco Willamy Pedrosa Alves Filho
16:50 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NUM CURSO DE MEDICINA E CORRELAÇÃO COM A METODOLOGIA E COM O ESTILO DE APRENDIZAGEM Felipe Colombelli Pacca
17:00 Acolher calouros: como motivar alunos que chegam a uma escola médica de metodologia ativa Ruy Guilherme Silveira de Souza
17:10 GRUPO DE APOIO AO ESTUDANTE DA FCM/UNICAMP: AVALIAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DURANTE 9 ANOS Amaral NA
17:20 O desenvolvimento da relação psicológica na formação médica. Gabriela Alves de Freitas
17:30 IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE MEDICINA: COMPARAÇÃO DO 2º AO 6º ANO DO CURSO. Mário Koga Júnior
17:40 DEPRESSÃO EM ALUNOS DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM OS HÁBITOS DE VIDA E RELACIONAMENTOS SOCIAIS. Mário Koga Júnior
PÔSTERES – TOTEM 07
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 OS DESAFIOS PRÁTICOS DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE CEUMA Ivan Abreu Figueiredo
11:40 A importância da monitoria no ensino prático da Técnica Cirúrgica na Universidade Federal do Tocantins Gustavo Carneiro Resstel
11:50 Tecnologia da Informação na Formação Médica: Desenvolvimento de um Aplicativo para o Ensino da Disciplina de Semiologia Francisco Willamy Pedrosa Alves Filho
12:00 A discussão entre pares desenvolvendo o aprendizado de forma ativa por meio do método TBL: um relato de experiência Clarissa Sanders Costa
12:10 MONITORIA VIRTUAL E PRESENCIAL DE HISTOLOGIA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO MÉDICO DA UFRN: Lucas Amadeus Porpino Sales
12:20 Interação Ensino-Serviço-Comunidade: Análise da coerência entre os objetivos propostos, atividades e desempenhos em uma faculdade pública de medicina. Relato de experiência. Hannah Ludimila Dias Silva
12:30 Processo de reestruturação curricular de uma escola médica decênia do interior do Rio Grande do Sul: perspectivas, resultados e desafios iniciais. Dennis Baroni Cruz
12:40 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MINICURSO: AEDES AEGYPTI E ARBOVÍRUS – DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA Jéssica Andréa Silva das Chagas
12:50 Iniciação à docência como experiência motivadora e multiplicadora para o ensino de medicina Camila Gomes Dall’Água
13:00 A contribuição do estágio extracurricular na formação acadêmica dentro da especialidade de Oftalmologia Julie Anne Gonçalves de Carvalho
13:10 A BUSCA DO CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DENTRO DE UM ENSINO CONSTRUTIVISTA Larissa Esterfanne Cavalcante Cunha
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Tutoria-mentoring na formação médica: relato de uma experiência simone da Nobrega Tomaz Moreira
16:10 PREVALÊNCIA DO USO DE SUBSTÂNCIAS ESTIMULANTES ENTRE ACADÊMICOS DE MEDICINA PORTADORES DE DEPRESSÃO Bráulio Érison França dos Santos
16:20 PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA COM SINTOMAS DEPRESSIVOS EM UNIVERSIDADE DO NORTE DO PAÍS Bráulio Érison França dos Santos
16:30 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE DE MONITORIA EXPERIMENTAL AOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA Wendell Lima Rabelo
16:40 Autonomia versus Orientação no modelo de aprendizagem de alunos ingressantes no curso de medicina: Um relato de experiência Thayná Azevedo do Nascimento
16:50 Prevalência de consumo de álcool e beber em binge em estudantes de medicina da Universidade do Grande Rio Daniel Teixeira dos Santos
17:00 PROGRAMA DE MENTORING NO CURSO DE MEDICINA DAS FIP: RELATO DE EXPERIÊNCIA Jorge Luiz Silva Araújo Filho
17:10 Prevalência de consumo de risco de álcool e de síndrome de dependência alcoólica em estudantes de medicina da Universidade do Grande Rio Daniel Teixeira dos Santos
17:20 Prevalência de depressão maior em estudantes de medicina da Universidade do Grande Rio Camila Masioli da Conceição
17:30 Prevalência de transtorno de ansiedade generalizada em estudantes de medicina da Universidade do Grande Rio Camila Masioli da Conceição
17:40 A carência de preparo psicopedagógico das universidades de medicina, aos estudantes com ingresso via SISU Lázara Gabriela Oliveira Silva
PÔSTERES – TOTEM 08
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Significação do Eixo Segurança do Paciente nas atividades do Laboratório de Habilidades no Curso de Medicina Simone Rodrigues
11:40 Os Espaços Tutoriais no Curso de Medicina Baseado em Metodologias Ativas e a Valorização da Segurança do Paciente Simone Rodrigues
11:50 Método avaliativo baseado na discussão como ferramenta no combate à cola: Um relato de experiência. Vitória de Souza Oliveira
12:00 Relato de experiência da monitoria no Laboratório Morfofuncional do curso de Medicina do Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA) Gabriella Silva de Souza
12:10 AVALIAÇÃO DO ENSINO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO CURRÍCULO DO 1º AO 8º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Márcia Helena Fávero de Souza Tostes
12:20 A nova percepção do Estudante de Medicina sobre a Morte após a disciplina de Psicologia Médica Lorena Ohrana Braz Prudente
12:30 Educação Médica: Novas percepções na metodologia de ensino audiovisual para estudantes na área da saúde da região da Amazônia Ocidental, acerca do mal de Alzheimer Andrey Oliveira da Cruz
12:40 Relato de experiência: Percepções do estágio médico observador em Saúde do idoso no processo de aprendizagem Bianca Coral Donis
12:50 Utilização dos Mapas Conceituais como Ferramenta na Aprendizagem Significativa em Grupos Tutorias do Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos Vanessa Passos Brustein
13:00 EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS COM PERFIL COPARTÍCIPE NA GESTÃO EM SAÚDE Gabriela Silva Morbeck Santos
13:10 O PAPEL DA LIGA ACADÊMICA NO ENSINO DA RADIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela Fernandes Costa
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 PERCEPÇÕES SOBRE O AMBIENTE DA GRADUAÇÃO MÉDICA CONFORME ALUNOS NÃO PORTADORES E PORTADORES DE TRANSTORNOS DEPRESSIVOS Iuri Silva Sena
16:10 GRADUAÇÃO MÉDICA E QUALIDADE DE VIDA DE ACADÊMICOS: PREVALÊNCIA DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE Iuri Silva Sena
16:20 ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO E PREVALÊNCIA DE SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA EM ESTUDANTES DE MEDICINA Ana Lucia Taboada Gjorup
16:30 ANÁLISE PRELIMINAR DA IMPLEMENTAÇÃO DO MENTORING NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA – SUPREMA Sarah Vitorelli Haddad Lima
16:40 A VISÃO DO DISCENTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA EM DESENVOLVIMENTO MENTORING DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA Caroline Ferreira Fonseca
16:50 VÍNCULO AFETIVO: ASPECTO DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA Loiane Letícia dos Santos
17:00 RELATO DE EXPERIÊNCIA: Monitoria em Prática de Saúde em 2015-2 no curso de Medicina da UFT Lucas Aguiar Oliveira
17:10 Aspectos psicológicos na educação médica: a experiência de criação de um núcleo de apoio aos estudantes. Vinícius Santos Rodrigues
17:20 QUESTIONÁRIO DE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS (QVA – r): DIAGNÓTICO DAS EXPECTARTIVAS DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO MÉDICO Gisela Nunes Gea
17:30 NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE NÚCLEOS DE APOIO AO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIANTE DA PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO E IDEAÇÃO SUICIDA Virgílio Augusto Deodato Gonçalves
17:40 Atenção Psicopedagógica Integrada à formação acadêmica de estudantes do curso de Medicina/UniFOA, em Volta Redonda. Lívia Rocha de Medeiros
PÔSTERES – TOTEM 09
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 CURSO TEÓRICO-PRÁTICO “A NEUROLOGIA QUE TODO ESTUDANTE DEVE SABER”: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZADO Gabriela Fernandes Costa
11:40 LAVAGEM DAS MÃOS: UMA REALIDADE OU UMA FICÇÃO NAS UBS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ariane Cristina Ferreira Bernardes
11:50 Simulações realísticas: uma nova forma de construção do saber médico – a experiência de Pinheiro-MA. Raimundo Rodrigues dos Santos Neto
12:00 Atividade prática na disciplina de saúde do idoso: proposta de um plano de intervenção avaliada pelos acadêmicos Vinícius Barros Prehl
12:10 Mudança curricular e a implementação de metodologias ativas: a experiência de Pinheiro–MA Dayse Eveline Santos Sousa
12:20 A UTILIZAÇÃO DO BLENDED LEARNING NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE Nathália Farias Vasconcelos
12:30 Mostra de Neuroanatomia: estratégia pedagógica para acadêmicos da área da saúde da UFT Morgana Lívia de Oliveira
12:40 O currículo do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB): potencialidades e limites Céline Pinheiro
12:50 Ética e Mídia: estratégias de ensino na Escola Médica Fabiana Faria Rezende
13:00 Atividades de simulação de manobras de parto humanizado na Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia: relato de experiência Cristina Rocha Matarucco
13:10 TRIPÉ UNIVERSITÁRIO DESDOBRADO EM ATIVIDADES DA LAGO, DURANTE A I MOSTRA DE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA DA UFT Pedro Paulo Fernandes de Melo
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 TUTORIA NO MÉTODO PBL – TRABALHO EM EQUIPE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE Louise d’Abadia Morais
16:10 A importância da monitoria na formação acadêmica do aluno monitor: um relato de experiência Veridiana Silva de Santana Alves
16:20 Construção da Semana de Recepção dos Calouros na Faculdade de Medicina da Bahia Renata Andrade Oliveira
16:30 Barreiras e possibilidades nos projetos de Mestrado através de Círculos de Aprendizagem MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
16:40 RELATO DE EXPERIÊNCIA – MONITORIA EM REUMATOLOGIA Patricia Martin
16:50 Análise dos estilos de aprendizagem de estudantes de medicina e impacto sobre estratégias de ensino Francisco das Chagas Medeiros
17:00 Eixo longitudinal de Educação para as Profissões da Saúde em um Programa de Mestrado de Ciências Médicas Henrique Luis do Carmo e Sá
17:10 IMPACTO DAS CRENÇAS E COSTUMES DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NA SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE MORTE NA UTI Carolina Vitória de Lucia
17:20 Distanásia e Ortotanásia: Práticas Médicas sob a visão de um Hospital Filantrópico e de um Particular José Antônio Cordero da Silva
17:30 Síndrome de Burnout em docentes de Medicina: um estudo transversal Divanise Suruagy Correia
17:40 Pesquisa de opinião sobre o projeto “Dia do Paciente”: uso de simulação como ferramenta pedagógica na recepção de alunos ingressos no curso de graduação em Medicina na Universidade Nove de Julho Lethícia Mariah Marchi Bertin
PÔSTERES – TOTEM 10
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Experiência de desenvolvimento e implementação do Blueprinting concomitante à implantação de um novo curso de medicina Juliano Mendes de Souza
11:40 A NARRATIVA MÉDICA INSERIDA NA METODOLOGIA DE ENSINO PBL, ELEMENTO ENRIQUECEDOR NO CONTEXTO DE HUMANIZAÇÃO E ÉTICA Stephane Mota Lourenço
11:50 O benefício da parceria de uma Liga Acadêmica de Medicina com uma Unidade Curricular do curso de Medicina José Henrique Oliveira dos Santos
12:00 Anatomia vivencial em Laboratório de Sensibilidades, Habilidades e Expressão: um relato de experiência. Maria Eduarda Chaves Araújo de Farias
12:10 Utilização de Mapas Conceituais como ferramenta de registro e acompanhamento do currículo do Curso de Medicina: relato de experiência Ana Maria Viera Garcia
12:20 Bioinformática no ensino médico: plataforma SuperCYP na prática de farmacologia Esmaella Nahama Lacerda Sabino
12:30 O desenvolvimento de competências na formação médica: os desafios de se efetivar as Diretrizes Curriculares Nacionais num cenário educacional em transformação JAQUELINE MARQUES LARA BARATA
12:40 A dinâmica da Monitoria de Semiologia Médica I da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Natália Souza Paes Mendonça
12:50 Método avaliativo baseado na discussão como ferramenta no combate à cola: Um relato de experiência. Vitória de Souza Oliveira
13:00 O ENSINO DA NEUROLOGIA PARA A GRADUAÇÃO: BUSCA DA METODOLOGIA IDEAL Romulo Ribeiro do Vale
13:10 A disciplina optativa de Genética e Variabilidade Humana na formação acadêmica do profissional médico da Universidade Federal do Tocantins Julliany Mirelly Sousa Nascimento
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 ASPECTOS ÉTICOS SOBRE A EXPOSIÇÃO DE IMAGENS DO PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RESPONSABILIDADE DO ESTUDANTE DE MEDICINA DENTRO DO AMBIENTE CIRÚRGICO. Bruna Rolim Peixoto da Silva
16:10 Consultas encenadas em role-playing: um exercício de empatia Marcela de Andrade Balsano
16:20 Cuidados Paliativos e discentes de medicina: auto avaliação sobre habilidades para interagir com pacientes terminais e seus familiares Divanise Suruagy Correia
16:30 O filme ” Intocáveis ” e a humanização entre médicos e pacientes portadores de necessidades especiais André Luigi Tarsia Botelho
16:40 Os Dilemas Bioéticos Inerentes aos Cuidados Paliativos no Filme A Culpa é das Estrelas Gustavo Werneck Ejima
16:50 Violência Obstétrica: uma Abordagem Bioética Hellen Chagas
17:00 Contribuição de comunidade de dependentes químicos na formação ética de estudantes de medicina Ana Carolina Liberatti Barros
17:10 A desconstrução de preconceitos de estudantes de medicina sobre a saúde mental Caroline Neiva Damasceno
17:20 A DIMENSÃO BIOÉTICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL Patricia Maria Rauli Forte
17:30 A educação médica e a humanização diante do contexto da morte encefálica André Luigi Tarsia Botelho
17:40 Relatório de atividade prática: Caracterização do processo saúde-doença e das repercussões psicológicas frente ao enfrentamento do diagnóstico em uma paciente com visão monocular e glaucoma Marina Rodrigues Russo
PÔSTERES – TOTEM 11
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 O valor da Dramaturgia para a Aprendizagem Metacognitiva de estudantes de Medicina Jaqueline Ahlert de Carvalho
11:40 Relato da primeira experiência de acadêmicos do primeiro período de medicina com um curso de uma liga acadêmica de cardiologia: um relato de experiência Carlos Eduardo Alves Borges
11:50 O eixo Atenção Primária em Saúde na Comunidade em uma Escola Médica: a APS na graduação André Petraglia Sassi
12:00 O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR UMA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Douglas Garcia da Silva
12:10 Oficina de capacitação para diagnóstico e monitoramento de IST, AIDS e Hepatites Virais como estratégia de aprendizagem prática para estudantes de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior do leste mineiro Isadora Pereira
12:20 TEMPESTADE DE IDEIAS: POTENCIALIDADE DE USO NO ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MEDICINA Karina Guedes Correia
12:30 DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO MÉDICA EM UM CURRÍCULO DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO Sara Fiterman Lima
12:40 Experiência dos membros da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular da UFT no treinamento de procedimentos cirúrgicos em simulador realístico: contribuição na formação do médico generalista Isabella Fonseca Simaan
12:50 A PRÁTICA DO ARCO DE MAGUEREZ ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA VILA MUTIRÃO EM GOIÂNIA-GO Thatyana Siqueira Gonçalves
13:00 CASO DO EIXO TEÓRICO-PRÁTICO INTEGRADO (CETPI) – APRENDER A APRENDER – PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO MÉDICA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PUC-GO Cristiano de Souza Soares
13:10
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta de aproximação dos projetos de extensão, comunidade e gestores da educação. Maria Cristina Pereira Lima
16:10 O Estudante de Medicina e a Terminalidade: uma Análise da Obra As Intermitências da Morte Amanda Luíza Aguiar Taquary Alvarenga
16:20 Despert’Art: Uma experiência de humanização pela arte Caio Henrique Bosquetto
16:30 O cinema como mediador de uma medicina mais humanizada: considerações sobre o filme “Para Sempre Alice” Ellen Tieko Tsugami Dalla Costa
16:40 HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL: a influência da infraestrutura e do brincar na estratégia de tratamento Bianca Camargo Giacometti
16:50 Análise dos aspectos psicossociais do envelhecimento na obra “Memória de Minhas Putas Tristes” Bruno Tolino Maran
17:00 HUMANIZAÇÃO NA CASA DOS IDOSOS EM GOIÂNIA-GO: UM OLHAR AOS “DESCARTADOS” LARISSA FAVORETTO ALMEIDA
17:10 COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS NO CONTEXTO DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA André Abrantes Rosique
17:20 INTERAÇÃO COM CRIANÇAS PORTADORAS DO ESPECTRO AUTISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Giorgio da Silva Araújo
17:30 Desenvolvimento de ações de educação e saúde dentro do ambiente hospitalar e sua importância para o empoderamento da população. Martha Alves de Mendonça
17:40 Introduzindo a humanização no ensino médico: relato de vivência Antônia Amanda da Silva César
PÔSTERES – TOTEM 12
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Implementação de uma referência própria, teórico-prática, na disciplina de Técnica Operatória do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC RAUL EDMO TEIXEIRA AMITI
11:40 Relato de experiência sobre o impacto da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular no aprendizado dos acadêmicos de Medicina da UFT Isabella Fonseca Simaan
11:50 Aprendizagem experiencial de David Kolb: fundamento para a simulação realística Leise Rodrigues Carrijo Machado
12:00 A integração entre prática e teoria na disciplina Doenças infecto-parasitárias da Universidade Federal do Tocantins (UFT). LORENA RESENDE MEDEIROS
12:10 Curso Teórico Prático de Urgência e Emergência – Experiência dos Monitores Gabriel Góes Cunha
12:20 Relato de experiência na atividade de monitoria nos primeiro e quarto módulos de Habilidades Clínicas do curso de Medicina Caio Henrique de Souza Almeida
12:30 CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O CURRÍCULO DO CURSO DE MEDICINA Márcia Helena Fávero de Souza Tostes
12:40 INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO EM REUMATOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA SOBRE A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE E A SEMIOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR Marina Laís Ramalho de Oliveira de Almeida
12:50 A FORMAÇÃO DE MÉDICOS ATUANTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MINAS GERAIS: reflexões sobre metodologias de ensino e integração ensino-serviço Danielle Costa Silveira
13:00 Acréscimo da disciplina “Trabalho de Curso” no currículo dos acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás Pabline Pereira Chagas
13:10 A Importância Da Paticipação Da Semana Do Calouro Evandro do Nascimento Barros
13:20 IMPORTÂNCIA DA TOXICOLOGIA CLÍNICA NA GRADE CURICULAR DOS CURSOS DE MEDICINANO BRASIL: BASEADO EM DADOS CLINICOS E EPIDEMIOLÓGICOS Carlos Eduardo Cavanellas Maiolli
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 A medicina e o contato humanizado com idosos: relato de vivência em instituição filantrópica em Lavras, MG Naomi Sordan Borghi
16:10 SOLIDARIEDADE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE NAS ATIVIDADES DAS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA SOUZA, Icaro Reis
16:20 Empatia na relação profissional de saúde-paciente: Na ótica do estudante de graduação. Simone Schwartz Lessa
16:30 A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA EM AÇÃO COMUNITÁRIA COM CRIANÇAS EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER Marina Laís Ramalho de Oliveira de Almeida
16:40 Avaliação do Curso de Comunicação de Más Notícias desenvolvido na Universidade Nove de Julho para discentes dos cursos de Medicina e Psicologia da mesma Universidade Daisi Carolina Fritz Jordão
16:50 LABORATÓRIO DE HUMANIDADES E A HUMANIZAÇÃO DA MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIEVANGÉLICA CLARA BRAGA DOS SANTOS AZEVEDO
17:00 A liga acadêmica como ferramenta de humanização da formação em saúde: atuação da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (LAPS) Igor Pereira Matos de Oliveira
17:10 A atividade de clown na graduação em Saúde: uma experiência de humanização Lígia Carvalho Barbosa
17:20 A COMPREENSÃO POPULAR DAS DISTINTAS FORMAS DE CONHECIMENTO E SEU IMPACTO NA TERAPÊUTICA MÉDICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA Bruna Schuster Franco de Oliveira
17:30 A experiência da discussão sobre Empatia em um Grupo de Humanização da Medicina Carla Oliveira Rodrigues
17:40 Experiência de um grupo de estudos em Humanização da Medicina sobre a morte Rafaela Modenesi Venâncio
PÔSTERES – TOTEM 13
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Oficina de Anatomia Humana como instrumento de promoção de saúde para idosos: Relato de experiência em um programa de extensão universitária. Ana Paula Borges Duarte
11:40 DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO EM UM CURSO DE MEDICINA DO INTERIOR DO NORDESTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPERATRIZ-UFMA Gustavo Senra Avancini
11:50 FATORES ESTRESSANTES ATRELADOS AO OSCE: PERCEPÇÕES DE INTERNOS DE MEDICINA Bruno Rafael da Silva Lopes
12:00 Reflexão dos discentes acerca da disciplina de Comunicação em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora– Suprema Lara Junqueira Zacaron
12:10 UM CONTRASSENSO CHAMADO PBL: RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruna Camila Rufino Gualberto de Brito
12:20 AVALIAÇÃO DO PDDD NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Diego de Faria Magalhães Torres
12:30 Experiência de metodologias ativas no curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí Idna Karime de Sousa Silva
12:40 A VISÃO DO DISCENTE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA IMUNOLOGIA PELOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Carolina Oliveira Sousa
12:50 PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DO CURSO DE MEDICINA EM RELAÇÃO AO OSCE COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA Leila do Socorro da Silva Morais
13:00 Prática Pedagógica Interdisciplinar como fomento para a pesquisa no Curso de Medicina UNOESC- Campus Joaçaba-SC ANA PAULA PEREIRA
13:10 Incorporação da narrativa no currículo médico brasileiro: relato de experiência Gabriela Mendonça Vilar Trindade
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Humanização e ética: Os desafios dos profissionais de saúde em notificar compulsoriamente casos de violência doméstica Jeniffer Evangelista de Oliveira
16:10 Aspectos éticos e humanísticos no cuidado do paciente e de seu acompanhante no post-mortem e vivencias proporcionadas por ligas acadêmicas Ana Carolina Gomes Siqueira
16:20 A vivência do processo de humanização do acolhimento por estudantes de medicina em um Centro de Saúde: relato de experiência. Bárbara Nunes Terol
16:30 Metodologia de ensino da ética médica: reflexões e percepções – Relato de experiência Silvia Bastos Heringer Walther
16:40 Relato de Experiência: CineMED A Garota Dinamarquesa – Uma realidade pouco falada Matheus Eduardo Rodrigues
16:50 Relato de uma visita de acadêmicos do curso de medicina à APAE de Palmas-TO Leonardo Barroso Silva
17:00 “Humanização e ética” – desenvolvendo habilidades no decorrer da formação médica: um relato de experiência. Marília Vilela Veado
17:10 A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE NA SEMANA DO CALOURO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA Carlos Henrique Carvalho Milhomem
17:20 DEVOLUTIVA SOCIAL E PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS OTORRINOLARINGOLÓGICAS EM UM EVENTO COMUNITÁRIO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rayza Gaspar dos Santos
17:30 DEVOLUTIVA SOCIAL E CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA , UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rayza Gaspar dos Santos
17:40 RASTREAMENTO DE INFORMAÇÕES CONSENTIDAS SOBRE PROCEDIMENTO CIRURGICO EM PACIENTES INTERNADOS, RECÉM-OPERADOS NO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA Gabrielle Aredes Leal
PÔSTERES – TOTEM 14
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Relato de Experiência: O papel de práticas extracurriculares no aprimoramento das faculdades técnicas de alunos do curso de Medicina da Universisade Federal do Tocantins Gabriel da Silva Oliveira
11:40 Desenvolvimento de habilidades médicas e humanas em ambulatório de Infectologia Isabelle Pinheiro Amaro
11:50 IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS DO CURSO DE MEDICINA DA UFT Fernando Tranqueira da Silva
12:00 Avaliação da Dissecção Enquanto Metodologia do Ensino da Anatomia Talita Resende
12:10 SIMULAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MÉDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luísa Guedes Braga
12:20 Simulador de Alta Fidelidade ou Paciente Padronizado? A percepção dos estudantes de Medicina sobre Metodologias de Ensino Wagner Patrício
12:30 MÉTODO PBL – PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DA PUC GOIÁS Karina Suzany Nery Costa
12:40 Uso de metodologia ativa para ensino do uso racional dos exames de imagem em evento de liga acadêmica de medicina José Henrique Oliveira dos Santos
12:50 Apoio social e sua influência na vida acadêmica e social de estudantes de medicina. Vitor Boniatti Neves
13:00 Aprendizagens na Monitoria: Educação Médica e Mudanças na Proposta de Ensino Sthael Motta da Silva
13:10 Ensino Médico sob novo enfoque: Teoria e simulação em Pinheiro/MA. Diogo P. de Carvalho
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Projeto Nazaré: Um vivência entre acadêmicos e idosos institucionalizados. Francisca Begnini
16:10 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA: TRABALHANDO O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, FAMILIRIZAÇÃO E EMPATIA COM O PACIENTE E O SUS MEIRELLES, N.C.
16:20 LIBRAS: relação médico paciente com deficiência auditiva Rafael Cardoso Mendes
16:30 HIERARQUIA E OPRESSÃO NA ESCOLA MÉDICA: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DAS SÉRIE INICIAIS Joana Laura Aihara Barbosa
16:40 Abraços Grátis aos Vestibulandos: Quem foi Abraçado, Agora Abraça Patrícia Boechat Gomes
16:50 Impacto da interação Ensino- Serviço e Comunidade para estudantes de medicina de escola médica pública Gabrielle Macanhan Guimarães
17:00 Recepção humanizada aos calouros de medicina: suavizando a transição do ensino médio ao ensino médico Carolina Silva Delgado
17:10 Liga Acadêmica de Produção de Cuidados e Sensibilidades (LAPCS): Proposta para Redesenhar a Produção de Cuidados na Graduação Médica Áurea Beatriz Paula Silva
17:20 MEDICINA CENTRADA NO PACIENTE: AVALIAÇÃO DE ATITUDES NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E PROFISSIONAIS MÉDICOS Antonio Neves
17:30 VISÃO E EXPECTATIVA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE MORTE E MORRER Myriam Ruth da Silva Magalhães
17:40 Avaliação do conhecimento sobre Esclerose Lateral Amiotrófica – Influência das Redes Sociais na Informação em Saúde Victor Lemos Gimenes
PÔSTERES – TOTEM 15
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Aprendizagem mediada por filmes (AMF): perspectivas futuras na sensibilização de educadores e educandos para a potência das habilidades de comunicação (HC) na relação medico paciente (RMP) Chaves- Dias CMG
11:40 PERCEPÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA EM SEXUALIDADE SOBRE QUALIDADE DE VIDA SEXUAL EM IDOSOS NA UNIFAP Atie Calado Ribeiro
11:50 IMPLANTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DISCENTE CURRICULAR COMO APOIO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPERATRIZ-UFMA Ana Ligia Barros Marques
12:00 Realização de pesquisas científicas, um desafio discente Jade Beatriz Iwasaka-Neder
12:10 Modelo experimental de exame genital para o treinamento de estudantes de Medicina Fabiana Faria Rezende
12:20 Os desafios da consolidação da Aprendizagem Baseada em Problemas(ABP) nas faculdades de medicina do Brasil. Maria Fernanda Nogueira Camargo
12:30 Segurança do Paciente: Adequação do Carro de Emergência à Diretriz Nacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia Thais Carneiro
12:40 A Anatomia na Arte de Candido Portinari como Elemento Auxiliar no Ensino de Anatomia para Discentes de Medicina Carolina Silva Delgado
12:50 PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS PSIQUIÁTRICOS PARA ALUNOS DE MEDICINA ATRAVÉS DO CINEMA Fellipe Carlos Correa Batista
13:00 O efeito do pré-teste e pós-teste na atenção à aula e na apreensão de um conteúdo ministrado: metodologia aplicada durante o ensino da Liga Universitária de Trauma e Emergência – LUTTE – da Universidade Federal do Tocantins – UFT Gustavo Invernise de Moraes
13:10 RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE IMAGENOLOGIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA DA FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA. Luiz Lima Chaves
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 A UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO DIFUSORA DE INFORMAÇÃO NO CAMPO DA INFECTOLOGIA Luís Arthur Brasil Gadelha Farias
16:10 CRIAÇÃO DE FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE SEMIOLOGIA MÉDICA: BLOG DE SEMIOLOGIA MÉDICA Natália Souza Paes Mendonça
16:20 PLANO DE INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA ELEVADA DE PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME METABÓLICA EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOAQUIM GOMES – ALAGOAS Adriano Antonio da Silva Pedrosa
16:30 Projeto Jovem Doutor: o aprendizado prático de estudantes de medicina por meio de atividade socioeducativa Lívia Rossetti De Abreu E Lima
16:40 O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM NEUROANATOMIA Filipe Miranda Bernardes
16:50 O PROTAGONISMO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO POPULAR Lucas Martins Teixeira
17:00 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MÉDICA: FERRAMENTA IMPORTANTE OU SINÔNIMO DE INVERSÃO DE PAPÉIS JÚLIO CÉSAR ANDRÉ
17:10 O Telessaúde como instrumento de promoção à saúde: a tecnologia em consonância com a formação médica Tatiane Pires de Oliveira
17:20 O emprego de ferramentas online na Educação: relato da experiência do uso de um blog no ensino da Patologia. Dennis Baroni Cruz
17:30 “COLÓQUIO JOSUÉ”: O IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO MÉDICA FEITA POR ESTUDANTES. Túlio Henrique Maia de Almeida Oliveira
17:40
PÔSTERES – TOTEM 16
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 PSICOSSOMÁTICA: quem somos nós? Uma abordagem educacional entre discentes e docentes Samuell Santos Ferreira
11:40 Prevenção de doenças por meio da higienizacao das mãos CYNTHIA KALLAS BACHUR
11:50 Interação ensino-aprendizado: uma intervenção educativa sobre a medida indireta da pressão arterial Patrick Rogerio Carvalhaes Santos
12:00 ATIVIDADE DE PROMOÇÃO DE SAÚDE CONTRA À DENGUE JUNTO À COMUNIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruna Rolim Peixoto da Silva
12:10 Ações na comunidade: a educação em saúde como estratégia no combate a viroses emergentes Renata de Souza Ribeiro
12:20 VISITA A UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mariana França Bandeira de Melo
12:30 Desafios da política de saúde mental: um aprendizado na Interação Comunitária de medicina MARIANA QUEIROZ SOUZA PEREIRA
12:40 Ensino e Comunidade: experiência do curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, com a Atenção Básica João Paulo Gomes da Silva
12:50 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ DURANTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO AMAPÁ (HEMOAP) EM MACAPÁ NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 MARCELA DA SILVA COSTA
13:00 Vivência Integrada Na Comunidade: a percepção dos estudantes sobre a integração do ensino, serviço e comunidade na formação médica Sara Geovanna Almeida Maia
13:10 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM METABOLISMO DO CÁLCIO Vitória Araujo Arroyo
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 Além do drama: a vida bela em feeds de notícias sobre câncer Picanço, Luisa
16:10 Utilização do sistema telessaúde na plataforma moodle na disciplina de Gerenciamento de informação em saúde na Universidade Federal do Tocantins Lázaro Alves Braga Júnior
16:20 A inserção da Educação à Distância (EAD) no ensino de Urgências e Emergências Fábio Ferreira Marques
16:30 Grupo de Discussões Clínicas no Facebook como Ferramenta para a Prática da Aprendizagem Baseada em Problemas Eva Dias Cristino
16:40 PRODUTOS DE INTERVENÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE ANDRÉA MARQUES VANDERLEI FERREIRA
16:50 O impacto gerado pela implantação do telessaúde no estado do Tocantins na perspectiva da docência. LUCAS PEREIRA LIMA
17:00 USO DE PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA NO MÓDULO DE TERAPIA INTENSIVA PARA GRADUAÇÃO MÉDICA Arnaldo Aires Peixoto Junior
17:10 CONHECIMENTO DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM COMUNIDADE DE SANTANA DO IPANEMA – ALAGOAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA Adriano Antonio da Silva Pedrosa
17:20 Análise do discurso de caso motivador aplicado na sessão tutorial por meio de formulário online Elvys dos Santos Pereira
17:30 VIVÊNCIAS DA MONITORIA NA SAÚDE COLETIVA – DIÁLOGOS ENTRE A IMERSÃO NA COMUNIDADE E A DIDÁTICA EAD Amanda Ellen de Morais
17:40
PÔSTERES – TOTEM 17
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Desafios da disciplina Interação Comunitária (Ic) nos cinco primeiros períodos do curso de medicina da FACIPLAC Pablo Henrique da Costa Silva
11:40 Acuidade visual e o processo ensino-aprendizagem Gabriela Ferneda Maggioni de Oliveira
11:50 O PRIMEIRO CONTATO DO ALUNO DE MEDICINA COM UMA DAS REALIDADES DO SUS Edgard Albernaz Xavier
12:00 A VISÃO DE ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE GRUPO DE SALA DE ESPERA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Lara Juliana Silva De Rezende
12:10 A Importância do Conhecimento sobre o Funcionamento do Banco de Leite Humano por estudantes de medicina Marcella Mateus Cavalcante
12:20 Semana de Acolhimento dos calouros:Uma recepção de estudante para estudante. Mateus Glasner de Maia Lyra Cardoso
12:30 Oportunidades de Aprendizado e Amadurecimento para o Aluno de Medicina: A importância de cenários diversificados Marcella Mateus Cavalcante
12:40 Educação em saúde na alfabetização de adultos: 23 anos de parceria entre a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)-Unesp e a comunidade Natalia Silva Braz
12:50 Estudantes de medicina X serviços de atenção primária: superando as dificuldades da abordagem em saúde com adolescentes Isabella Carvalho Moreira
13:00 RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRESENTAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DO AMAPÁ (LAMFAC AMAPÁ) E NOÇÕES SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE AOS CALOUROS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) DURANTE A SEMANA DO CALOURO DIELLE DE CARVALHO LOUREIRO
13:10 A INTERAÇÃO DO ALUNO DE MEDICINA COM O GRUPO DE SALA DE ESPERA Siderleu Pires Rosa Junior
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 A INTERNET COMO PODEROSA ARMA DE PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO – 2ª SEMANA DE ANATOMIA RADIOLÓGICA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Giordano Barros Teixeira
16:10 “Utilizando o Whatsapp no auxílio do processo de aprendizagem da cardiologia” Lucas Lenine Dantas Formiga
16:20 Construção de atividade de educação à distância sobre feedback nas habilidades de comunicação Lara de Araújo Torreão
16:30 Teleduca: uma proposta de telessaúde para escolas de ensino fundamental e médico do Estado do Acre Rodrigo Pinheiro Silveira
16:40 Critérios de avaliação adotados pelos tutores do 1° período de medicina: percepção dos alunos. Tullazy Cavalcante Torres
16:50 LIGA ACADÊMICA DE AUTOIMUNIDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG): INTERAÇÃO ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Andrey Biff Sarris
17:00 COMUNIDADE DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS CAMPOS GERAIS (CEDTEC-CG): PROJETO DE EXTENSÃO E INTEGRAÇÃO Andrey Biff Sarris
17:10 MedCós da Alegria JOELIA CELESTE VIEIRA GERMANO
17:20 Bingo No Aprendizado Efetivo RAYMUNDO DO ESPIRITO SANTOS PEDREIRA
17:30 Promoção e Educação em DST: prática assistencial na enfermaria de uma Maternidade Escola do Nordeste do Brasil Mariana Carvalho da Costa
17:40
PÔSTERES – TOTEM 18
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 Prevalência de complicações em pacientes com hipertensão arterial sistêmica cadastrados numa UBS e acompanhados pelo programa HIPERDIA Marina Rodrigues Russo
11:40 Uma reflexão sobre a dor crônica em usuários da atenção primária em saúde. Maíra Ferro de Sousa Touso
11:50 Construção de estágio multiprofissional na Atenção Primária: uma experiência do PET Gradua-SUS. Osvaldo Leal
12:00 Capacitando Preceptores do Curso de Medicina para a Formação em Saúde: intervenções no mundo do trabalho. Ana Maria Pereira Brasilio de Araujo
12:10 Relato de experiência: avaliação da dor crônica em idosos em um Centro Dia no interior do estado de São Paulo Camila Marques Baesse
12:20 Roda de Conversa sobre Imunização com Pacientes Soropositivos em um Centro de Orientação e Atendimento Sorológico Roberto Welton Magalhães Filho
12:30 O (RE) CONHECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA TRANSVERSAL NO CURSO DE MEDICINA Rafaela Salviolo Soares
12:40 GEOGRAFIA EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO DA TERRITORIALIZAÇÃO PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA Bárbara Dulor Ramires
12:50 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA “INTERAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE – IESC II” NA FORMAÇÃO MÉDICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS. Lídia Batista Ribeiro Costa
13:00 IESC-3 INTEGRANDO ESTUDANTES E COMUNIDADE EM PROL DA SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Leonardo Casadini da Silva
13:10 IESC-4: O ALUNO DE MEDICINA DIANTE DAS MÚLTIPLAS ESFERAS DA MULHER. Augusto Henrique Honório de Mendonça
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DO AMAPÁ (LAMFAC AMAPÁ) PARA O FORTALECIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) MARCELA DA SILVA COSTA
16:10 OUTUBRO ROSA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER: UM RELATO INTERDISCIPLINAR NA USF TORRE II Laís Leal Feminino Laís Leal
16:20 A criação da Liga Acadêmica de Cirurgia do Amapá (LACAP): pioneirismo no estado do Amapá LUCIANA DISRAELI MACEDO OLIVEIRA
16:30 MANUAL SOBRE DOENÇAS AUTOIMUNES PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Tainá Fernanda Bruel de Oliveira
16:40 Rastreio de anemia por deficiência de ferro em uma escola municipal: relato de experiência da Liga Universitária de Hematologia e Hemato-oncologia do Amazonas Márcio Pinheiro Lima
16:50 A Palhaçoterapia na Semana do Calouro do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): geração de debates e estímulo à inovação LUCIANA DISRAELI MACEDO OLIVEIRA
17:00 Campanha baseada no Projeto Peer Education, da IFMSA Brasil, realizada em uma escola pública na cidade de Joinville-SC. Piva, Luiza
17:10 SAÚDE NA ESCOLA: FORMANDO MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO SEXUAL Lara Silvestre Teixeira
17:20 CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A REORIENTAÇÃO DO ENSINO DA OBSTETRÍCIA Marita de Almeida Assis Brilhante
17:30 ANATOMIA E LINGUA DE SINAIS: CRIAÇÃO DE UM GLOSSARIO BILINGUE (LIBRAS-PORTUGUES) DE ANATOMIA HUMANA Atie Calado Ribeiro
17:40
PÔSTERES – TOTEM 19
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 ENTENDENDO AS DEMANDAS DO ADOLESCENTE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DA INTERAÇÃO EM SAÚDE DA COMUNIDADE Mariana França Bandeira de Melo
11:40 IESC 6: ENSINANDO A ENXERGAR O DOENTE MUITO ALÉM DA SUA DOENÇA Rafaela Wander Almeida Braga
11:50 Avaliação de módulo de saúde mental por internos de medicina do 5º ano da Universidade Federal do Amapá LUCAS COELHO GUERREIRO
12:00 Educação Popular em Saúde no Currículo Médico: ampliando o cuidado à saúde da mulher Amanda Giroldo Minari
12:10 RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MACAPÁ – AP Lucas Almeida Ribeiro
12:20 GRADUANDOS DE MEDICINA NO COMBATE À DENGUE: A ESCOLA COMO CENÁRIO DE AÇÃO Ana Flávia Parreira de Morais
12:30 APLICAÇÃO DA ESCALA JEFERSON DE COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA COM E SEM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE GUYLHERME SARAIVA
12:40 PROMOÇÃO DE SAÚDE NA CRECHE – O CIRCUITO ANTI- AEDES: O LÚDICO COMO ESTRATÉGICA DIDÁTICA LARA EMILLY GOMES FERNANDES VIANA
12:50 VISITA DOMICILIAR: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ana vitarelli dso santos
13:00 A experiência do acadêmico de medicina no projeto terapêutico singular Anna Luisa Lorenzo Silva Ramos
13:10 Relato de experiência sobre resultados da interação ensino-serviço em uma comunidade marginalizada do Distrito Federal no período de 2015/2016 Frederico Oásis Oliveira
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE: A INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Juliana Ollé Mendes da Silva
16:10 Relato de experiência de estagio no ambulatório de oncologia clínica no Hospital Ophir Loyola, no ano de 2016, em Belém-PA Namir Rodrigues Afonso
16:20 CAMPANHA MULTIFOCAL DE ATUALIZAÇÃO E COMBATE AO HPV A GRADUANDOS EM MEDICINA E ESCOLARES NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL Lucas Moraes Bueno
16:30 PROMOÇÃO EM SAÚDE À POPULAÇÃO DE RISCO POR ACADÊMICOS DE MEDICINA EM CAXIAS DO SUL, RS Nixon Antunes Rocha
16:40 A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENVELHECIMENTO ATIVO POR ESTUDANTES DE MEDICINA: REFLEXÃO SOBRE UMA REALIDADE Rafaela Salviolo Soares
16:50 Extensão universitária: a inserção discente na enfermaria pediátrica enquanto dispositivo de reflexão para uma prática humanizada DANIELLE POSTORIVO
17:00 Programa de Educação e Assistência em Asma (PEAA) Francisco Arsego de Oliveira
17:10 LIGA DO TRAUMA E EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS FAMERP-HB NO PROJETO DE EVENTO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO “MAIO AMARELO NA BR 153” Guilherme Marum Olmedo
17:20 Adolescer Positivo Fernanda Souza da Silva
17:30 A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão – relato da experiência do Núcleo de Extensão Acadêmica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais Fernanda Souza da Silva
17:40
PÔSTERES – TOTEM 20
HORÁRIO ATIVIDADE
11:30 – 13:30 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
11:30 VIVERSUS PARANÁ: RELATO DE UMA VIVÊNCIA PIONEIRA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO LITORAL PARANAENSE Marcelo Tsuyoshi Yamane
11:40 LAPIDANDO MÉDICOS: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDE EM UM SERVIÇO DE SAÚDE DA ASA NORTE/DF – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Lukas David da Silva Martins
11:50 Integração ensino-serviço: da teoria à aplicação prática, a experiência de Pinheiro-MA. Samira Soledade Silva
12:00 Ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya Natália Viana de Moraes
12:10 A construção do profissional médico ao contato com a comunidade: O uso das Interações Comunitárias no saber social dos acadêmicos de medicina. Gabriela Alves de Freitas
12:20 AÇÃO DA PALHAÇOTERAPIA EM ÁREA DE RESSACA NA CIDADE DE MACAPÁ-AP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Giorgio da Silva Araújo
12:30 Capacitação em Suporte Básico de Vida: Uma experiência na Atenção Básica Fernanda Lopes de Souza Santana
12:40 Promoção da Saúde do adolescente em escolas como estratégia de ensino médico Gianesella, Estela Márcia Flores
12:50 Promoção da Saúde do Idoso na Atenção Básica por estudantes de Medicina Gianesella, Estela Márcia Flores
13:00 A importância da educação em saúde no pré-natal: um relato de experiência ELOISE CRISTINA FAUSTINO ROSA
13:10 PRÁTICAS NA GRADUAÇÃO RELACIONADAS À VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA Everton Jose da Silva Rocha
HORÁRIO ATIVIDADE
16:00 – 18:00 Apresentação de Temas Livres – Avaliador docente:
Secretário discente:
16:00 VISÃO MULTIDISCIPLINAR DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NA ATENÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS DO PROJETO DE EXTENSÃO EADASC COM ENFOQUE NO ATUAL MODELO DE SAÚDE Gabriela Correia de Araújo Novais
16:10 ESCOLA SEGURA: INTERIORIZANDO E APROXIMANDO O SABER CIENTÍFICO E POPULAR NAS PRÁTICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INTERIOR DE ALAGOAS Bárbara Tenório de Almeida
16:20 Espaço UFG + Saúde Ananda Marques da Cunha
16:30 Extensão, Competência Cultural e Formação Integral: uma experiência de trabalho em Comunidades Quilombolas Natália Barbosa dos Reis
16:40 Cuidados Paliativos no curso de Medicina: a experiência do PALLIUM Sabrina Barbosa da Silva
16:50 Contribuições da extensão universitária para a construção da assistência humanizada ao parto e nascimento Érika Patrícia Pereira Gomes Ribeiro
17:00 Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais – Um breve relato das atividades e vivências nos três primeiros anos da sua existência Carolina Nogueira de São José
17:10 Mulheres no cárcere: a educação em saúde como prática de liberdade Patrícia Munhoz Margonari
17:20 Cuidado, sua Coluna é Frágil: Atividade Educativa de Prevenção ao Trauma Raquimedular Realizada por Discentes do Curso de Medicina Roberto Welton Magalhães Filho
17:30 Promoção de saúde em ocupações urbanas: um relato de experiência das atividades de extensão da Liga de Intervenção na Saúde Bruna Roque Ribeiro
17:40