13 DE OUTUBRO DE 2016 | QUINTA-FEIRA | ||
AUDITÓRIO DO BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE |
8:15 – 9:45
|
Mesa-redonda – Porque avaliar? | Coordenador: Antonio Carlos Sansevero Martins (UFRR) |
A avaliação como instrumento pedagógico de transformação do ensino | Patricia Tempski (USP) | |
A visão do estudante sobre a avaliação como instrumento de transformação do ensino | João Victor Costa (UEFS) | |
Como incorporar os processoas avaliativos à cultura do ensino médico? | Marcia Hiromi Sakai (UEL) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 11:30
|
Mesa-redonda – FAIMER Brasil | Coordenador: Henry Campos (UFC /FAIMER) |
O Currículo e o calendário da FAIMER Brasil | Henry Campos (UFC /FAIMER) | |
FAIMER Brasil 2007 a 2016: trajetória dos 10 anos de história. Planejamento FAIMER Brasil para o futuro | Eliana Amaral (UNICAMP) | |
Projetos que impactaram na formação de agentes de mudanças educacionais nas profissões da saúde | Luciana Almeida Teixeira (UFTM) | |
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Mesa-redonda – Monitoramento e avaliação das mudanças curriculares e inovações pedagógicas | Coordenador: Milton de Arruda Martins (USP) |
Registro, sistematização e avaliação das experiências. | Maria Helena Senger (PUCSP) | |
Produção e tradução do conhecimento sobre avaliação dos processos de reorientação da formação e reestruturação curricular. | Dais Rocha (DSC/UnB) | |
Participação discente no processo de monitoramento das mudanças curriculares. | Diogo Almeida Carneiro (UnB) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Centro Oeste | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 8 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE |
8:15-9:45
|
Mesa-redonda- Formação de Docentes, Preceptores e Tutores | Coordenador: Maria Rita Garbi Novaes (ESCS) |
Como estimular a formação para docente desde a graduação | Maria Imaculada Muniz B. Junqueira (UnB) | |
Programa institucional de desenvolvimento docente | Olivia Andrea A. C. Bessa (UNIFOR) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00-11:30
|
Mesa-redonda – Experiências e iniciativas de formação de docente, preceptores e tutores | Coordenador: Rosa Malena Delboni de Faria (UFMG) |
Iniciativas governamentais de apoio a formação de docentes, prceptores e tutores | Representante do Ministério da Saúde | |
Projeto Preceptores da ABEM | Denise Herdy Afonso (UERJ) | |
Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde) | Marcia H. Sakai (UEL) | |
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15-15:45
|
Mesa-redonda – Educação permanente | Coordenador: Valdenise Tiziani (Hosp. Da Criança de Brasília) |
Como utilizar as plataformas de telemedicina na educação médica continuada? | Cleinaldo de Almeida Costa (UEA) | |
Como utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) na educação médica continuada? | Roberto Steves (UNA-SUS) | |
Potencialidades do uso da telemedicina e dos AVAs na graduação | Ernani Leão (UERN) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Minas Gerais | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 1 | ||
HORARIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE |
8:15 – 9:45
|
Mesa-redonda – O internato médico e as novas DCNs | Coordenador: Romildo Martins Rezende (UniCEUB) |
Legislação do internato: a lei dos estágios e a necessidade de uma regulamentação específica | Dione Maciel (UPE) | |
Desafios da expansão do internato na atenção básica | Vinícius Ximenes (UnB) | |
Como as escolas médicas estão se adaptando às exigências de mudança no internato médico? | Osvaldo Sampaio (UCB) | |
Impacto das mudançãs do internato na formação e qualidade de vida do estutante | Eduardo Postal (UCPEL) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 11:30
|
Mesa-redonda – Internato e a formação humanística do estudante | Coordenadora: Maria Luisa Carvalho Soliani (EBMSP) |
Hierarquizaçao, relações de poder, violência simbólica e formação ideológica no internato | Sandro Oliveira Schreiber (ABEM/UCPel) | |
O impacto do modelo assistencial sobre a formação humanística do estudante | Vitor Machado (UnB) | |
Como aprimorar a formação humanística do estudante no internato? | Eliana Mendonça Vilar Trindade (ESCS) | |
Empoderamento psicológico e social: caminhos para a transformação do internato | Monique França (UERJ) | |
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Mesa-redonda – DCN e Internato em Urgência e Emergência
|
Presidente: Gerson Alves Pereira Júnior (FMRP-USP) |
Coordenadora: Ana Luiza de Oliveira Machado (UCB) | ||
Educação e trabalho: sinergias no campo das urgências | Armando de Negri Filho (RBCE) | |
Recomendações do projeto ABEM-OPAS para o ensino de urgencia e emergencia na matriz curicular | Gustavo Pereira Fraga (UNICAMP) | |
Medicina de emergência como especialidade médica: regulamentações e competências contínuas desde a graduação, residência médica e atuação profissional | Frederico Arnald (ABRAMED) | |
Cenários de ensino integrado em atenção pré-hospitalar móvel, fixa e regulação médica | Flávio Bastos (NEP/SAMU-DF) | |
Desafios para inserção do estudante nos cenários de urgência e emergência | Murilo Fernandes (UFES) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais da ABEM – Regional Rio de Janeiro / Espirito Santo | |
AUDITÓRIO DO BLOCO 2 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE |
8:15-9:45
|
Integração ensino-serviço-comunidade [Mesa] | Coordenador: Armando Raggio (FIOCRUZ) |
A integração ensino-serviço-comunidade como mecanismo de tranformação do ensino médico | Luiz Carlos Lobo (UNA-SUS/UnB) | |
O papel dos diversos sujeitos nessa relação: estudante, professor, preceptor, tutor, comunidade, movimentos sociais, gestores. | Eliana Goldfarb Cyrino (UNESP) | |
Formação interprofissional: como integrar o estudante e ampliar a capacitação da equipe de cuidado | Ana Claúdia Fassa (UFPel) | |
Como garantir uma relação transformadora entre estudantes e comunidade | Tomaz Carpentieri (UFCSPA) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00-11:30
|
Mesa-redonda – COAPES: Desafios na relação entre escolas médicas e gestores do SUS [Mesa] | Coordenador: Elza Fereira Noronha (UnB) |
Panorama nacional do COAPES: contratos realizados e desafios da implementação | Representante do Ministério da Saúde | |
Papel dos municípios na formulação e implementação do COAPES: desafios e perspectivas | Izaias Francisco de Souza Júnior(CONASEMS) | |
O papel do controle social no COAPES | Conselho Nacional de Saúde (CNS) | |
Participação estudantil na construção do COAPES | Hugo Sant’Anna (UFRJ-Maaé) | |
11:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15-15:45
|
Painel – Impacto das escolas médicas nas condições sócio-sanitárias nas regiões de saúde brasileiras | Coordenador: Maria Regina Fernandes (UnB) |
Discutir e apresentar indicadores sociais e de saúde relacionados a criação e inserção das escolas médicas no território; impactos sobre a distribuição de médicos no Brasil e relação das escolas médicas com movimentos sociais, populares e comunitários .
|
Henry Campos (UFC /FAIMER) | |
Rosa Gouvêa de Sousa (UFSJ) | ||
Pedro Manuel B. Sousa (UESPI) | ||
Charles Cezar Tocantins de Souza (CONASEMS) | ||
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reuniãodas Regionais ABEM – Regional São Paulo | |
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | PALESTRANTE |
8:15 – 9:45
|
Painel – Cenário de expansão das escolas médicas | Coordenador: Antonio José de Amorim (UFMT) |
Discutir os impactos presentes e futuros da expansão de escolas médicas sobre a qualidade do ensino, provimento de médicos, interiorização do ensino e da assistência e garantia do direito a saúde.
|
Representante do Ministério da Saúde | |
Lúcio Flávio Gonzaga (CFM) | ||
Sigisfredo Luis Breneli (ABEM/ Unicamp) | ||
João Gabriel P. Andrade (DENEM/UnB) | ||
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 11:30
|
Mesa-redonda – Regulamentação do ensino privado no Brasil | Coordenador: Mário Lúcio Lopes (UniCEUB) |
Qualidade, regulação e supervisão dos cursos de medicina no Brasil e a proposta do INSAES | Representante SERES/MEC | |
O processo de oligopolização do ensino superior brasileiro: impactos sobre o acesso, perfil do estudante e qualidade | Matheus Gama (FMIt) | |
O custo de se fazer medicina: mercantilização do ensino médico | Suelen Nunes (FEPAR) | |
13:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Painel – Experiência exitosas de novas escolas médicas | Coordenador: Rodrigo Penha Chavez (UFSJ) |
Apresentar experiências inovadoras e bem-sucedidas de novas escolas médicas, assim como problmatizar as principais dificuldades encontadas atualmente
|
Vinícius Ximenes (UNB) | |
Henry de Holanda Campos (UFC) | ||
Rodrigo Cariri (UFPE) | ||
George de Azevedo (UFRN) | ||
Joziana Barçante (UFLA) | ||
Júlio Stobbe (UFFS) | ||
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reuniãodas Regionais ABEM – Regional Nordeste | |
SALA 3002 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:15 – 9:45
|
Currículo oculto e formação política do médico [MESA] | Coordenador: Geraldo Cunha Cury (UFMG) |
Currículo oculto x Currículo formal | Alba Esperidião (UFOP) | |
A construção pólitico-social do médico | Marco Akerman (USP) | |
A formação do médico e o papel do conselho federal de medicina | Henrique Batista E Silva (CFM) | |
Como superar as estruturas da escola médica que sustentam o cúrriculo oculto? | Felipe Scalisa (USP) | |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 11:30
|
A cor do curso de medicina [Painel] | Coordenador: Manoel Victor (NegreX/UnB) |
Discutir o perfil dos estudantes de medicina, a pequena presença de negros nos cursos de medicina, construção histórica do negro na sociedade brasileira, racismo, dificuldades de acesso e permanência no ensino superior, impacto das políticas de inclusão e a atual situação do negro nas escolas de medicina do Brasil
|
Renan Zaramela (FMSCSP) | |
Vânia Maria (UEPA) | ||
Talyta Araújo (UnB) | ||
13:30 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 15:45
|
Mulheres na Medicina e na Sociedade [Mesa] | Coordenador: Maria Dilma Alves Teodoro (ESCS) |
As mulheres no mercado de trabalho | Marcia Hiromi Sakai (UEL) | |
As mulheres na medicina: especialidades médicas, gravidez e trabalho | Sylvia Cavalcante (UniCEUB) | |
Lutas pela emancipação e empoderamento das mulheres na escola médica | Patrícia Massanaro (ESCS) | |
15:45 – 16:00 | Intervalo | |
16:00 – 17:30 | Roda de Conversa – Perguntas aos Convidados | |
18:00 – 21:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Norte | |
SALA 3003- BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:30 – 8:45
|
Abertura – Hospitais Universitários e de Ensino [Fórum da ABRAHUE] |
Presidente: Mônica Almeida Neri (ABRAHUE)
|
Importância do tema Segurança do Paciente no currículo | ||
8:45 – 9:15 | Normativas das ações de segurança do paciente no Brasil | Rosângela Benevides (ANVISA) |
9:15 – 9:45 | Implantação dos núcleos de segurança do paciente nos Hospitais Universitários e de Ensino | Helaine Capucho (EBSERH) |
9:45 – 10:00 | Intervalo | |
10:00 – 10:30
|
Inserção do tema segurança do paciente em cursos de graduação | |
Visão do docente | Vera Marra (ABEM) | |
Visão do discente | Gabriela Amorim Mattos – UERJ | |
10:30 – 11:00 | Cultura de segurança do paciente – “Eu adoto” | Maria Magalhães (Hospital São Paulo – UNIFESP) |
11:00 – 12:00 | Debate | |
12:00 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 14:45 | A integralidade do cuidado e a qualificação da assistência no SUS | Andréa Silveira (Hospital das Clínicas – UFMG) |
14:45 – 15:45
|
Linhas de cuidado e a integração do ensino, pesquisa e assistência nos Hospitais Universitários e de Ensino | |
Visão do HUE
|
Renan Magalhães Montenegro Junior (Hospital Walter Cantidio – UFC) | |
Josenília Maria Alves Gomes (Hospital Walter Cantidio – UFC) | ||
Visão do Gestor | Paula Martins (Hospital Metropolitano Odilon Behrens – MG) | |
15:45 – 17:00 | Debate | |
SALA 3004 -BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
10:00 – 11:30
|
Saúde mental do estudante de medicina e dos profissionais de saúde | Maria Dilma Alves Teodoro (ESCS) |
Transtornos emocionais do estudante de medicina | Daniele Oliveira Ferreira da Silva (UCB) | |
Apoio psicopedagógicos da IES: divulgação, fluxograma de encaminhamento e resultados | Thiago Blanco (ESCS) | |
Autocuidados do estudante de medicina | Maurício Petroli (UFRJ) | |
12:00 – 14:15 | Intervalo | |
14:15 – 14:30
|
XI Fórum Serviços de Apoio aos Estudantes de Medicina (FORSA) | |
Tema: Ensinar e aprender medicina – O impacto da violência na vida do estudante [Mesa] | Coordenador: Sergio Baldassin (FMABC) | |
Homenagem a Profa. Patricia Bellodi | Sergio Baldassin (FMABC) | |
Leitura da Carta de Marília | Sergio Baldassin (FMABC) | |
14:30 – 15:45 | Conferência: Tragédias, Violência e Traumas: Ecos nos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina | Patrícia Lacerda Bellodi (USP) |
15:30 – 15:45 | Discussão | |
15:45 – 16:00 | Apresentação da Mesa | Coordenador: Sergio Baldassin (FMABC) |
16:00 – 16:15 | Ações nos Conselhos Regionais: uma proposta do CREMESP | Katia Burle (FAMEMA) |
16:15 – 16:30 | Ações discentes de sucesso contra violência visível e oculta. | Daniel Felix Valsechi (FAMERP) |
16:30 – 16:45 | Ações Institucionais de sucesso contra a violência. | Maria Cristina Pereira Lima (UNESP) |
16:45 – 17:00 | Ações de sucesso dos serviços de apoio contra a violência | Maria de Fátima Aveiro Colares (USP-FMRP) |
17:00 – 17:30 | Debate, com propostas, relatório e “Carta do XI Fórum” | Sergio Baldassin (FMABC) |
18:00 – 20:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Sul 1 | |
SALA 3005 -BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Como planejar e executar um OSCE
|
Ruy Guilherme Silveira de Souza (UFRR) |
Antônio Carlos Sansevero (UFRR) | ||
18:00 – 20:00 | Reunião das Regionais ABEM – Regional Sul 2 | |
SALA 3006 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA – PECHA KUTCHA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30 | Resiliência Institucional na Formação Médica | Patricia Tempski (USP) |
SALA 3007 -BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30 | Blended-learning no internato: uso da problematização, mapa conceitual e educação a distância | Oscarina Ezequiel (UFJF) |
SALA 3112 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30 | Taxonomia de Bloom revisitada | Lina Sandra Barreto Brasil (UNA-SUS) |
SALA 3113 -BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Práticas complementares e integrativas na formação médica
|
Carmem Lúcia de Simone (ESCS) |
Reinaldo Gaspar da Mota (UFMT) | ||
Vânia Maia (UEPA) | ||
SALA 3114 – BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Diversificação dos cenários de prática no internato
|
Ana Luiza de Oliveira Machado(UCB) |
Marise Biazotto (ESCS) | ||
SALA 3115- BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO |
16:00 – 17:30
|
Extensão Popular: a universidade extra muros
|
Vinicius Ximenes (UnB) |
Amélia Campos(UPE) | ||
SALA 3116 -BLOCO 3 | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
14:00 – 17:00 | REUNIÃO RBEM | Coordenador: Olavo Franco Ferreira Filho (UEL) |
GRANDE AUDITÓRIO | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | CONVIDADO |
8:00 – 12:00 | Fórum dos Coordenadores e Diretores das Escolas Médicas – CODEM- Tematica ANASEM – Diretoria da ABEM | Leonardo de Souza Vasconcellos (SBPC) |
Dr. Henrique Batista e Silva (CFM) | ||
12:00 – 14:00 | Intervalo | |
14:00 – 18:00 | Fórum Humanidades Médicas: O Ensino de Humanidades nos cursos de Medicina – CFM | Henrique Batista Silva (CFM) |