A Comissão Científica do 54º COBEM tem o prazer de convidar a todos para as Atividades Pré Congresso, que serão realizadas no dia 12 de outubro, no Campus da UniCEUB – Centro Universitário de Brasília.
12/10/2016 – quarta-feira | |
8h00 às 12h00 | Oficinas Pré-Congresso |
12h00 às 14h00 | ALMOÇO |
14h00 às 18h00 | Oficinas Pré-Congresso |
18h00 às 21h00 | CERIMÔNIA DE ABERTURA |
BLOCO 3 | |||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | SALA |
8:00 – 12:00
|
Aprendendo a aprender: Metacognição como ferramenta de ensino-aprendizagem na área da saúde. | Mauricio Abreu Pinto Peixoto | 3002 |
Portfólio e Cinema: um novo olhar a partir da sétima arte | Sônia Cardoso Moreira Garcia | 3003 | |
Humanização e mentoria (mentoring) – medicina além da grade tradicional | Heloisa Ribeiro Borges | 3004 | |
Oficina de Habilidades de Comunicação – Projeto ABEM | Suely Grosseman | 3005 | |
Formação em preceptoria para os Programas de Residência Médica em Medicina de Família em Comunidade | Guilherme Ribeiro Camara | 3006 | |
Morte e o Processo de Morrer: a personalidade do médico, o trabalho em equipe e a morte | Carlos Gomes Ritter | 3007 | |
12:00 – 14:00 | Almoço | ||
14:00 – 18:00
|
Oficina: ensino interdisciplinar como orientar e quais os principais desafios. | Edson Arpini Miguel | 3002 |
Construção de itens de aprendizagem de resposta aberta e de resposta objetiva para avaliação do domínio cognitivo segundo a Taxonomia de Bloom. | Telma Reginato Martins | 3003 | |
O ensino da Dermatologia para o médico de formação geral | Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho | 3004 | |
Oficina de Habilidades de Comunicação – Projeto ABEM | Suely Grosseman | 3005 | |
O uso da alta fidelidade na simulação clínica: conceitos, dificuldades e criação de cenários aplicados ao curso de medicina e saúde. | Carolina Felipe Soares Brandão | 3006 | |
Morte e atendimento a pacientes terminais: história, cultura e ensino | Sergio Zaidhaft | 3007 | |
BLOCO 2 | |||
HORÁRIO | OFICINA | CONVIDADO | SALA |
8:00 – 12:00
|
A Medicina e a Arte: A Compreensão Holística do Homem das Artes Plásticas ao Cinema | Ernani de Souza Leão Neto | 2303 |
Painel de Competências sobre Profissionalismo do Médico no Brasil | Magda Moura de Almeida | 2304 | |
“Medicina Narrativa: refletindo sobre a subjetividade no encontro clínico-pedagógico”
|
Bruno Pereira Stelet |
2305
|
|
Valéria Ferreira Romano | |||
Oficina de inserção das técnicas de metodologias ativas em ensino com foco em one minute preceptor, mini-CEX e feedback
|
Kristopherson Lustosa Augusto |
2306
|
|
Danielle de Magalhães Barros | |||
Sala de aula invertida utilizando o Peer Instruction (instrução entre pares) | Daniel Riani Gotardelo | 2308 | |
#AprendendoMedicina: redes sociais na educação médica | Daniel Felix Valsechi | 2309 | |
Itinerário formativo na Medicina: Universidade e SUS | Izabella Barison Matos | 2310 | |
Workshops: Eu sou você amanhã! Desenvolvimento docente para estudantes e residentes – Parte 1 | Eliana Amaral | 2312 | |
Narrativa e imagem na tomada de decisões na clínica | Eloisa Grossman | 2313 | |
Tutoria e Mentoria: uma nova atitude frente ao processo de ensino e aprendizagem ou uma prática educativa a ser resgatada? | Lia Marcia Cruz da Silveira | 2314 | |
Regulamentação das Ligas Acadêmicas através do Tripé Universitário | Nildevande Firmino Lima Junior | 2315 | |
Segurança do paciente na graduação em medicina | Gustavo Salata Romão | 2316 | |
Comunicação com o paciente surdo através da Língua de Sinais | Juliana Maria de Melo | 2317 | |
Oficina sobre preceptoria para Residência em Saúde (RS)/Internato – “Pocket Delivery” do Projeto Preceptores da ABEM (Oficina de demonstração) | Luciana Branco da Motta | 2332 | |
Georreferenciamento como ferramenta de planejamento na atenção primária. | Valeria Camargo de Lacerda Carvalho | 2333 | |
Oficina da Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde (CAES)
|
Jadete Barbosa Lampert |
2331
|
|
Fabiana Aparecida da Silva | |||
Rosana Alves | |||
Nilce Maria da Silva Campos Costa | |||
12:00 – 14:00 | Almoço | ||
14:00 – 18:00
|
A prevenção pelos alimentos | Maisa Marostica Hortal | 2303 |
Painel de Competências sobre Profissionalismo do Médico no Brasil | Magda Moura de Almeida | 2304 | |
“Medicina Narrativa: refletindo sobre a subjetividade no encontro clínico-pedagógico”
|
Bruno Pereira Stelet |
2305
|
|
Valéria Ferreira Romano | |||
Oficina de inserção das técnicas de metodologias ativas em ensino com foco em one minute preceptor, mini-CEX e feedback
|
Kristopherson Lustosa Augusto |
2306
|
|
Danielle de Magalhães Barros | |||
“Rotular, depreciar, desvalorizar”: Erving Goffman e suas contribuições para a construção | Renata Gontijo Amil | 2308 | |
Construindo o Internato Médico de Saúde Mental | Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin | 2309 | |
Itinerário formativo na Medicina: Universidade e SUS | Izabella Barison Matos | 2310 | |
Eu sou você amanhã! Desenvolvimento docente para estudantes e residentes – Parte 2 | Maria Helena Senger | 2312 | |
Ensino da Saúde Coletiva na Formação Médica | Ivani Bursztyn | 2313 | |
Tutoria e Mentoria: uma nova atitude frente ao processo de ensino e aprendizagem ou uma prática educativa a ser resgatada? | Lia Marcia Cruz da Silveira | 2314 | |
Competências e EPAs: Afinal qual é a relação? | Izabel Cristina Meister Coelho | 2315 | |
Segurança do paciente na graduação em medicina | Gustavo Salata Romão | 2316 | |
Comunicação com o paciente surdo através da Língua de Sinais | Juliana Maria de Melo | 2317 | |
Oficina sobre preceptoria para Residência em Saúde (RS)/Internato – “Pocket Delivery” do Projeto Preceptores da ABEM (Oficina de demonstração) | Luciana Branco da Motta | 2332 | |
(In)Visíveis no currículo médico: o caso da saúde LGBT | Gustavo Antonio Raimondi | 2333 | |
Oficina da Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde (CAES)
|
Jadete Barbosa Lampert |
2331
|
|
Fabiana Aparecida da Silva | |||
Rosana Alves | |||
Nilce Maria da Silva Campos Costa |
I Curso COBEM de Capacitação dos Serviços de Apoio | ||
BLOCO 2 – SALA 2332 | ||
HORÁRIO | CURSO | RESPONSÁVEL |
8:15 – 8:30 | Acolhimento e Apresentação | Sergio Baldassin – FMABC |
8:30 – 8:45 | Como eu organizo um serviço de apoio ao estudante de medicina? | Sandra Torres Serra – UERJ |
8:45- 9:00 | Qual o perfil do estudante de medicina no Brasil | Sergio Baldassin – FMABC |
9:00 – 9:15 | Os desafios de implantação e continuidade | Suely Grosseman – UFSC |
9:15 – 9:30 | Como criar um Banco de Dados | Fatima Colares – FMRP USP |
9:15 – 9:30 | Discussão | |
9:30 – 10:00 | Intervalo | |
Como eu trato o estudante de medicina? | Maria de Fátima Aveiro Colares – FMRP USP | |
10:00 – 10:15 | Vicissitudes da abordagem psicanalítica na prática | Gisele Curi – FMRP-USP |
10:15 – 10:30 | Vicissitudes da abordagem psicofarmacológica na prática | Sergio Baldassin – FMABC |
10:30 – 10:45 | Discussão | |
Como enfrento situações críticas? | Sergio Baldassin – FMABC | |
10:45 – 11:00 | Como abordar o abuso/dependência de substâncias? | Andrea Gallassi – UnB |
11:00 – 11:15 | Como eu lido com casos de assédio? | Renata Rocha Giaxa – UNIFOR |
11:15 – 11:30 | Troca de experiências, contatos e ideias para multicêntricos | Equipe |