01. Competências para a docência e preceptoria.
História da educação. Concepção pedagógica e currículo. Processo seletivo do docente. A educação superior e as questões geracionais. Competências e o Perfil para o ensino em saúde. Matriz de competências na educação em serviço. Qualificação para o ensino superior: Programa de Desenvolvimento Docente e de Preceptoria.
02. Valorização da carreira docente e da Preceptoria.
Qualidade de vida. Plano de carreira como fator de valorização. Remuneração do preceptor: regulamentação da bolsa preceptoria. Valorização da graduação e do ensino em serviço. Mentoria e desenvolvimento do docente e da preceptoria.
03. Saúde mental do estudante, do docente e do médico.
“Estar bem para cuidar bem”. Ensino e cuidado: a saúde de quem ensina e de quem aprende. Os cursos da saúde fazem mal à saúde? Núcleos de apoio psicopedagógico ao discente e residente. Políticas Educacionais de acesso e permanência estudantil – o FIES, Prouni, Sisu e o subfinanciamento da educação.
04. Currículo.
Currículo formal, informal, visível, oculto e paralelo das escolas médicas. Currículo planejado e o apreendido. Currículo embasado em competências. Formação integral: técnica, humanística, artística. Desafios da mudança curricular. Formação ética do estudante de Medicina. Integração básico-clinica. Ensino Interprofissional.
05. Arte-Educação e Espiritualidade na Formação.
Educação e Cuidado: a Arte como mediadora.
A influência da Arte no desenvolvimento de competências socioemocionais.
Espiritualidade em saúde e as abordagens na educação médica.
06. Metodologia de ensino-aprendizagem.
Metodologias ativas. Metodologias de ensino-aprendizagem e Estilos de aprendizagem. Primeiro a teoria, depois a prática: é assim que funciona? Aprender a aprender. Ensino semipresencial: competências específicas.
07. Integração Ensino-serviço.
Histórico da integração docente-assistencial. Prática docente-assistencial considerada como extensão. Ambiência para ensino-aprendizagem na UBS: necessidades de infraestrutura e de supervisão. Diferentes contextos e diferentes práticas educativas. A real implantação do COAPES.
08. Avaliação do desempenho do estudante e do residente.
Avaliação formativa para o processo ensino-aprendizagem. Avaliação por competências/EPA. Avaliações teóricas, Teste de Progresso e Enade. Avaliações práticas simuladas e em ambiente real. Avaliação Global e Profissionalismo.
09. Avaliação de curso.
Componentes da avaliação do curso. Avaliação Docente. Integração ensino, pesquisa e extensão. A escola e sua relação com os serviços de saúde. Avaliação como garantia de qualidade da formação médica brasileira. SINAES, CAES, SAEME.
10. Cinco anos da Lei 12.871.
Novos cursos federais e particulares. Intercambista ou carreira médica.
Residência Universal. DCN. ANASEM e Revalidação de diplomas.
Estruturação dos cenários de prática.