TEMÁRIO

EIXOS TEMÁTICOS DO 61º COBEM

Tema Central:
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO E COMUNIDADE PARA TRANSFORMAR A SAÚDE


EIXO I – Educação interprofissional
Neste eixo será abordado temáticas referentes às bases teóricas, conceituais e metodológicas da educação interprofissional; como aprender junto com outros profissionais para melhorar a qualidade na atenção à saúde; práticas de coordenação e colaboração no trabalho interprofissional; políticas de atenção e educação na saúde para favorecer a educação interprofissional e estratégias educacionais na educação interprofissional.

EIXO II – Residência, pós-graduação e pesquisa em educação médica
A formação do especialista voltada para o fortalecimento do SUS será a temática norteadora deste eixo, através de evidências sobre a pós graduação stricto senso e pesquisa em educação médica como instrumento de fortalecimento do SUS; abordagens de como realizar avaliação de desempenho e de profissionalismo do residente e pós graduando; o papel da pós graduação lato sensu na formação de especialistas; estratégias para valorização e desenvolvimento de competências do ensino em serviço e da preceptoria; oportunidades e desafios na interiorização da RM; o papel das diversas esferas reguladoras na avaliação dos programas de RM; concorrência da RM com o currículo oculto e atividades externas; o atual perfil de educandos e egressos e as necessidades de mudança no planejamento RM; interface graduação-RM: impacto nos processos seletivos para a RM; pensando as residências médicas em rede e PRMs de diferentes locais com currículos integrados.

EIXO III – Qualidade de vida e saúde mental na educação médica
Assuntos sobre o bem estar e qualidade de vida de quem aprende e de quem ensina norteiam os debates neste eixo; papéis dos núcleos de apoio psicopedagógico ao discente, residente a os docente e mentoria discente e docente; como compatibilizar qualidade de vida e carga horária/currículo/atividades de extensão e complementares na agenda do estudante; depressão e burnout nos espaços de ensino e impacto no aprendizado e qualidade de vida; existe vida fora da Medicina: mostre-me onde e como; espiritualidade como mecanismo de promoção de bem estar e saúde; o papel da arte como indutor de bem estar e saúde; impactos dos determinantes socioeconômicos do médico na qualidade de vida.

EIXO IV – Diversidade, inclusão e prevenção da violência na educação médica
Um eixo que vai explorar onde estivemos, onde estamos e para onde podemos caminhar em relação às políticas educacionais de acesso e permanência estudantil; como são trabalhadas as políticas de inclusão no ensino médico brasileiro; o estudante e docente com necessidades especiais e de adaptação: os espaços de ensino estão preparados para recebê-los? Como a necessidade de adaptação tem sido contemplada na avaliação dos estudantes; o desenvolvimento docente para a inclusão e a diversidade; convivendo com experiências de vida diferentes na educação médica; os determinantes da violência nos espaços educacionais e a estratégias para seu enfrentamento; violência direcionada ao educador (docente/preceptor): de onde vem? A responsabilidade da gestão no enfrentamento à violência na educação médica.

EIXO V – Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competência
Num tempo cada vez mais conectado e com novas tecnologias surgindo, como incorporar a inovação tecnológica no ensino médico? Dos currículos tradicionais para os currículos baseado em sistemas ou inovadores: que caminhos foram percorridos? Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem para a era da inovação: estamos de fato inovando? Desenvolvimento docente para atender as novas tendências; desafio da formação integral no contexto da inovação tecnológica e conflitos de gerações na educação médica; educação digital; avaliação (do estudante, do docente e do currículo); avaliação da escola médica no século XXI; avaliação seriada do estudante: potência inovadora para avaliação integral da escola médica; profissionalismo no contexto de inovação; redes sociais e educação médica; existe um novo perfil de médico para a sociedade hiperconectada? Seleção docente na era de inovação tecnológica; matriz de competências e atitudes profissionais dos graduandos: é desejável a construção de uma proposta em âmbito nacional? Influência da tecnologia da informação e inteligência artificial na educação médica e a transformação digital do sistema de saúde e ensino médico.

EIXO VI – Educação permanente e responsabilidade social da escola médica
Uma oportunidade de debater temas que extrapolam os espaços de escola. Aprender a aprender: a graduação e a residência médica devem ser finalísticas? Aumento de tempo de formação soluciona lacunas no desenvolvimento de competências? O papel das escolas e dos egressos nas estratégias de educação permanente em saúde; desenvolvimento docente como educação permanente; a formação política, social e cidadã do médico; avaliação da escola como estratégia para melhoria do sistema de saúde; integração serviço-ensino-pesquisa-extensão e a relação da escola com os serviços de saúde; qual o compromisso social da escola e dos seus sujeitos (gestor, docente, discente, corpo técnico administrativo) com as necessidades da sociedade? Avaliação de estudantes e egressos, qualidade da educação e acreditação de escolas como ferramenta de melhoria para o sistema de saúde – a quem cabe essa responsabilidade? Responsabilidade social da escola e COAPES: avanços e desafios.