Temário


Tema Central: Desenvolvimento Docente.


 

01. Competências para a docência e preceptoria.

História da educação. Concepção pedagógica e currículo. Processo seletivo do docente. A educação superior e as questões geracionais. Competências e o Perfil para o ensino em saúde.  Matriz de competências na educação em serviço. Qualificação para o ensino superior: Programa de Desenvolvimento Docente e de Preceptoria.


 

02. Valorização da carreira docente e da Preceptoria.

Qualidade de vida. Plano de carreira como fator de valorização. Remuneração do preceptor: regulamentação da bolsa preceptoria. Valorização da graduação e do ensino em serviço. Mentoria e desenvolvimento do docente e da preceptoria.


 

03. Saúde mental do estudante, do docente e do médico.

“Estar bem para cuidar bem”. Ensino e cuidado: a saúde de quem ensina e de quem aprende. Os cursos da saúde fazem mal à saúde? Núcleos de apoio psicopedagógico ao discente e residente. Políticas Educacionais de acesso e permanência estudantil – o FIES, Prouni, Sisu e o subfinanciamento da educação.


 

04. Currículo.

Currículo formal, informal, visível, oculto e paralelo das escolas médicas. Currículo planejado e o apreendido. Currículo embasado em competências. Formação integral: técnica, humanística, artística. Desafios da mudança curricular. Formação ética do estudante de Medicina. Integração básico-clinica. Ensino Interprofissional.


 

05. Arte-Educação e Espiritualidade na Formação.

Educação e Cuidado: a Arte como mediadora.
A influência da Arte no desenvolvimento de competências socioemocionais.
Espiritualidade em saúde e as abordagens na educação médica.


 

06. Metodologia de ensino-aprendizagem.

Metodologias ativas. Metodologias de ensino-aprendizagem e Estilos de aprendizagem. Primeiro a teoria, depois a prática: é assim que funciona? Aprender a aprender. Ensino semipresencial: competências específicas. 


 

07. Integração Ensino-serviço.

Histórico da integração docente-assistencial. Prática docente-assistencial considerada como extensão. Ambiência para ensino-aprendizagem na UBS: necessidades de infraestrutura e de supervisão. Diferentes contextos e diferentes práticas educativas. A real implantação do COAPES.


 

08. Avaliação do desempenho do estudante e do residente.

Avaliação formativa para o processo ensino-aprendizagem. Avaliação por competências/EPA. Avaliações teóricas, Teste de Progresso e Enade. Avaliações práticas simuladas e em ambiente real. Avaliação Global e Profissionalismo.


 

09. Avaliação de curso.

Componentes da avaliação do curso. Avaliação Docente. Integração ensino, pesquisa e extensão. A escola e sua relação com os serviços de saúde. Avaliação como garantia de qualidade da formação médica brasileira. SINAES, CAES, SAEME.


 

10. Cinco anos da Lei 12.871.

Novos cursos federais e particulares. Intercambista ou carreira médica.
Residência Universal. DCN. ANASEM e Revalidação de diplomas.
Estruturação dos cenários de prática.