TRABALHOS ACADÊMICOS
SUBMISSÃO DOS RESUMOS | ORIENTAÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS DE SUBMISSÃO
É imprescindível que as normas, os pré-requisitos e as orientações a seguir sejam lidos com atenção para o correto envio dos resumos dos trabalhos acadêmicos. Nas normas estão descritos os prazos, regras para alteração do nome e ordem dos autores, estrutura para envio do resumo, limite de autores, números de avaliadores por trabalho, etc.

ACESSE O PAINEL DO CONGRESSISTA
Para submeter o resumo é necessário realizar o login no painel do congressista. Para submeter o resumo não é necessário pagar a inscrição no evento. É necessário apenas estar cadastrado no evento para que seja possível enviar o resumo; ou, se você ja possuir cadastro ou for associado ABEM, basta acessar com seu login (CPF) e senha de associado.

ENVIE SEU RESUMO ATRAVÉS DO PAINEL
Após realizado o login no painel do congressista, no menu superior, clique na opção TRABALHOS e depois em ENVIAR TRABALHOS. Insira seu resumo de acordo com os campos presentes no formulário, informe os autores, aceite o Termo de Responsabilidade e clique em ENVIAR. Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.

ACOMPANHE O STATUS DO SEU TRABALHO
Qualquer um dos autores cadastrados poderá consultar o status do trabalho. (Aprovado, Reprovado ou Em Avaliação). Para isso basta acessar o menu TRABALHOS e posteriormente selecionar a opção TRABALHOS ENVIADOS. Na penúltima coluna da direita estará presente o status do resumo enviado.

ALTERAÇÕES NO RESUMO ENVIADO PARA AVALIAÇÃO
Somente o usuário que submeteu o resumo poderá reenviá-lo, alterá-lo ou mesmo cadastrar novos autores enquanto o período de submissão de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento das submissões não serão permitidas alterações de nenhuma natureza no resumo.

TUDO PRONTO PARA ENVIAR O SEU RESUMO?
Após lidas as orientações e principalmente as NORMAS DE SUBMISSÃO, clique no botão abaixo para acessar o painel do congressista e enviar o seu resumo!
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
1. O EVENTO
1.1. As regras aqui descritas se referem à submissão de trabalhos científicos para o 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica que ocorrerá nos dias 11/09/2025 a 13/09/2025, em Natal/RN.
1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes, discentes e residentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências relacionados à Educação Médica.
1.3. A programação do 63º COBEM contemplará os seguintes eixos temáticos, todos voltados à Educação Médica:
- EIXO I – A Formação no território e a responsabilidade social;
- EIXO II – Interiorização dos cursos médicos e residências em saúde: Desafios e Oportunidades;
- EIXO III – Diversidade de saberes na educação médica;
- EIXO IV – A formação médica para o cuidado aos povos do campo, águas e florestas;
- EIXO V – Cuidado ao discente e residente: inovação e bem-estar na formação médica.
Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em: https://cobem.com.br/2025/o-cobem/eixos-temario/
2. MODALIDADES DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
2.1. Os autores poderão submeter propostas de apresentação que se enquadrem às temáticas do Congresso. Serão aceitos trabalhos acadêmicos nos seguintes formatos:
2.1.1. Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso);
2.1.2. Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas);
3. DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
- 10/03/2025 (segunda-feira): Início do prazo de submissão dos resumos;
- 13/05/2025 (terça-feira): Fim do prazo de submissão dos resumos;
- 15/07/2025 (terça-feira): Data limite para divulgação dos trabalhos aprovados;
- 28/07/2025 (segunda-feira): Data limite para pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores dos trabalhos aprovados;
- 18/08/2025 (segunda-feira): Prazo final para envio do material de apresentação dos trabalhos;
- 29/08/2025 (sexta-feira): Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos;
- 11 a 13/09/2025 (de quinta-feira à sábado): Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.
4. DO PREPARO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS
4.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso. A identificação pelo sistema de submissão, do não cumprimento desta regra, desclassificará os resumos repetidos.
4.2. Os resumos deverão ser de autoria de, no máximo, seis autores.
4.3. A quantidade mínima de autores é de 02 (dois) consistindo, necessariamente, de autor principal e coautor ou autor orientador.
4.4. Não há limites para quantas vezes o participante aparece como autor, coautor ou orientador em resumos.
4.4.1 Entende-se como:
- Autor(a) principal: o primeiro nome na lista de autores.
- Coautor(es): demais nomes na lista de autores.
- Autor(a) Orientador(a) – opcional: quando um educador for convidado a participar da autoria como revisor do resumo de um ou mais educandos. Último nome na lista de autores.
4.5. Os resumos deverão versar necessariamente sobre Educação Médica, considerando os eixos temáticos listados no item 1.3. Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial, de qualquer especialidade, serão desclassificados.
4.6. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
4.6.1 Trabalho Científico:1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
4.6.2 Relato de Experiência: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.
4.7. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa ou inglesa.
- O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços), não utilizar siglas nem abreviações e não identificar a Instituição de origem.
- O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
- Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
- O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
- Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo também NÃO deverá conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.
4.8. Todas as orientações apresentadas no item 4.5 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.
4.9. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos trabalhos científicos e relatos de experiência, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Neste caso, os autores deverão incluir, na seção “Métodos”, o número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética).
4.10. Os autores que utilizarem ferramentas de Inteligência artificial (IA) na redação do trabalho/resumo, na produção de imagens ou elementos gráficos, ou na compilação e na análise de dados, devem ser transparentes ao revelar nas seções “Métodos’ detalhes de como foi utilizada a ferramenta de IA e qual ferramenta foi utilizada.
4.11. Os autores devem dar atenção à redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento por um de seus autores serão publicados nos Anais do Congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos. É de exclusiva responsabilidade dos/das autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.
4.12. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico, pelo Painel do Congressista do 63º COBEM (Clique Aqui), até a data limite de 13/05/2025.
4.13. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. O autor deverá indicar a modalidade e o eixo temático em que se enquadra o seu resumo.
4.14. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 63º COBEM para serem inseridos como autores/coautores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos. É de exclusiva responsabilidade dos/das autores a correta redação dos nomes dos coautores durante a submissão, não cabendo revisão posterior.
4.15. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.13.
4.16. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão DESCLASSIFICADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 13/05/2025 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.
5. DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
5.1. Todos os resumos submetidos serão recebidos e distribuídos para avaliação sob responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos do 63º COBEM.
5.2. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores e suas Instituições de origem.
5.3. Durante a avaliação dos resumos, a comissão de trabalhos irá definir as categorias para o trabalho submetido classificando-os em: Apresentação Oral (AO); Pôster Simples (PS); e Pôster Comentado (PC).
5.4. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão pareceres individuais quanto à “aprovação” ou “não aprovação” do resumo seguindo os critérios descritos no item 5.6 (em escala de 1 a 10).
5.5. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.
5.6. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
- Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
- Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
- Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdocom clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
- Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadasao objeto de estudo/interesse;
- Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimentoda Educação Médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.
5.7. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 15/07/2024.
5.8. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
5.9. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no 63º COBEM no formato indicado pela Comissão de Trabalhos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, Pôster COMENTADO ou Pôster SIMPLES.
5.10. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.
5.11. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação como Pôster Simples, Pôster Comentado e Apresentação Oral será definido considerando a disponibilidade de espaços/salas do evento.
5.12. Todos os trabalhos que não forem desclassificados ou reprovados serão aprovados para apresentação em uma das modalidades do evento.
6. DA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
6.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster Simples e Pôster Comentado serão apresentados como pôster digital/pôster eletrônico e expostos durante o 63º COBEM por meio de cartões/folhetos impressos e afixados pela organização do evento contendo um código de resposta rápida (do inglês Quick Response Code, QR Code). O/A congressista pode aproximar seu telefone do QR Code, obrigatoriamente pelo Aplicativo da Abem, e rapidamente ser redirecionado ao trabalho aprovado.
6.2. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral e Pôster Comentado serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
6.3. Os trabalhos aprovados no formato Pôster Simples, cujos resumos foram avaliados pela Comissão de Trabalhos Científicos em ambiente virtual antes do evento, receberão “Selos de Destaque”, que representam o melhor critério quando da avaliação dos resumos (item 5.6).
6.4. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada:
- ao pagamento da taxa de inscriçãodo autor principal do trabalho aprovado;
- ao envio do material de apresentaçãodentro dos prazos estabelecidos no cronograma;
- à presença de pelo menos um dos autores do trabalho no evento.
6.5. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 63º COBEM deverão obedecer aos modelos definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.
6.5.1. O material de apresentação será no formato PDF, seguindo o modelo disponibilizado no painel do congressista.
6.5.2. O Pôster digital será visualizado no celular (Android ou iOS) de cada congressista, por meio da leitura do QR Code que estará impresso na área de exposição do evento.
6.5.3. A Leitura do QR Code deverá ser realizada pelo aplicativo da Abem (Abem Eventos).
6.5.4. A impressão do QR Code e fixação deste material na área de exposição do pôster será realizada pela organização do evento e não pelos autores.
6.5.5. Limite para o tamanho de cada material de apresentação: 10MB
6.6. Em todas as categorias, o título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.
6.7. É obrigatória a presença de um dos/as autores/as no evento (preferencialmente o autor(a) principal) no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral).
6.8. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na Apresentação Oral é do/a(s) autor(es/as) do trabalho.
6.9. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate e para Pôster Comentado será de 7 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.
6.10. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade dos avaliadores convidados pela Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir que utilizam uma escala de 1 a 10:
- Relevância científica do trabalho para a educação médica;
- Clareza e objetividade na apresentação de conteúdo durante a exposição;
- Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
- Clareza e articulação dos itens do trabalho.
6.11. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das Apresentações Orais e Pôster Comentado, quando pertinente.
6.12. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota obtida na apresentação. Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios da avaliação dos resumos, nesta ordem: pertinência, relevância, qualidade e coerência, análise e discussão e integridade.
6.13. Nenhum trabalho aprovado para apresentação no 63º COBEM precisará ser impresso pelos autores.
7. DAS PREMIAÇÕES
7.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster Simples, Pôster Comentado e Apresentação Oral. Serão divulgados na Cerimônia de Encerramento do 63º COBEM e publicados no site do evento até 10 dias após o término do evento.
7.2. Nas modalidades Pôster Simples e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
7.3. Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM). Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.
7.4. Não serão aceitos recursos aos trabalhos premiados em qualquer categoria.
8. DOS CERTIFICADOS
8.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado e Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.
8.2. No caso do formato Pôster Simples é obrigatória a participação, durante o 63º COBEM, de pelo menos um dos autores que deverá fazer seu “checkin” durante o período do evento.
8.3. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.
8.4. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias úteis após término do evento.
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
9.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.
9.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são as responsáveis nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos em qualquer das etapas.
9.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
9.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.
9.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.
COMISSÃO DE TRABALHOS
– Maiara de Moraes (Docente UFRN Natal)
– Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes (Docente UERN)
– Ádala Mata (Docente UFRN EMCM Caicó)
– Ana Paula Nunes de Lima Fernandes (Docente FACENE)