EIXOS TEMÁTICOS

EIXOS TEMÁTICOS | 63º COBEM

Tema Central:
“DO MAR AO SERTÃO: OS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO MÉDICA”


EIXO I – A Formação no território e a responsabilidade social
Neste eixo serão abordadas temáticas com foco na integração entre as práticas de saúde, a formação dos profissionais médicos e o compromisso com as necessidades das comunidades e territórios específicos, inclusive a discussão da importância do Ensino Baseado na Comunidade.

 

EIXO II – INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS MÉDICOS E RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: Desafios e oportunidades
Aspectos relacionados à expansão da formação médica e das residências para além dos grandes centros urbanos, buscando garantir uma distribuição mais equitativa da formação e do acesso a serviços de saúde, principalmente em regiões mais remotas e carentes de profissionais.

 

EIXO III – Diversidade de SABERES NA EDUCAÇÃO MÉDICA
O objetivo é explorar as diferentes formas de conhecimento que contribuem para a formação médica, reconhecendo que o aprendizado não se restringe ao saber técnico ou científico, mas também inclui saberes práticos, culturais, sociais, filosóficos e até espirituais. Esse eixo propõe também uma reflexão crítica sobre como a educação médica pode ser mais inclusiva, integradora e contextualizada, valorizando as múltiplas fontes de conhecimento que moldam o cuidado em saúde e a inclusão para formação de pessoas com deficiência.

 

EIXO IV – A FORMAÇÃO MÉDICA PARA O CUIDADO AOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS
Abordar uma ampla gama de tópicos que envolvem as especificidades de cuidado e as necessidades de saúde das populações que habitam áreas rurais, indígenas, ribeirinhas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. O foco principal seria explorar como a formação médica pode ser adaptada para atender adequadamente essas populações, considerando seus saberes, culturas e as condições de vida únicas em contextos rurais e ambientais.

 

EIXO V – CUIDADO AO DISCENTE E RESIDENTE: Inovação e Bem-Estar na Formação Médica
Discutir estratégias para promover o bem-estar, a saúde mental e a qualidade de vida dos estudantes de medicina e residentes, reconhecendo os desafios emocionais e psicológicos que eles enfrentam durante sua formação. Além disso, a ideia é explorar inovações pedagógicas e novas tecnologias e modelos de cuidado que possam melhorar a experiência de aprendizagem e o desenvolvimento profissional desses futuros médicos.