Programação Cultural

29 de setembro de 2019 (domingo)


HORÁRIO: 18h00

Cerimônia de Abertura 

 

HORÁRIO: 19h00

Apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA), com a participação dos dançarinos de Carimbó, os alunos de medicina Glaucia Mesquita, Kennedy Cavalcante, Letícia Shibata, Társis Sousa, João Vítor Tavares e Lehi Oliveira.

Criada em 1998, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) é uma das raras orquestras profissionais de Violoncelistas composta exclusivamente por músicos adolescentes. Vinculada à Escola de Música da UFPA, conta com um repertório inovador que reúne compositores da música erudita e popular, sons paraenses e rock and roll.
Artistas: Prof. Dr. Áureo DeFreitas, violoncelista líder. Amanda Damasceno Alencar, violoncelista. Ana Gabriela Brito Cavalcante, violoncelista. Andrei Rodrigues dos Santos, violoncelista. Vítor Soares Marvão, violoncelista. Igor De Nard, guitarrista. Fábio Pantoja, tecladista. Andrey Souza, baterista. Isaque Souza, baixista. DJ Proefx, DJ. Zé Lucas, técnico de Som. Fabrícia da Silva Martins e Patrick Gomes do Amaral, roadies.

 

 

HORÁRIO: 20h00

Apresentação do Quarteto de Cordas Paulino Chaves (UEPA) & Coquetel de boas-vindas. Com os musicistas Lisandra Mendonça (primeiro violino), Lucas Venâncio (segundo violino), Alex Barros (viola) e Fernanda Collins (violoncelo), Urubatan Ferreira de Castro (regente).  

 

 


30 de setembro de 2019 (segunda-feira)


HORÁRIO: 10h45 às 11h00

APRESENTAÇÃO: O pulso.
Para os membros do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará, o corpo ainda é pouco. Unidos pelo desejo de viver a Medicina entrelaçada às suas paixões pelas artes, três colegas propõem integrar-se à programação cultural do 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica a partir de uma apresentação com canções de sua própria autoria.

PARTICIPANTES: Gabriel Picanço Frazão (composição), Geraldo de Araújo Júnior (voz, violão e composição), Laís Souza Lobo (voz), Andreson Benjamin (voz), estudantes de Medicina da UEPA. Roadies: Giovana Fischer e Arthur Nascimento (estudantes de medicina da Uepa).

 

 

HORÁRIO: 13h00 às 14h00

SHOW VEM PRA BELÉM
com Allan Roffé e banda

Neste Show folclórico, as danças e músicas regionais do Estado do Pará terão destaque. Com duração aproximada de 45 minutos, dois dançarinos, com as suas indumentárias características, serão levados pelos nossos ritmos e lendas mais genuínos, ao som da voz humana, do violão e da percussão eletrônica.

Ao vivo, será um bonito encontro com a cultura regional, através do Carimbó, do Brega, do Lundu e da Lenda do boto.

 

 

HORÁRIO: 16h00 às 16h20
LOCAL: FOYER

APRESENTAÇÃO da Leitura dramática: Um médico de palavra.

Protagonizada por alguns alunos, essa leitura dramatizada é destinada a todos os presentes no 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica, como um momento de manifestação cultural, na qual a mediação da arte permite expor algumas dificuldades da profissão médica: questões que envolvem ser um(a) médico(a) na rede de atendimento de urgência, o SUS, os desafios da profissão inerentes às necessárias melhorias no ambiente de trabalho, a conciliação da vida pessoal com a técnica, as consequências desses aspectos sobre a saúde mental do(a) médico(a) dentre outros. A experimentação da literatura é o motor, nessa abertura do espaço acadêmico às discussões para além da formação técnica do estudante de medicina. Como princípio norteador, desejamos fomentar a sensibilização dos futuros profissionais da área médica e a conscientização do papel transformador que exercem.

Elenco: Arthur Nascimento, Larissa Fernandes, Emanuelle Pantoja, Kennedy Medeiros, Nicole Salomão Lopes, Lívia Gomes Limonge e Gabriela Paracampo, com a participação especial do saxofonista Luís Carlos Tapajós, todos acadêmicos de medicina da Uepa. Roadies: Roberta Shinkai e Maria Letícia Piedade, também estudantes de medicina da Uepa. Realização: Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa. Coordenação: Profa. Dra. Luciana Brandão Carreira. Direção artística: João Vítor Tavares Carneiro e Andreson Benjamin, acadêmicos de medicina da Uepa.

 

HORÁRIO: 16h00 às 16h30

SHOW musical Rafael Zell e Banda (estudante de medicina do Cesupa)

Rafael Zell é um jovem cantor paraense de 23 anos e estudante de medicina em uma instituição privada paraense. Ganhou seu primeiro violão aos 12 anos de idade e fez sua primeira apresentação como artista em show aos 17. Mediante tamanho estímulo e torcida do público paraense, o jovem iniciou em agosto de 2016 a sua carreira como cantor, em bares e restaurantes da cidade onde vive.
Artistas: Rafael Gaspar de Almeida Zell (vocalista), Paulo Victor Santos Pinheiro (baterista), Fernando Chaves Pinheiro (baixista), Saul Moraes Silva (guitarrista e estudante de medicina do Cesupa). Roadie: João Vítor Otato (estudante de medicina do Cesupa).

 

 


01 de outubro de 2019 (terça-feira)


HORÁRIO: 10h45 às 11h00

Apresentação de dança do ventre com Giulia Luz da Fonseca (estudante de medicina do Cesupa)

Desde muito cedo a dança entrou na vida de Giulia, quando aos 3 anos ela se tornou bailarina. Aos 14 anos, apaixonou-se pela beleza com que a dança do ventre é capaz de interpretar a música. Nos dias atuais, influenciada pela riqueza da cultura árabe, procura levar essa arte por onde quer que passe. É estudante de medicina e sonha com a neurocirurgia.

Roadie: Lehi Rodrigues Oliveira (estudante de medicina da Ufpa).

 

HORÁRIO: 13h00 às 14h00

Show INCOMPLETUDE, com a banda Família Oliveira e a participação especial dos Convidados do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa.

Artistas da Banda Família Oliveira: Alexandre Ferreira, Antonio Pedro Pessoa, Lucas Tuma, Luís Carlos Tapajós, Matheus Lopes, Moisés Felipe Conceição e Paulo Neves.

Convidados: Allana Moura de Araújo, Hiago Teixeira, Amanda Gabay, Andrea Marcela Lopes, Arthur Nascimento Rodrigues, Caio Botelho, Daniel Marinho, Djenanne Caetano, Emanuelle Costa Pantoja, Gabriela Paracampo, Gabriela Sobral, Geraldo Mendes, Giovana Fischer, Heruenna Conceição, Hyvina Duarte, João Vítor Carneiro, João Vítor Otato, Kennedy Cavalcanti, Laís Lobo, Larissa Fernandes, Larissa July de Souza, Lehi Rodrigues Oliveira, Letícia Hiromi Shibata, Luana Macias, Luciana Brandão Carreira, Maria Eugênia de Paula Pires, Maria Letícia Piedade, Matheus Rosa, Michelle Amaral Gehrke, Nicole Salomão, Patrícia Neder, Pedro Paraense, Rafael de Azevedo Silva, Rafael Zell, Rainara Ferreira , Simone Conde, Suely Belém, Tarsis Sousa, Tiago Braga, Andreson Benjamin, Melyna Rossy Araújo Aguiar, Pedro Borba, Lorena Garcia, Galvanda Galvão.

 

Quem são os Artistas da banda Família Oliveira?

Alexandre Ferreira: Pianista, 23 anos, estudante de medicina e alucinado pela arte musical. Mergulhador da Música Popular Brasileira e influenciado por Jobim, busca diariamente viver no melhor tom.

Antonio Pedro Pessoa: Bateria e vocal, 19 anos, desde pequeno é um amante da música, do ser humano e do universo. Adora sua cultura nacional, mas suas raízes musicais descendem do hard rock britânico. Interessado sobre uso da musicoterapia no universo da medicina moderna.

Lucas Tuma: Guitarrista, 20 anos. Influenciado por John Frusciante, Jimi Hendrix, David Gilmour e outros. Estudante de medicina nas horas vagas.

Luís Carlos Tapajós: Voz, sax e violão. Começou a sua vida na música aos 9 anos de idade e até agora está tentando aprender alguma coisa. Ama a música popular brasileira. Já chegou a se apresentar profissionalmente, porém, hoje em dia utiliza a música como terapia nos dias conturbados. Nas horas vagas é estudante de medicina.

Matheus Lopes: Baixista, estudante de Medicina, 22 anos. Aprecia diversos gêneros musicais, tais como o Jazz, o Rock, a Bossa Nova e o Samba. A música e a medicina são as maiores paixões de sua vida e pretende seguir as duas carreiras paralelamente.

Moisés Felipe Conceição: Violão, 20 anos, estudante de medicina e futuro professor. Namora todo tipo de música, mas sua paixão mesmo é a MPB.

Paulo Neves: Paulo Neves, 21 anos, voz e guitarra. Admirador dos mais variados estilos musicais, mas não nega o seu velho Rock. O microfone e as cordas já são partes de quem ele é. Estuda para também se tornar um médico.

 

 

HORÁRIO: 16h00 às 16h30

Apresentação de Voz e Violão com Maria Eugênia de Paula Pires (estudante de medicina da Unifamaz), Pedro Borba Freire (estudante de medicina da Ufpa), Mariana de Castro Castanheira (estudante de medicina da Unifamaz) & Tiago Braga Duarte (estudante de medicina da Ufpa). Roadies: Lívia Guerreiro, Letícia Shibata (estudantes de medicina da Uepa) e Fernando Chagas (estudante de medicina da Ufpa).

 

Maria Eugênia desde muito cedo encontrou um universo em seis cordas. Influenciada pela riqueza de sons nas músicas dos Beatles, expandiu as seis cordas com o piano, baixo, guitarra e ukulele, e hoje personaliza esses sons com a própria voz. É estudante de medicina e futura neuropediatra.

 

Pedro ganhou o seu primeiro violão aos 9 anos de idade e desde então nunca parou de explorar o universo musical. Participou de várias bandas na cidade de Marabá – PA, tocando nas noites da cidade por 4 anos. Apaixonado por guitarra, também toca outros instrumentos, como teclado, cavaquinho, bateria, contrabaixo e percussão. Estudante de Medicina, é apaixonado por tudo o que a música pode oferecer.

 

Mariana entrou no universo infinito da música ainda aos 07 anos de idade. Tendo como inspiração a sua mãe (com um violão sempre desafinado) e o seu pai (com um som sempre ligado), hoje, por onde quer que ela vá, dissemina amor através do violão, teclado, cajon, ukulele e guitarra.

 

Quando criança, Tiago quebrava as panelas e bacias da mãe brincando de ser baterista, o que fez com que os seus pais lhe presenteassem, aos 8 anos de idade, com uma bateria profissional. Logo descobriu outros instrumentos, como o violão, cavaco e piano. Estuda medicina e é apaixonado pela cirurgia plástica. Seu maior amor, entretanto, são as letras.

 

        

 


02 de outubro de 2019 (quarta-feira)


HORÁRIO: 10h45 às 11h00
LOCAL: FOYER

APRESENTAÇÃO: Poesia em movimento.

A expressão corporal é um componente essencial da comunicação humana, relacionando-se de forma íntima com a linguagem e as emoções. Nesta sintonia, alguns membros do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Universidade do Estado do Pará (UEPA) integram a programação cultural do 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM) com coreografias de sua própria autoria, através de performances artísticas em que a música e a poesia serão expressas pelo corpo que dança.
Participantes: Andreson Benjamin (coreografia), Glaucia Beatriz Mesquita (coreografia e performance), João Vítor Tavares Carneiro (coreografia e performance), Larissa Fernandes (coreografia e performance), Roberta Shinkai (coreografia e performance), todos estudantes de medicina da Uepa. Roadie: Beatriz Dória (estudante do Cesupa).

 

HORÁRIO: 11h00 às 12h30

Solenidade de Encerramento

 

HORÁRIO: 12h30 às 13h00
LOCAL: AUDITÓRIO

Apresentação das Baterias das Atléticas: Cesupa (imortal), Ufpa (poraquê), Uepa (Búfalos) e Unifamaz (sanguinária).

 

ATLÉTICA IMORTAL (CESUPA)
Nome da atlética/bateria: Bateria Imortal.
Diretor de bateria: Giovanna Barcelos.
Mestre de bateria: Marina Normando.
Data de fundação: 24/09/2016

 

ATLÉTICA PORAQUÊ (UFPA)
Nome da atlética/bateria: Bateria Poraquê.
Diretor de bateria: Letícia Cabral Pessanha.
Mestre de bateria: Gabriel Greco.
Data de fundação: 12/01/2013

 

ATLÉTICA BÚFALOS (UEPA)
Nome da atlética/bateria: Bateria Búfalos.
Diretor de bateria: Daniel Webb.
Mestre de bateria: André Alcântara.
Data de fundação: 19/06/2013

 

ATLÉTICA SANGUINÁRIA (UNIFAMAZ)
Nome da atlética/bateria: Bateria Sanguinária.
Diretor de bateria: Agostinho Rodrigues Mesquita Neto.
Data de fundação: 15/05/18.

Roadies: André Ângelo Tavares Favacho (Unifamaz), João Vítor Carneiro (Uepa), Marina Paula Nobre Normando (Cesupa), Letícia Cabral Pessanha (Ufpa).

 

DURANTE TODO O EVENTO

A Feira de Talentos Cuid’Art (Cuidando da Vida com Arte) também participará do 57 COBEM, através dos seguintes artesãos e expositores:

1- Maria das Dores Silva de Paula.
2- Dilma Carneiro.
3- Sandra Sueli Carvalho.
4- Sandra Lúcia Amaral Carvalho.
5- Lucideia Pereira de Souza.
6- Eliana Trindade Damasceno.
7- Leonilde de Souza.
8- Gersa Freitas.
9- Fernanda Saraiva.
10- Odineia Maria da Silva Moraes.
11- Benedita Silva.
12- Rita de Cássia Figueiredo.
13- Marta Rodrigues de Carvalho.
14- Maria Lúcia de Brito.
15- Tatiane Goulart.
16- Eliana Damasceno.
17- Juramir Barbosa de Oliveira Júnior.
18- Sandra Lúcia Amaral Carvalho.
19- Núbia Pereira Gomes.
20- Roberta Colares Tavares.
21- Benedita Alves Teixeira.
22- Celso de Jesus Ramos.
23- Glauce Aquino.
24- Wanice Dwani Albuquerque da Rocha.
25- Renata Colares.
26- Adele Melo Silva.
27- Luciley de Brito Salbé.
28- Vera Lúcia de Matos Silveira.
29- Leonardo Guilherme Furtado dos Anjos.
30- Sandra Sueli dos Santos Carvalho.
31- Maria Elenice Gomes Santiago.
32- Liane Silva de Moraes.
33- Lane Cristina Pereira.
34- Arlette Falcão.

 

Trata-se de um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB – UFPA-EBSERH), com o objetivo de proporcionar ações artístico-culturais pautadas em Boas Práticas de Humanização, que levem à valorização do potencial criativo dos servidores e servidoras do HUJBB e à melhoria da atmosfera organizacional como ambiente de produção da Atenção à Saúde, enquanto instrumento de promoção das relações sociais.