Temário


Tema Central:
“Educação médica transformadora: compromisso e responsabilidade social.”


 

Eixo 1: Currículo e metodologias de ensino-aprendizagem

1. Concepção pedagógica e currículo.
2. Currículo formal, informal, visível, oculto e paralelo das escolas médicas.
3. O Currículo planejado e o apreendido.
4. Currículo embasado em Competências.
5. Formação integral: técnica, ética e humanística.
6. Desafios da mudança curricular.
7. Integração básico-clínica.
8. Ensino Interprofissional.
9. Metodologias de ensino-aprendizagem e Estilos de aprendizagem.
10. Tecnologias aplicada ao Ensino e à Saúde.


 

Eixo 2: Desenvolvimento de competências e avaliação de desempenho do estudante de Medicina

1. Avaliação formativa para o processo ensino-aprendizagem.
2. Avaliação por competências/EPA.
3. Avaliações teóricas, Teste de Progresso
4. Avaliações práticas simuladas e em ambiente real.
5. Avaliação Global e Profissionalismo.
6. Competências e o Perfil para o ensino em saúde.


 

Eixo 3: Integração ensino – serviço – gestão – comunidade

1. Histórico da integração docente-assistencial.
2. Matriz de competências na educação em serviço.
3. Prática docente-assistencial considerada como extensão.
4. Ambiência para ensino-aprendizagem na UBS: necessidades de infraestrutura e de supervisão.
5. Diferentes contextos e práticas educativas.
6. Implantação do COAPES: desafios e conquistas


 

Eixo 4: Qualidade de vida na formação médica

1. Saúde mental do Discente
2. “Estar bem para cuidar bem”. Ensino e cuidado: a saúde de quem ensina e de quem aprende.
3. Núcleos de Apoio Psicopedagógico ao discente e Residentes
4. Políticas Educacionais de acesso e permanência estudantil – o FIES, Prouni, Sisu e o sub financiamento da educação.
5. Espiritualidade em saúde e as Abordagens na Educação médica.
6. Qualidade de vida de profissional de ensino.
7. Plano de carreira como fator de valorização do profissional de ensino.
8. Remuneração do preceptor: regulamentação da bolsa preceptoria.
9. Mentoria e desenvolvimento do docente e da preceptoria.
10. A arte no processo de ensino-aprendizagem e assistência em saúde.


 

Eixo 5: Gestão acadêmica e avaliação de cursos e serviços

 1. A Educação Superior e as questões geracionais
2. Componentes da Avaliação do curso.
3. Avaliação como garantia de qualidade da formação médica brasileira. SINAES, CAES, ENADE e SAEME.
4. Avaliação Docente. Integração Ensino, Pesquisa e Extensão.
5. A escola e sua relação com os serviços de saúde.
6. Qualificação para o Ensino superior: Programa de Desenvolvimento Docente e de Preceptoria.
7. Processo seletivo do docente.