Lançamento de Livros

Sessão de Lançamento de Livros


Data: 01/10/2019
Horário: 16h00 – 16h30
Local: Junto a Área de Pôsteres



TÍTULO:
AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE PELO MÉTODO DA RODA:
Investigação avaliativa para tendências de mudanças

 

Autoras:
Jadete Barbosa Lampert, Nilce Maria da Silva Campos Costa, Rosana Alves, Fabiana Aparecida da Silva

Jadete Barbosa Lampert: Doutora em Ciências (Fundação Osvaldo Cruz, 2002), Mestre em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas, 1990), Especialista Administração Hospitalar (1985), Médica (UFSM, 1972), Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Chefe Departamento de Clínica Médica (1983-1987), Coordenadora do Curso de Medicina (UFSM, 1991-1995), Diretora Executiva (1996-2002) e Presidente (2010-2014) da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Coordena a Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde da ABEM, desde 2006, e o Movimento Tratado Cidadão, na cidade de Santa Maria-RS e região, desde 2010.

Nilce Maria da Silva Campos Costa: Doutora em Educação/PUC-SP, Mestre em Educação/Universidade Federal de Goiás (UFG), Nutricionista. Professora Titular da Faculdade de Nutrição/UFG, Diretora da Faculdade de Nutrição/UFG (1997-2001 e 2005-2009). Coordenadora do PRO SAÚDE 2 /UFG (2008-2011). Coordenadora do Projeto de Criação da Linha de Pesquisa em Ensino na Saúde – Pro Ensino na Saúde até 2015. Líder dos grupos de pesquisa do CNPq: Avaliação Curricular em Saúde e Ensino na Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/UFG. Membro da Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde da ABEM.

Rosana Alves: Pós-Doutora em Ensino em Saúde (Unicamp, 2015), Doutora em Pesquisa Clínica (UFRJ, 2004), Mestre e Especialista em Pediatria (IPPMG-UFRJ, 1997 e 1991), Médica (UFRJ, 1988) e Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e EMESCAM. Diretora da Regional RJ/ES da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Presidente do Departamento Científico de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina. Membro da Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde da ABEM. Membro da Comissão assessora do Revalida (INEP/MEC).

Fabiana Aparecida da Silva: Doutora em Ciências da Saúde (UFG, 2016), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT, 2008), Especialista em Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde (FAIMER, 2016), Bióloga (UNEMAT, 2005), Professora Adjunta no curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso, coordena o Programa Processos Educacionais na Saúde, líder do grupo de pesquisa Educação, Saúde e Sociedade, membro da Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde da ABEM.

Resumo:
A presente publicação tem por objetivo apresentar o Método da Roda, sua construção e resultados, que em avaliação investigativa avalia e acompanha processos, abaliza tendências de mudanças em cursos de graduação da área da saúde e abre espaço para múltiplos trabalhos e estudos.
O Método da Roda se realiza na sequência de três momentos: primeiro, de autoavaliação institucional por grupo de atores sociais da escola respectiva em avaliação; segundo, de aproximação destes atores às evidências de mudanças identificadas com construção de indicadores quali-quanti para acompanhamento e ajustes nos processos de mudanças; e terceiro, de avaliação externa por professores preparados que em trabalho de campo visitam e interagem na escola como observadores participantes.
Este trabalho tem origem em tese de doutorado que estuda as Tendências de mudanças na formação médica no Brasil (Lampert, 2002), ao criar instrumento de avaliação investigativa, que usado pelo conjunto de atores institucionais do curso de graduação confere a escola uma tipologia de tendência de mudanças e elenca evidências de mudanças. A tipologia parte de evidências de um modelo tradicional conservador para um modelo inovador e avançado no sentido das mudanças preconizadas nas políticas e diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. O método ao ter continuidade em projeto de pesquisa avaliativa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) se abriu para as demais escolas da área da saúde (2006/2009) complementado pela avaliação externa. Com triangulação de métodos levantou em oficinas com as escolas participantes indicadores de quantidade e qualidade para acompanhamento e ajustes nos processos de mudanças. Desta forma, constituiu o que se denominou Método da Roda (CAES/ABEM, 2016), método de autoavaliação institucional participativo, construtivo e formativo. O método perpassa três concepções: a formativa, porque proporciona diagnóstico situacional da unidade, a processual, porque possibilita acompanhamento das mudanças preconizadas e a emancipatória, ao reunir e envolver os atores institucionais no exercício da troca de olhares e percepções da realidade para tomar conta de si. O método desvenda amplo campo de estudos, além de abrir espaços de expansão e integração de políticas e projetos pedagógicos com visões complementares na formação de equipes para abordar a integralidade em saúde.

Editora: Editora Appris, Curitiba/PR


TÍTULO
MANUAL DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

 

Autor:
Helmgton J. B. Souza

Helmgton J. B. Souza: Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina. Professor e Coordenador do Eixo de Habilidades do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central – UNICEPLAC/DF. Professor Titular do Curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB/DF. Especialista em Cirurgia Cardiovascular e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Pós-graduado em Gestão da Qualidade Hospitalar (UFBA). Área de atuação e interesse: Insuficiência Cardíaca e Assistência Circulatória. Diretor do 456o ECMO Center – ELSO (Extracorporeal Life Support Organization).

Resumo:
A Simulação Realística é uma técnica de ensino-aprendizagem utilizada para a formação graduada e pós-graduada de profissionais do campo científico da saúde. No Brasil, a Simulação Realística, na maioria das escolas médicas, ainda é incipiente. Isso se deve, em parte, aos elevados custos envolvidos na estruturação de espaços de simulação que atendam às necessidades do método. Outro fator que contribui para essa incipiência é a carência de docentes habilitados no método. Atualmente, existem poucos livros dedicados ao tema. E as poucas bibliografias conhecidas abordam os aspectos teórico-pedagógicos da simulação realística.
Com o intuito de preencher esta lacuna, surgiu a ideia de lançar um manual prático, voltado para docentes, mostrando, a partir de embasamento teórico, o passo-a-passo para a construção e desenvolvimento de cenários de simulação, além de reunir uma ampla coletânea de cenários, detalhadamente estruturados e comentados, permitindo sua plena reprodutibilidade. O livro que apresentamos é composto de 11 capítulos teóricos, complementados com 50 cenários de Simulação Realística comentados. Além do conteúdo impresso, encartamos um CD contendo os slides correspondentes de cada cenário, constituindo-se numa ferramenta prática de apoio a docentes.

Editora: Editora Albatroz