PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

 

Conferências

 

Avaliações

1.1 – Porque avaliar? Avaliação dos estudantes de medicina [Mesa]

1.2 – Como avaliar? Diferentes métodos de avaliação [Fórum]

1.3 – Avaliação institucional das escolas médicas: SINAES e SAEME [Painel]

1.4 – Monitoramento e avaliação das mudanças curriculares e inovações pedagógicas [Mesa]

1.5 – Consórcios de teste de progresso: um exemplo de rede colaborativa [PAINEL]

1.6 – Avaliação de competência e “atividades profissionais confiáveis” (Entrustable Professional Activity – EPA) [OFICINA]

1.7 – Como planejar e executar um OSCE [OFICINA]

1.8 – Teste de progresso  [Fórum]

1.9 – Como fazer avaliação de programa educacional? [MESA]

 

Desenvolvimento Docente

2.1 – Educação continuada [Oficina]

2.2 – Formação de docentes, preceptores e tutores [Fórum]

2.3 – FAIMER Brasil [MESA]

 2.4 – Carreira docente e pesquisa [Fórum]

 

Internato

3.1 – O internato médico e as novas DCNs [Mesa]

3.2 – DCN e Internato em Urgência e Emergência [Fórum]

3.3 – Internato e a formação humanística do estudante [Fórum]

3.4 – Internato eletivo [Oficina]

3.5 – Blended-learning no internato: uso da problematização, mapa conceitual e educação a distância [OFICINA]

3.6 – Diversificação dos cenários de prática no internato [MESA]

 

Residência médica

4.1 – Me formei, e agora? [Fórum]

4.2 – Universalização da residência médica no Brasil [Painel]

4.3 – Integração na residência médica [Painel]

4.4 – A Residência Multiprofissional como cenário de prática [MESA]

4.5 – O papel do residente [Mesa]

 

Compromisso social das escolas médicas

5.1 – Integração ensino-serviço-comunidade [Mesa]

5.2 – Extensão popular: a universidade para além dos muros [OFICINA]

5.3 – COAPES: Desafios na relação entre escolas médicas e gestores do SUS [PAINEL]

5.4 – As Organizações Sociais na gestão da saúde [PAINEL]

5.5 – Impacto das escolas médicas nas condições sócio-sanitárias nas regiões de saúde brasileiras [Painel]

5.6 – Integração Ensino Serviço Comunidade (IESC) e o ensino da Saúde Coletiva [Oficina]

5.7 – Saberes e práticas no cotidiano dos serviços de saúde [Mesa]

5.8 – O Controle Social e o SUS como escola [Painel]

5.9 – Hospitais Universitários e de Ensino [FORUM]

 

Ensino híbrido e novas tecnologias

6.1 – Novas tecnologias em educação em saúde e utilização dos meios eletrônicos [MESA]

6.2 – Conectivismo e Taxonomia de Bloom revisitada [OFICINA]

6.3 – Metodologias ativas: o que temos além do PBL? [Fórum]

6.4 – Metodologias ativas para grandes grupos [Oficina]

6.5 – A problematização como estratégia de ensino-aprendizagem na integração ensino-comunidade [OFICINA]

6.6 – Student Engagement – Estratégias e disseminação do conceito [OFICINA]

6.7 – Como integrar ciências básicas e clínicas [OFICINA]

 

Expansão das Escolas Médicas

7.1 – Acesso, assistência e permanência do estudante de medicina [Fórum]

7.2 – Regulamentação do ensino privado no Brasil

7.3 – Cenário de expansão das escolas médicas: das prescrições do Banco Mundial ao Programa Mais Médicos [Mesa]

 

Formação Holística do Médico

8.1 – Saúde mental do estudante de medicina e dos profissionais de saúde [Mesa]

8.2 – Ligas acadêmicas [Oficina]

8.3 – Formação médica para a atenção a saúde da População em Situação de Rua [Oficina]

8.4 – Estágios e intercâmbios internacionais [Oficina]

8.5 – Como lidar com as diferenças culturais e religiosas na relação médico – paciente? [Oficina]

8.6 – Como ensinar e avaliar a relação médico – paciente [Oficina]

8.7 – Elaboração de questões de múltipla escolha [Oficina]

8.8 – Elaboração de estações de prova prática [Oficina]

8.9 – Humanização do ensino e do cuidado [Oficina]

8.10 – Projeto Terapêutico Singular [Oficina]

8.11 – Habilidades de comunicação [Oficina]

8.12 – Medicina e Arte [Oficina]

8.13 – Práticas complementares e integrativas na formação médica [Oficina]

8.14 – Portfólio: como utilizar esta ferramenta? [Oficina]

8.15 – XI Fórum de Serviços de Apoio aos Estudantes de Medicina [OFICINA – 2 DIAS]

 

Currículo oculto

9.1 – Currículo oculto: do ingresso ao internato [Fórum]

9.2 – Mulheres na medicina e na sociedade: lutas e desafios [Fórum]

9.3 – A cor da faculdade de medicina [Fórum]

9.4 – Identidade de gênero e Sexualidade [Mesa]

9.5 – Esporte e sua influência na vida acadêmica [Oficina]

 

LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO (LHS)

  1. Centro de Treinamento de Habilidades e Simulação
  2. Programação paralela sobre habilidades e simulação

 

GRUPOS DE ESTUDO

  1. Avaliação formativa em habilidades e atitudes. Como dar e receber feedback
  2. As repercussões da ANASEM na matriz curricular
  3. O uso da simulação ao longo da matriz curricular
  4. O ensino híbrido como integrador espaço-tempo
  5. Gestão do curricular na crise econômica
  6. Residência multiprofissional na formação médica
  7. Judicialização na educação médica
  8. Ensino de ciências humanas e sociais na graduação médica
  9. Análise crítica da implantação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
  10. Como discutir comunicação e educação em saúde com todos os atores envolvidos na assistência?
  11. Como formar e manter as redes colaborativas entre docentes e estudantes?
  12. Como incorporar o conteúdo UNA-SUS nos programas de ensino?
  13. Como inserir no currículo leitura crítica, metodologia científica e de ensino-aprendizagem?
  14. Qual o papel do professor de medicina? Como filtrar as informações relevantes e balizar a relevância e profundidade?
  15. Importância da Medicina Diagnostica na pratica clinica